Aprendizagem na universidade: participação do estudante
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Docência do Ensino Superior (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/42313 |
Resumo: | O livro Aprendizagem na universidade: participação do estudante, de autoria dos professores Dr. Francisco Imbernón e Dr. José Luís Medina, se insere em um campo acadêmico emergente e transversal às diferentes áreas de formação. A transformação da prática pedagógica universitária e dos processos de ensino e aprendizagem ali ocorridos em objeto de estudo decorre de situações macroestruturais, tais como a constituição de uma sociedade da aprendizagem, a massificação do ensino superior e as crises de legitimidade, de hegemonia e institucional que tensionam a organização das universidades contemporâneas. Tais situações exigem transformações proativas que envolvem também mudanças nas escolhas didático-pedagógicas. |
id |
UFMG-24_17f483995471427bab81bb802fb0fa65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/42313 |
network_acronym_str |
UFMG-24 |
network_name_str |
Revista Docência do Ensino Superior (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem na universidade: participação do estudanteO livro Aprendizagem na universidade: participação do estudante, de autoria dos professores Dr. Francisco Imbernón e Dr. José Luís Medina, se insere em um campo acadêmico emergente e transversal às diferentes áreas de formação. A transformação da prática pedagógica universitária e dos processos de ensino e aprendizagem ali ocorridos em objeto de estudo decorre de situações macroestruturais, tais como a constituição de uma sociedade da aprendizagem, a massificação do ensino superior e as crises de legitimidade, de hegemonia e institucional que tensionam a organização das universidades contemporâneas. Tais situações exigem transformações proativas que envolvem também mudanças nas escolhas didático-pedagógicas.Universidade Federal de Minas Gerais2023-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/42313Revista Docência do Ensino Superior; Vol. 13 (2023); 1-6Revista Docência do Ensino Superior; Vol. 13 (2023); 1-6Revista Docência do Ensino Superior; v. 13 (2023); 1-62237-58642358-6338reponame:Revista Docência do Ensino Superior (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/42313/38832Copyright (c) 2023 Altair Alberto Fávero, Mateus Lorenzonhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFávero, Altair AlbertoLorenzon, Mateus2023-11-24T14:36:56Zoai:periodicos.ufmg.br:article/42313Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/oairevistadocenciaensinosuperior@ufmg.br||2237-58642237-5864opendoar:2023-11-24T14:36:56Revista Docência do Ensino Superior (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem na universidade: participação do estudante |
title |
Aprendizagem na universidade: participação do estudante |
spellingShingle |
Aprendizagem na universidade: participação do estudante Fávero, Altair Alberto |
title_short |
Aprendizagem na universidade: participação do estudante |
title_full |
Aprendizagem na universidade: participação do estudante |
title_fullStr |
Aprendizagem na universidade: participação do estudante |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem na universidade: participação do estudante |
title_sort |
Aprendizagem na universidade: participação do estudante |
author |
Fávero, Altair Alberto |
author_facet |
Fávero, Altair Alberto Lorenzon, Mateus |
author_role |
author |
author2 |
Lorenzon, Mateus |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fávero, Altair Alberto Lorenzon, Mateus |
description |
O livro Aprendizagem na universidade: participação do estudante, de autoria dos professores Dr. Francisco Imbernón e Dr. José Luís Medina, se insere em um campo acadêmico emergente e transversal às diferentes áreas de formação. A transformação da prática pedagógica universitária e dos processos de ensino e aprendizagem ali ocorridos em objeto de estudo decorre de situações macroestruturais, tais como a constituição de uma sociedade da aprendizagem, a massificação do ensino superior e as crises de legitimidade, de hegemonia e institucional que tensionam a organização das universidades contemporâneas. Tais situações exigem transformações proativas que envolvem também mudanças nas escolhas didático-pedagógicas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/42313 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/42313 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/42313/38832 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Altair Alberto Fávero, Mateus Lorenzon http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Altair Alberto Fávero, Mateus Lorenzon http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Docência do Ensino Superior; Vol. 13 (2023); 1-6 Revista Docência do Ensino Superior; Vol. 13 (2023); 1-6 Revista Docência do Ensino Superior; v. 13 (2023); 1-6 2237-5864 2358-6338 reponame:Revista Docência do Ensino Superior (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Docência do Ensino Superior (Online) |
collection |
Revista Docência do Ensino Superior (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Docência do Ensino Superior (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadocenciaensinosuperior@ufmg.br|| |
_version_ |
1797174636507561984 |