Aprendizagem na universidade: participação do estudante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fávero, Altair Alberto
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lorenzon, Mateus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Docência do Ensino Superior (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/42313
Resumo: O livro Aprendizagem na universidade: participação do estudante, de autoria dos professores Dr. Francisco Imbernón e Dr. José Luís Medina, se insere em um campo acadêmico emergente e transversal às diferentes áreas de formação. A transformação da prática pedagógica universitária e dos processos de ensino e aprendizagem ali ocorridos em objeto de estudo decorre de situações macroestruturais, tais como a constituição de uma sociedade da aprendizagem, a massificação do ensino superior e as crises de legitimidade, de hegemonia e institucional que tensionam a organização das universidades contemporâneas. Tais situações exigem transformações proativas que envolvem também mudanças nas escolhas didático-pedagógicas.
id UFMG-24_17f483995471427bab81bb802fb0fa65
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/42313
network_acronym_str UFMG-24
network_name_str Revista Docência do Ensino Superior (Online)
repository_id_str
spelling Aprendizagem na universidade: participação do estudanteO livro Aprendizagem na universidade: participação do estudante, de autoria dos professores Dr. Francisco Imbernón e Dr. José Luís Medina, se insere em um campo acadêmico emergente e transversal às diferentes áreas de formação. A transformação da prática pedagógica universitária e dos processos de ensino e aprendizagem ali ocorridos em objeto de estudo decorre de situações macroestruturais, tais como a constituição de uma sociedade da aprendizagem, a massificação do ensino superior e as crises de legitimidade, de hegemonia e institucional que tensionam a organização das universidades contemporâneas. Tais situações exigem transformações proativas que envolvem também mudanças nas escolhas didático-pedagógicas.Universidade Federal de Minas Gerais2023-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/42313Revista Docência do Ensino Superior; Vol. 13 (2023); 1-6Revista Docência do Ensino Superior; Vol. 13 (2023); 1-6Revista Docência do Ensino Superior; v. 13 (2023); 1-62237-58642358-6338reponame:Revista Docência do Ensino Superior (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/42313/38832Copyright (c) 2023 Altair Alberto Fávero, Mateus Lorenzonhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFávero, Altair AlbertoLorenzon, Mateus2023-11-24T14:36:56Zoai:periodicos.ufmg.br:article/42313Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/oairevistadocenciaensinosuperior@ufmg.br||2237-58642237-5864opendoar:2023-11-24T14:36:56Revista Docência do Ensino Superior (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem na universidade: participação do estudante
title Aprendizagem na universidade: participação do estudante
spellingShingle Aprendizagem na universidade: participação do estudante
Fávero, Altair Alberto
title_short Aprendizagem na universidade: participação do estudante
title_full Aprendizagem na universidade: participação do estudante
title_fullStr Aprendizagem na universidade: participação do estudante
title_full_unstemmed Aprendizagem na universidade: participação do estudante
title_sort Aprendizagem na universidade: participação do estudante
author Fávero, Altair Alberto
author_facet Fávero, Altair Alberto
Lorenzon, Mateus
author_role author
author2 Lorenzon, Mateus
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fávero, Altair Alberto
Lorenzon, Mateus
description O livro Aprendizagem na universidade: participação do estudante, de autoria dos professores Dr. Francisco Imbernón e Dr. José Luís Medina, se insere em um campo acadêmico emergente e transversal às diferentes áreas de formação. A transformação da prática pedagógica universitária e dos processos de ensino e aprendizagem ali ocorridos em objeto de estudo decorre de situações macroestruturais, tais como a constituição de uma sociedade da aprendizagem, a massificação do ensino superior e as crises de legitimidade, de hegemonia e institucional que tensionam a organização das universidades contemporâneas. Tais situações exigem transformações proativas que envolvem também mudanças nas escolhas didático-pedagógicas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/42313
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/42313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/42313/38832
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Altair Alberto Fávero, Mateus Lorenzon
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Altair Alberto Fávero, Mateus Lorenzon
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Docência do Ensino Superior; Vol. 13 (2023); 1-6
Revista Docência do Ensino Superior; Vol. 13 (2023); 1-6
Revista Docência do Ensino Superior; v. 13 (2023); 1-6
2237-5864
2358-6338
reponame:Revista Docência do Ensino Superior (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Docência do Ensino Superior (Online)
collection Revista Docência do Ensino Superior (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Docência do Ensino Superior (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistadocenciaensinosuperior@ufmg.br||
_version_ 1797174636507561984