Presença digital dos conselhos regionais de biblioteconomia do brasil no facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Elisa Cristina Delfini
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Garcês da Silva, Franciéle Carneiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22522
Resumo: O Facebook, enquanto plataforma colaborativa na Internet que agrega diversas redes sociais, é uma ferramenta capaz de alcançar um grande número de potenciais interessados naquilo que os perfis ali inscritos se propõem a oferecer. Além de ser um excelente canal de divulgação e marketing, essa mídia social é também uma plataforma de comunicação muito eficiente. Dentre as diferentes categorias de profissionais com perfil no Facebook estão presentes os Conselhos Regionais de Biblioteconomia (CRBs) brasileiros que buscam marcar ali sua presença digital e atingir seu público-alvo com informações de interesse aos bibliotecários. O presente trabalho tem como objetivo apresentar, categorizar e discutir as postagens de 13 CRBs presentes na mídia social Facebook durante o ano de 2014. Com base nos resultados, foi possível verificar que o Facebook representa uma ferramenta que oportuniza aos CRBs um contato menos formal com seu público-alvo, permitindo criar uma nova identidade que os aproxime dos bibliotecários para além da austeridade dos aspectos fiscalizatórios de sua natureza autárquica.
id UFMG-2_57acfb1901bbe439189ab94c1d0dfb4f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/22522
network_acronym_str UFMG-2
network_name_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository_id_str
spelling Presença digital dos conselhos regionais de biblioteconomia do brasil no facebookFacebook. CRBs. Conselhos. Presença Digital. Mídias sociais.O Facebook, enquanto plataforma colaborativa na Internet que agrega diversas redes sociais, é uma ferramenta capaz de alcançar um grande número de potenciais interessados naquilo que os perfis ali inscritos se propõem a oferecer. Além de ser um excelente canal de divulgação e marketing, essa mídia social é também uma plataforma de comunicação muito eficiente. Dentre as diferentes categorias de profissionais com perfil no Facebook estão presentes os Conselhos Regionais de Biblioteconomia (CRBs) brasileiros que buscam marcar ali sua presença digital e atingir seu público-alvo com informações de interesse aos bibliotecários. O presente trabalho tem como objetivo apresentar, categorizar e discutir as postagens de 13 CRBs presentes na mídia social Facebook durante o ano de 2014. Com base nos resultados, foi possível verificar que o Facebook representa uma ferramenta que oportuniza aos CRBs um contato menos formal com seu público-alvo, permitindo criar uma nova identidade que os aproxime dos bibliotecários para além da austeridade dos aspectos fiscalizatórios de sua natureza autárquica.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2017-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22522Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 22 No. 3 (2017); 16-32Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 22 Núm. 3 (2017); 16-32Perspectivas em Ciência da Informação; v. 22 n. 3 (2017); 16-321981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22522/18115Copyright (c) 2017 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Elisa Cristina DelfiniGarcês da Silva, Franciéle Carneiro2020-06-25T19:23:31Zoai:periodicos.ufmg.br:article/22522Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-06-25T19:23:31Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Presença digital dos conselhos regionais de biblioteconomia do brasil no facebook
title Presença digital dos conselhos regionais de biblioteconomia do brasil no facebook
spellingShingle Presença digital dos conselhos regionais de biblioteconomia do brasil no facebook
Corrêa, Elisa Cristina Delfini
Facebook. CRBs. Conselhos. Presença Digital. Mídias sociais.
title_short Presença digital dos conselhos regionais de biblioteconomia do brasil no facebook
title_full Presença digital dos conselhos regionais de biblioteconomia do brasil no facebook
title_fullStr Presença digital dos conselhos regionais de biblioteconomia do brasil no facebook
title_full_unstemmed Presença digital dos conselhos regionais de biblioteconomia do brasil no facebook
title_sort Presença digital dos conselhos regionais de biblioteconomia do brasil no facebook
author Corrêa, Elisa Cristina Delfini
author_facet Corrêa, Elisa Cristina Delfini
Garcês da Silva, Franciéle Carneiro
author_role author
author2 Garcês da Silva, Franciéle Carneiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Elisa Cristina Delfini
Garcês da Silva, Franciéle Carneiro
dc.subject.por.fl_str_mv Facebook. CRBs. Conselhos. Presença Digital. Mídias sociais.
topic Facebook. CRBs. Conselhos. Presença Digital. Mídias sociais.
description O Facebook, enquanto plataforma colaborativa na Internet que agrega diversas redes sociais, é uma ferramenta capaz de alcançar um grande número de potenciais interessados naquilo que os perfis ali inscritos se propõem a oferecer. Além de ser um excelente canal de divulgação e marketing, essa mídia social é também uma plataforma de comunicação muito eficiente. Dentre as diferentes categorias de profissionais com perfil no Facebook estão presentes os Conselhos Regionais de Biblioteconomia (CRBs) brasileiros que buscam marcar ali sua presença digital e atingir seu público-alvo com informações de interesse aos bibliotecários. O presente trabalho tem como objetivo apresentar, categorizar e discutir as postagens de 13 CRBs presentes na mídia social Facebook durante o ano de 2014. Com base nos resultados, foi possível verificar que o Facebook representa uma ferramenta que oportuniza aos CRBs um contato menos formal com seu público-alvo, permitindo criar uma nova identidade que os aproxime dos bibliotecários para além da austeridade dos aspectos fiscalizatórios de sua natureza autárquica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22522
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22522/18115
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Perspectivas em Ciência da Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Perspectivas em Ciência da Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 22 No. 3 (2017); 16-32
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 22 Núm. 3 (2017); 16-32
Perspectivas em Ciência da Informação; v. 22 n. 3 (2017); 16-32
1981-5344
1413-9936
reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
collection Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||pci@eci.ufmg.br
_version_ 1799711079911129088