Presença digital dos conselhos regionais de biblioteconomia do brasil no facebook
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22522 |
Resumo: | O Facebook, enquanto plataforma colaborativa na Internet que agrega diversas redes sociais, é uma ferramenta capaz de alcançar um grande número de potenciais interessados naquilo que os perfis ali inscritos se propõem a oferecer. Além de ser um excelente canal de divulgação e marketing, essa mídia social é também uma plataforma de comunicação muito eficiente. Dentre as diferentes categorias de profissionais com perfil no Facebook estão presentes os Conselhos Regionais de Biblioteconomia (CRBs) brasileiros que buscam marcar ali sua presença digital e atingir seu público-alvo com informações de interesse aos bibliotecários. O presente trabalho tem como objetivo apresentar, categorizar e discutir as postagens de 13 CRBs presentes na mídia social Facebook durante o ano de 2014. Com base nos resultados, foi possível verificar que o Facebook representa uma ferramenta que oportuniza aos CRBs um contato menos formal com seu público-alvo, permitindo criar uma nova identidade que os aproxime dos bibliotecários para além da austeridade dos aspectos fiscalizatórios de sua natureza autárquica. |
id |
UFMG-2_57acfb1901bbe439189ab94c1d0dfb4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/22522 |
network_acronym_str |
UFMG-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Presença digital dos conselhos regionais de biblioteconomia do brasil no facebookFacebook. CRBs. Conselhos. Presença Digital. Mídias sociais.O Facebook, enquanto plataforma colaborativa na Internet que agrega diversas redes sociais, é uma ferramenta capaz de alcançar um grande número de potenciais interessados naquilo que os perfis ali inscritos se propõem a oferecer. Além de ser um excelente canal de divulgação e marketing, essa mídia social é também uma plataforma de comunicação muito eficiente. Dentre as diferentes categorias de profissionais com perfil no Facebook estão presentes os Conselhos Regionais de Biblioteconomia (CRBs) brasileiros que buscam marcar ali sua presença digital e atingir seu público-alvo com informações de interesse aos bibliotecários. O presente trabalho tem como objetivo apresentar, categorizar e discutir as postagens de 13 CRBs presentes na mídia social Facebook durante o ano de 2014. Com base nos resultados, foi possível verificar que o Facebook representa uma ferramenta que oportuniza aos CRBs um contato menos formal com seu público-alvo, permitindo criar uma nova identidade que os aproxime dos bibliotecários para além da austeridade dos aspectos fiscalizatórios de sua natureza autárquica.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2017-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22522Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 22 No. 3 (2017); 16-32Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 22 Núm. 3 (2017); 16-32Perspectivas em Ciência da Informação; v. 22 n. 3 (2017); 16-321981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22522/18115Copyright (c) 2017 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Elisa Cristina DelfiniGarcês da Silva, Franciéle Carneiro2020-06-25T19:23:31Zoai:periodicos.ufmg.br:article/22522Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-06-25T19:23:31Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Presença digital dos conselhos regionais de biblioteconomia do brasil no facebook |
title |
Presença digital dos conselhos regionais de biblioteconomia do brasil no facebook |
spellingShingle |
Presença digital dos conselhos regionais de biblioteconomia do brasil no facebook Corrêa, Elisa Cristina Delfini Facebook. CRBs. Conselhos. Presença Digital. Mídias sociais. |
title_short |
Presença digital dos conselhos regionais de biblioteconomia do brasil no facebook |
title_full |
Presença digital dos conselhos regionais de biblioteconomia do brasil no facebook |
title_fullStr |
Presença digital dos conselhos regionais de biblioteconomia do brasil no facebook |
title_full_unstemmed |
Presença digital dos conselhos regionais de biblioteconomia do brasil no facebook |
title_sort |
Presença digital dos conselhos regionais de biblioteconomia do brasil no facebook |
author |
Corrêa, Elisa Cristina Delfini |
author_facet |
Corrêa, Elisa Cristina Delfini Garcês da Silva, Franciéle Carneiro |
author_role |
author |
author2 |
Garcês da Silva, Franciéle Carneiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Elisa Cristina Delfini Garcês da Silva, Franciéle Carneiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Facebook. CRBs. Conselhos. Presença Digital. Mídias sociais. |
topic |
Facebook. CRBs. Conselhos. Presença Digital. Mídias sociais. |
description |
O Facebook, enquanto plataforma colaborativa na Internet que agrega diversas redes sociais, é uma ferramenta capaz de alcançar um grande número de potenciais interessados naquilo que os perfis ali inscritos se propõem a oferecer. Além de ser um excelente canal de divulgação e marketing, essa mídia social é também uma plataforma de comunicação muito eficiente. Dentre as diferentes categorias de profissionais com perfil no Facebook estão presentes os Conselhos Regionais de Biblioteconomia (CRBs) brasileiros que buscam marcar ali sua presença digital e atingir seu público-alvo com informações de interesse aos bibliotecários. O presente trabalho tem como objetivo apresentar, categorizar e discutir as postagens de 13 CRBs presentes na mídia social Facebook durante o ano de 2014. Com base nos resultados, foi possível verificar que o Facebook representa uma ferramenta que oportuniza aos CRBs um contato menos formal com seu público-alvo, permitindo criar uma nova identidade que os aproxime dos bibliotecários para além da austeridade dos aspectos fiscalizatórios de sua natureza autárquica. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22522 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22522 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22522/18115 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Perspectivas em Ciência da Informação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Perspectivas em Ciência da Informação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 22 No. 3 (2017); 16-32 Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 22 Núm. 3 (2017); 16-32 Perspectivas em Ciência da Informação; v. 22 n. 3 (2017); 16-32 1981-5344 1413-9936 reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
collection |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pci@eci.ufmg.br |
_version_ |
1799711079911129088 |