SABERES DA PRODUÇÃO ASSOCIADA: IMPLICAÇÕES E POSSIBILIDADES / Knowledge of associated production: implications and possibilities
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9235 |
Resumo: | Este artigo ocupa-se da reflexão acerca das relações entre trabalho e educação presentes nos processos de produzir a vida associadamente numa comunidade quilombola localizada em Poconé, Mato Grosso. A pesquisa, de cunho etnográfico, teve como foco os saberes do trabalho associado. A análise dos resultados efetivou-se à luz do materialismo histórico, o que possibilitou apreender os saberes da produção associada enquanto interface da constituição de uma cultura do trabalho distinta do trabalho assalariado. Os saberes do trabalho, expressos pelos trabalhadores e trabalhadoras do quilombo pesquisado, explicitam concepções de mundo, de vida e de ser humano enraizadas no viver em comum, dentre as quais destacamos: a posse coletiva da terra e dos meio de produção, a gestão coletiva e democrática do processo de trabalho, a vivência ecológica no trabalho associado, a manutenção da prática do muxirum e o esforço para preservação da cultura, dos costumes e da história da comunidade quilombola. |
id |
UFMG-23_80d1811e55f4998862d4b7235b59fd8f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/9235 |
network_acronym_str |
UFMG-23 |
network_name_str |
Trabalho & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
SABERES DA PRODUÇÃO ASSOCIADA: IMPLICAÇÕES E POSSIBILIDADES / Knowledge of associated production: implications and possibilitiesProdução associadaTrabalho como princípio educativoSaberes da produção associada370.05Este artigo ocupa-se da reflexão acerca das relações entre trabalho e educação presentes nos processos de produzir a vida associadamente numa comunidade quilombola localizada em Poconé, Mato Grosso. A pesquisa, de cunho etnográfico, teve como foco os saberes do trabalho associado. A análise dos resultados efetivou-se à luz do materialismo histórico, o que possibilitou apreender os saberes da produção associada enquanto interface da constituição de uma cultura do trabalho distinta do trabalho assalariado. Os saberes do trabalho, expressos pelos trabalhadores e trabalhadoras do quilombo pesquisado, explicitam concepções de mundo, de vida e de ser humano enraizadas no viver em comum, dentre as quais destacamos: a posse coletiva da terra e dos meio de produção, a gestão coletiva e democrática do processo de trabalho, a vivência ecológica no trabalho associado, a manutenção da prática do muxirum e o esforço para preservação da cultura, dos costumes e da história da comunidade quilombola.Universidade Federal de Minas Gerais2013-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9235Trabalho & Educação; Vol. 22 No. 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 259-279Trabalho & Educação; Vol. 22 Núm. 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 259-279Trabalho & Educação; Vol. 22 No 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 259-279Trabalho & Educação; v. 22 n. 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 259-2792238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9235/6646Caetano, EdsonNeves, Camila Emanuella Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:52:12Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9235Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:52:12Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SABERES DA PRODUÇÃO ASSOCIADA: IMPLICAÇÕES E POSSIBILIDADES / Knowledge of associated production: implications and possibilities |
title |
SABERES DA PRODUÇÃO ASSOCIADA: IMPLICAÇÕES E POSSIBILIDADES / Knowledge of associated production: implications and possibilities |
spellingShingle |
SABERES DA PRODUÇÃO ASSOCIADA: IMPLICAÇÕES E POSSIBILIDADES / Knowledge of associated production: implications and possibilities Caetano, Edson Produção associada Trabalho como princípio educativo Saberes da produção associada 370.05 |
title_short |
SABERES DA PRODUÇÃO ASSOCIADA: IMPLICAÇÕES E POSSIBILIDADES / Knowledge of associated production: implications and possibilities |
title_full |
SABERES DA PRODUÇÃO ASSOCIADA: IMPLICAÇÕES E POSSIBILIDADES / Knowledge of associated production: implications and possibilities |
title_fullStr |
SABERES DA PRODUÇÃO ASSOCIADA: IMPLICAÇÕES E POSSIBILIDADES / Knowledge of associated production: implications and possibilities |
title_full_unstemmed |
SABERES DA PRODUÇÃO ASSOCIADA: IMPLICAÇÕES E POSSIBILIDADES / Knowledge of associated production: implications and possibilities |
title_sort |
SABERES DA PRODUÇÃO ASSOCIADA: IMPLICAÇÕES E POSSIBILIDADES / Knowledge of associated production: implications and possibilities |
author |
Caetano, Edson |
author_facet |
Caetano, Edson Neves, Camila Emanuella Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Neves, Camila Emanuella Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caetano, Edson Neves, Camila Emanuella Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produção associada Trabalho como princípio educativo Saberes da produção associada 370.05 |
topic |
Produção associada Trabalho como princípio educativo Saberes da produção associada 370.05 |
description |
Este artigo ocupa-se da reflexão acerca das relações entre trabalho e educação presentes nos processos de produzir a vida associadamente numa comunidade quilombola localizada em Poconé, Mato Grosso. A pesquisa, de cunho etnográfico, teve como foco os saberes do trabalho associado. A análise dos resultados efetivou-se à luz do materialismo histórico, o que possibilitou apreender os saberes da produção associada enquanto interface da constituição de uma cultura do trabalho distinta do trabalho assalariado. Os saberes do trabalho, expressos pelos trabalhadores e trabalhadoras do quilombo pesquisado, explicitam concepções de mundo, de vida e de ser humano enraizadas no viver em comum, dentre as quais destacamos: a posse coletiva da terra e dos meio de produção, a gestão coletiva e democrática do processo de trabalho, a vivência ecológica no trabalho associado, a manutenção da prática do muxirum e o esforço para preservação da cultura, dos costumes e da história da comunidade quilombola. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9235 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9235 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9235/6646 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalho & Educação; Vol. 22 No. 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 259-279 Trabalho & Educação; Vol. 22 Núm. 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 259-279 Trabalho & Educação; Vol. 22 No 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 259-279 Trabalho & Educação; v. 22 n. 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 259-279 2238-037X 1516-9537 reponame:Trabalho & Educação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Trabalho & Educação (Online) |
collection |
Trabalho & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com |
_version_ |
1797220513058127872 |