Do paradigma do ensino ao paradigma da aprendizagem: um estudo de caso sobre o ensino universitário em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fávero, Altair Alberto
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Mikolaiczik, Daniê Regina, Rocha, Bruna Eduarda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1219
Resumo: Em 2020, frente ao isolamento social causado pela pandemia de Covid-19, o ensino remoto foi a possibilidade de continuidade da educação. Diante desse fato, foi desenvolvido este artigo, que teve o objetivo de compreender, a partir da teoria dos paradigmas do ensino e da aprendizagem de Masetto (2005), qual o paradigma predominante no ensino remoto em duas turmas de pós-graduação stricto sensu em Educação na UPF. A metodologia mesclou as abordagens qualitativa e quantitativa, por meio da entrega de questionários. Concluiu-se que a maioria dos alunos considerou que desenvolveu conhecimentos úteis para a vida profissional. Como aspectos negativos dessa modalidade, os respondentes dos questionários destacaram o cansaço frente às telas de computador e também a falta de contato com os colegas.
id USF_99d7aa53cedf70440f43f5fd04b8ac4d
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1219
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Do paradigma do ensino ao paradigma da aprendizagem: um estudo de caso sobre o ensino universitário em tempos de pandemiaEm 2020, frente ao isolamento social causado pela pandemia de Covid-19, o ensino remoto foi a possibilidade de continuidade da educação. Diante desse fato, foi desenvolvido este artigo, que teve o objetivo de compreender, a partir da teoria dos paradigmas do ensino e da aprendizagem de Masetto (2005), qual o paradigma predominante no ensino remoto em duas turmas de pós-graduação stricto sensu em Educação na UPF. A metodologia mesclou as abordagens qualitativa e quantitativa, por meio da entrega de questionários. Concluiu-se que a maioria dos alunos considerou que desenvolveu conhecimentos úteis para a vida profissional. Como aspectos negativos dessa modalidade, os respondentes dos questionários destacaram o cansaço frente às telas de computador e também a falta de contato com os colegas.Universidade São Francisco2022-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/121910.24933/horizontes.v40i1.1219Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220192317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1219/637Copyright (c) 2021 Altair Alberto Fávero, Daniê Regina Mikolaiczik, Bruna Eduarda Rochahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFávero, Altair AlbertoMikolaiczik, Daniê ReginaRocha, Bruna Eduarda2022-12-21T20:46:40Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1219Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:15.646065Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Do paradigma do ensino ao paradigma da aprendizagem: um estudo de caso sobre o ensino universitário em tempos de pandemia
title Do paradigma do ensino ao paradigma da aprendizagem: um estudo de caso sobre o ensino universitário em tempos de pandemia
spellingShingle Do paradigma do ensino ao paradigma da aprendizagem: um estudo de caso sobre o ensino universitário em tempos de pandemia
Fávero, Altair Alberto
title_short Do paradigma do ensino ao paradigma da aprendizagem: um estudo de caso sobre o ensino universitário em tempos de pandemia
title_full Do paradigma do ensino ao paradigma da aprendizagem: um estudo de caso sobre o ensino universitário em tempos de pandemia
title_fullStr Do paradigma do ensino ao paradigma da aprendizagem: um estudo de caso sobre o ensino universitário em tempos de pandemia
title_full_unstemmed Do paradigma do ensino ao paradigma da aprendizagem: um estudo de caso sobre o ensino universitário em tempos de pandemia
title_sort Do paradigma do ensino ao paradigma da aprendizagem: um estudo de caso sobre o ensino universitário em tempos de pandemia
author Fávero, Altair Alberto
author_facet Fávero, Altair Alberto
Mikolaiczik, Daniê Regina
Rocha, Bruna Eduarda
author_role author
author2 Mikolaiczik, Daniê Regina
Rocha, Bruna Eduarda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fávero, Altair Alberto
Mikolaiczik, Daniê Regina
Rocha, Bruna Eduarda
description Em 2020, frente ao isolamento social causado pela pandemia de Covid-19, o ensino remoto foi a possibilidade de continuidade da educação. Diante desse fato, foi desenvolvido este artigo, que teve o objetivo de compreender, a partir da teoria dos paradigmas do ensino e da aprendizagem de Masetto (2005), qual o paradigma predominante no ensino remoto em duas turmas de pós-graduação stricto sensu em Educação na UPF. A metodologia mesclou as abordagens qualitativa e quantitativa, por meio da entrega de questionários. Concluiu-se que a maioria dos alunos considerou que desenvolveu conhecimentos úteis para a vida profissional. Como aspectos negativos dessa modalidade, os respondentes dos questionários destacaram o cansaço frente às telas de computador e também a falta de contato com os colegas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1219
10.24933/horizontes.v40i1.1219
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1219
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v40i1.1219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1219/637
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Altair Alberto Fávero, Daniê Regina Mikolaiczik, Bruna Eduarda Rocha
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Altair Alberto Fávero, Daniê Regina Mikolaiczik, Bruna Eduarda Rocha
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e022019
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v40i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051440649207808