O BEM E O MAL DA ORDEM PEDAGÓGICA OU DAS RELAÇÕES POSSIVEIS ENTRE O DISCURSO RELIGIOSO E O DISCURSO PEDAGÓGICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Favacho, André Picanço
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21120
Resumo: O presente texto apresenta o argumento de que o cristianismo produziu no ocidente as primeiras práticas de ensino e consolidou os primeiros contornos daquilo que hoje podemos chamar discurso pedagógico. Tais contornos foram possíveis a partir de quatro procedimentos: o afastamento dos aprendizes das seduções pagãs ou da vida profana; a eliminação dos prazeres que o ensino das línguas latina e grega podia favorecer; o surgimento do humanismo e do contra-humanismo pedagógico; a transformação do demônio no duplo do aprendiz. O conjunto desses procedimentos trouxe para a modernidade um arsenal de dispositivos educacionais que hoje pode se atualizar em nossa tarefa docente e na política educacional, estabelecendo o elo entre o que se quer da escola para a vida em sociedade e a forma de obtê-lo.
id UFMG-5_177c53aef0e69f8a468122e25b075221
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21120
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling O BEM E O MAL DA ORDEM PEDAGÓGICA OU DAS RELAÇÕES POSSIVEIS ENTRE O DISCURSO RELIGIOSO E O DISCURSO PEDAGÓGICODiscurso pedagógicodiscurso religiosogenealogia foucaultianaO presente texto apresenta o argumento de que o cristianismo produziu no ocidente as primeiras práticas de ensino e consolidou os primeiros contornos daquilo que hoje podemos chamar discurso pedagógico. Tais contornos foram possíveis a partir de quatro procedimentos: o afastamento dos aprendizes das seduções pagãs ou da vida profana; a eliminação dos prazeres que o ensino das línguas latina e grega podia favorecer; o surgimento do humanismo e do contra-humanismo pedagógico; a transformação do demônio no duplo do aprendiz. O conjunto desses procedimentos trouxe para a modernidade um arsenal de dispositivos educacionais que hoje pode se atualizar em nossa tarefa docente e na política educacional, estabelecendo o elo entre o que se quer da escola para a vida em sociedade e a forma de obtê-lo.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/mswordapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21120Educação em Revista ; v. 29 n. 3 (2013)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21120/17006https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21120/17007Copyright (c) 2013 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFavacho, André Picanço2023-05-29T14:38:33Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21120Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:38:33Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O BEM E O MAL DA ORDEM PEDAGÓGICA OU DAS RELAÇÕES POSSIVEIS ENTRE O DISCURSO RELIGIOSO E O DISCURSO PEDAGÓGICO
title O BEM E O MAL DA ORDEM PEDAGÓGICA OU DAS RELAÇÕES POSSIVEIS ENTRE O DISCURSO RELIGIOSO E O DISCURSO PEDAGÓGICO
spellingShingle O BEM E O MAL DA ORDEM PEDAGÓGICA OU DAS RELAÇÕES POSSIVEIS ENTRE O DISCURSO RELIGIOSO E O DISCURSO PEDAGÓGICO
Favacho, André Picanço
Discurso pedagógico
discurso religioso
genealogia foucaultiana
title_short O BEM E O MAL DA ORDEM PEDAGÓGICA OU DAS RELAÇÕES POSSIVEIS ENTRE O DISCURSO RELIGIOSO E O DISCURSO PEDAGÓGICO
title_full O BEM E O MAL DA ORDEM PEDAGÓGICA OU DAS RELAÇÕES POSSIVEIS ENTRE O DISCURSO RELIGIOSO E O DISCURSO PEDAGÓGICO
title_fullStr O BEM E O MAL DA ORDEM PEDAGÓGICA OU DAS RELAÇÕES POSSIVEIS ENTRE O DISCURSO RELIGIOSO E O DISCURSO PEDAGÓGICO
title_full_unstemmed O BEM E O MAL DA ORDEM PEDAGÓGICA OU DAS RELAÇÕES POSSIVEIS ENTRE O DISCURSO RELIGIOSO E O DISCURSO PEDAGÓGICO
title_sort O BEM E O MAL DA ORDEM PEDAGÓGICA OU DAS RELAÇÕES POSSIVEIS ENTRE O DISCURSO RELIGIOSO E O DISCURSO PEDAGÓGICO
author Favacho, André Picanço
author_facet Favacho, André Picanço
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Favacho, André Picanço
dc.subject.por.fl_str_mv Discurso pedagógico
discurso religioso
genealogia foucaultiana
topic Discurso pedagógico
discurso religioso
genealogia foucaultiana
description O presente texto apresenta o argumento de que o cristianismo produziu no ocidente as primeiras práticas de ensino e consolidou os primeiros contornos daquilo que hoje podemos chamar discurso pedagógico. Tais contornos foram possíveis a partir de quatro procedimentos: o afastamento dos aprendizes das seduções pagãs ou da vida profana; a eliminação dos prazeres que o ensino das línguas latina e grega podia favorecer; o surgimento do humanismo e do contra-humanismo pedagógico; a transformação do demônio no duplo do aprendiz. O conjunto desses procedimentos trouxe para a modernidade um arsenal de dispositivos educacionais que hoje pode se atualizar em nossa tarefa docente e na política educacional, estabelecendo o elo entre o que se quer da escola para a vida em sociedade e a forma de obtê-lo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21120
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21120/17006
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21120/17007
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 29 n. 3 (2013)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711121253335040