Do paradigma do ensino ao paradigma da aprendizagem: um estudo de caso sobre o ensino universitário em tempos de pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1219 |
Resumo: | Em 2020, frente ao isolamento social causado pela pandemia de Covid-19, o ensino remoto foi a possibilidade de continuidade da educação. Diante desse fato, foi desenvolvido este artigo, que teve o objetivo de compreender, a partir da teoria dos paradigmas do ensino e da aprendizagem de Masetto (2005), qual o paradigma predominante no ensino remoto em duas turmas de pós-graduação stricto sensu em Educação na UPF. A metodologia mesclou as abordagens qualitativa e quantitativa, por meio da entrega de questionários. Concluiu-se que a maioria dos alunos considerou que desenvolveu conhecimentos úteis para a vida profissional. Como aspectos negativos dessa modalidade, os respondentes dos questionários destacaram o cansaço frente às telas de computador e também a falta de contato com os colegas. |
id |
USF_99d7aa53cedf70440f43f5fd04b8ac4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1219 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Do paradigma do ensino ao paradigma da aprendizagem: um estudo de caso sobre o ensino universitário em tempos de pandemiaEm 2020, frente ao isolamento social causado pela pandemia de Covid-19, o ensino remoto foi a possibilidade de continuidade da educação. Diante desse fato, foi desenvolvido este artigo, que teve o objetivo de compreender, a partir da teoria dos paradigmas do ensino e da aprendizagem de Masetto (2005), qual o paradigma predominante no ensino remoto em duas turmas de pós-graduação stricto sensu em Educação na UPF. A metodologia mesclou as abordagens qualitativa e quantitativa, por meio da entrega de questionários. Concluiu-se que a maioria dos alunos considerou que desenvolveu conhecimentos úteis para a vida profissional. Como aspectos negativos dessa modalidade, os respondentes dos questionários destacaram o cansaço frente às telas de computador e também a falta de contato com os colegas.Universidade São Francisco2022-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/121910.24933/horizontes.v40i1.1219Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220192317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1219/637Copyright (c) 2021 Altair Alberto Fávero, Daniê Regina Mikolaiczik, Bruna Eduarda Rochahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFávero, Altair AlbertoMikolaiczik, Daniê ReginaRocha, Bruna Eduarda2022-12-21T20:46:40Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1219Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:15.646065Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do paradigma do ensino ao paradigma da aprendizagem: um estudo de caso sobre o ensino universitário em tempos de pandemia |
title |
Do paradigma do ensino ao paradigma da aprendizagem: um estudo de caso sobre o ensino universitário em tempos de pandemia |
spellingShingle |
Do paradigma do ensino ao paradigma da aprendizagem: um estudo de caso sobre o ensino universitário em tempos de pandemia Fávero, Altair Alberto |
title_short |
Do paradigma do ensino ao paradigma da aprendizagem: um estudo de caso sobre o ensino universitário em tempos de pandemia |
title_full |
Do paradigma do ensino ao paradigma da aprendizagem: um estudo de caso sobre o ensino universitário em tempos de pandemia |
title_fullStr |
Do paradigma do ensino ao paradigma da aprendizagem: um estudo de caso sobre o ensino universitário em tempos de pandemia |
title_full_unstemmed |
Do paradigma do ensino ao paradigma da aprendizagem: um estudo de caso sobre o ensino universitário em tempos de pandemia |
title_sort |
Do paradigma do ensino ao paradigma da aprendizagem: um estudo de caso sobre o ensino universitário em tempos de pandemia |
author |
Fávero, Altair Alberto |
author_facet |
Fávero, Altair Alberto Mikolaiczik, Daniê Regina Rocha, Bruna Eduarda |
author_role |
author |
author2 |
Mikolaiczik, Daniê Regina Rocha, Bruna Eduarda |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fávero, Altair Alberto Mikolaiczik, Daniê Regina Rocha, Bruna Eduarda |
description |
Em 2020, frente ao isolamento social causado pela pandemia de Covid-19, o ensino remoto foi a possibilidade de continuidade da educação. Diante desse fato, foi desenvolvido este artigo, que teve o objetivo de compreender, a partir da teoria dos paradigmas do ensino e da aprendizagem de Masetto (2005), qual o paradigma predominante no ensino remoto em duas turmas de pós-graduação stricto sensu em Educação na UPF. A metodologia mesclou as abordagens qualitativa e quantitativa, por meio da entrega de questionários. Concluiu-se que a maioria dos alunos considerou que desenvolveu conhecimentos úteis para a vida profissional. Como aspectos negativos dessa modalidade, os respondentes dos questionários destacaram o cansaço frente às telas de computador e também a falta de contato com os colegas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1219 10.24933/horizontes.v40i1.1219 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1219 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v40i1.1219 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1219/637 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Altair Alberto Fávero, Daniê Regina Mikolaiczik, Bruna Eduarda Rocha http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Altair Alberto Fávero, Daniê Regina Mikolaiczik, Bruna Eduarda Rocha http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e022019 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v40i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051440649207808 |