O ENSINO DA ADMINISTRAÇÃO POLÍTICA NO BRASIL: CONTEÚDOS, RELATOS E PERSPECTIVAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Fabiane Louise Bitencourt
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Raphaela Reis Conceição Castro, Matos, Lara Sousa, Pereira, Gardenia Tereza Jardim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade
Texto Completo: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/farol/article/view/4027
Resumo: O ensino superior no Brasil, marcado pela influência norte-americana sobretudo em seu currículo e literatura, reflete o processo histórico de cientificização ao qual está vinculado. Este texto explora o movimento liderado pelo curso de bacharelado em Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que nos anos 2000 inseriu, com apoio discente, a disciplina Administração Política no currículo do curso de Administração e, desde então, tem influenciado outras universidades brasileiras na autocrítica e reflexão quanto ao papel do administrador e sua formação. Assim, reunimos aqui a proposta metodológica do ensino de Administração Política que motivou Instituições de Ensino Superior (IES) a estruturarem a disciplina como componente curricular obrigatório ou optativo dentro do curso de bacharelado em Administração. A partir de quatro relevantes experiências narradas, é possível reconhecermos lacunas no processo formativo da área e propormos mudanças que atendam de forma mais plena e consciente o ensino de Administração no país.
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