O BEM E O MAL DA ORDEM PEDAGÓGICA OU DAS RELAÇÕES POSSIVEIS ENTRE O DISCURSO RELIGIOSO E O DISCURSO PEDAGÓGICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21120 |
Resumo: | O presente texto apresenta o argumento de que o cristianismo produziu no ocidente as primeiras práticas de ensino e consolidou os primeiros contornos daquilo que hoje podemos chamar discurso pedagógico. Tais contornos foram possíveis a partir de quatro procedimentos: o afastamento dos aprendizes das seduções pagãs ou da vida profana; a eliminação dos prazeres que o ensino das línguas latina e grega podia favorecer; o surgimento do humanismo e do contra-humanismo pedagógico; a transformação do demônio no duplo do aprendiz. O conjunto desses procedimentos trouxe para a modernidade um arsenal de dispositivos educacionais que hoje pode se atualizar em nossa tarefa docente e na política educacional, estabelecendo o elo entre o que se quer da escola para a vida em sociedade e a forma de obtê-lo. |
id |
UFMG-5_177c53aef0e69f8a468122e25b075221 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/21120 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
O BEM E O MAL DA ORDEM PEDAGÓGICA OU DAS RELAÇÕES POSSIVEIS ENTRE O DISCURSO RELIGIOSO E O DISCURSO PEDAGÓGICODiscurso pedagógicodiscurso religiosogenealogia foucaultianaO presente texto apresenta o argumento de que o cristianismo produziu no ocidente as primeiras práticas de ensino e consolidou os primeiros contornos daquilo que hoje podemos chamar discurso pedagógico. Tais contornos foram possíveis a partir de quatro procedimentos: o afastamento dos aprendizes das seduções pagãs ou da vida profana; a eliminação dos prazeres que o ensino das línguas latina e grega podia favorecer; o surgimento do humanismo e do contra-humanismo pedagógico; a transformação do demônio no duplo do aprendiz. O conjunto desses procedimentos trouxe para a modernidade um arsenal de dispositivos educacionais que hoje pode se atualizar em nossa tarefa docente e na política educacional, estabelecendo o elo entre o que se quer da escola para a vida em sociedade e a forma de obtê-lo.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/mswordapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21120Educação em Revista ; v. 29 n. 3 (2013)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21120/17006https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21120/17007Copyright (c) 2013 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFavacho, André Picanço2023-05-29T14:38:33Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21120Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:38:33Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O BEM E O MAL DA ORDEM PEDAGÓGICA OU DAS RELAÇÕES POSSIVEIS ENTRE O DISCURSO RELIGIOSO E O DISCURSO PEDAGÓGICO |
title |
O BEM E O MAL DA ORDEM PEDAGÓGICA OU DAS RELAÇÕES POSSIVEIS ENTRE O DISCURSO RELIGIOSO E O DISCURSO PEDAGÓGICO |
spellingShingle |
O BEM E O MAL DA ORDEM PEDAGÓGICA OU DAS RELAÇÕES POSSIVEIS ENTRE O DISCURSO RELIGIOSO E O DISCURSO PEDAGÓGICO Favacho, André Picanço Discurso pedagógico discurso religioso genealogia foucaultiana |
title_short |
O BEM E O MAL DA ORDEM PEDAGÓGICA OU DAS RELAÇÕES POSSIVEIS ENTRE O DISCURSO RELIGIOSO E O DISCURSO PEDAGÓGICO |
title_full |
O BEM E O MAL DA ORDEM PEDAGÓGICA OU DAS RELAÇÕES POSSIVEIS ENTRE O DISCURSO RELIGIOSO E O DISCURSO PEDAGÓGICO |
title_fullStr |
O BEM E O MAL DA ORDEM PEDAGÓGICA OU DAS RELAÇÕES POSSIVEIS ENTRE O DISCURSO RELIGIOSO E O DISCURSO PEDAGÓGICO |
title_full_unstemmed |
O BEM E O MAL DA ORDEM PEDAGÓGICA OU DAS RELAÇÕES POSSIVEIS ENTRE O DISCURSO RELIGIOSO E O DISCURSO PEDAGÓGICO |
title_sort |
O BEM E O MAL DA ORDEM PEDAGÓGICA OU DAS RELAÇÕES POSSIVEIS ENTRE O DISCURSO RELIGIOSO E O DISCURSO PEDAGÓGICO |
author |
Favacho, André Picanço |
author_facet |
Favacho, André Picanço |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Favacho, André Picanço |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discurso pedagógico discurso religioso genealogia foucaultiana |
topic |
Discurso pedagógico discurso religioso genealogia foucaultiana |
description |
O presente texto apresenta o argumento de que o cristianismo produziu no ocidente as primeiras práticas de ensino e consolidou os primeiros contornos daquilo que hoje podemos chamar discurso pedagógico. Tais contornos foram possíveis a partir de quatro procedimentos: o afastamento dos aprendizes das seduções pagãs ou da vida profana; a eliminação dos prazeres que o ensino das línguas latina e grega podia favorecer; o surgimento do humanismo e do contra-humanismo pedagógico; a transformação do demônio no duplo do aprendiz. O conjunto desses procedimentos trouxe para a modernidade um arsenal de dispositivos educacionais que hoje pode se atualizar em nossa tarefa docente e na política educacional, estabelecendo o elo entre o que se quer da escola para a vida em sociedade e a forma de obtê-lo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares artigo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21120 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21120 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21120/17006 https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21120/17007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/msword application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 29 n. 3 (2013) 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711121253335040 |