O ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: : ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brasil, Taciana
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/20016
Resumo:   RESUMO: Este artigo discute sobre o Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento resultado das políticas públicas de educação no período da redemocratização brasileira. Atendendo ao previsto na Constituição Federal de 1988, a educação deve formar cidadãos aptos à vivência em uma sociedade democrática. Porém, historicamente, o Ensino Religioso sempre foi ligado a interesses confessionais e políticos. Ainda assim, o mesmo foi contemplado na BNCC. Através de pesquisa documental, procurou-se compreender o processo de construção desse documento, as alterações sofridas pela proposta para o Ensino Religioso ao longo deste processo, e as competências e habilidades que se espera que o aluno desenvolva através do conteúdo. Concluiu-se que esta foi uma possibilidade de desenvolvimento epistemológico do Ensino Religioso nunca experimentada até então. O processo democrático de construção da BNCC conferiu-lhe maior legitimidade, e as escolhas curriculares feitas o adequam aos objetivos para a educação em uma sociedade democrática e cidadã.  
id UFMG-5_556f96b21a85263cb645ab3092502822
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/20016
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling O ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: : ALGUMAS CONSIDERAÇÕESEnsino ReligiosoBase Nacional Comum CurricularCompetênciasHabilidades  RESUMO: Este artigo discute sobre o Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento resultado das políticas públicas de educação no período da redemocratização brasileira. Atendendo ao previsto na Constituição Federal de 1988, a educação deve formar cidadãos aptos à vivência em uma sociedade democrática. Porém, historicamente, o Ensino Religioso sempre foi ligado a interesses confessionais e políticos. Ainda assim, o mesmo foi contemplado na BNCC. Através de pesquisa documental, procurou-se compreender o processo de construção desse documento, as alterações sofridas pela proposta para o Ensino Religioso ao longo deste processo, e as competências e habilidades que se espera que o aluno desenvolva através do conteúdo. Concluiu-se que esta foi uma possibilidade de desenvolvimento epistemológico do Ensino Religioso nunca experimentada até então. O processo democrático de construção da BNCC conferiu-lhe maior legitimidade, e as escolhas curriculares feitas o adequam aos objetivos para a educação em uma sociedade democrática e cidadã.  Educação em Revista 2021-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesTextoapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/20016Educação em Revista ; v. 37 n. 1 (2021): Vol. 37 (2021)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/20016/27761https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/20016/27762Copyright (c) 2021 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrasil, Taciana2023-05-29T13:08:43Zoai:periodicos.ufmg.br:article/20016Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T13:08:43Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: : ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
title O ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: : ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
spellingShingle O ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: : ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Brasil, Taciana
Ensino Religioso
Base Nacional Comum Curricular
Competências
Habilidades
title_short O ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: : ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
title_full O ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: : ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
title_fullStr O ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: : ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
title_full_unstemmed O ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: : ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
title_sort O ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: : ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
author Brasil, Taciana
author_facet Brasil, Taciana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brasil, Taciana
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Religioso
Base Nacional Comum Curricular
Competências
Habilidades
topic Ensino Religioso
Base Nacional Comum Curricular
Competências
Habilidades
description   RESUMO: Este artigo discute sobre o Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento resultado das políticas públicas de educação no período da redemocratização brasileira. Atendendo ao previsto na Constituição Federal de 1988, a educação deve formar cidadãos aptos à vivência em uma sociedade democrática. Porém, historicamente, o Ensino Religioso sempre foi ligado a interesses confessionais e políticos. Ainda assim, o mesmo foi contemplado na BNCC. Através de pesquisa documental, procurou-se compreender o processo de construção desse documento, as alterações sofridas pela proposta para o Ensino Religioso ao longo deste processo, e as competências e habilidades que se espera que o aluno desenvolva através do conteúdo. Concluiu-se que esta foi uma possibilidade de desenvolvimento epistemológico do Ensino Religioso nunca experimentada até então. O processo democrático de construção da BNCC conferiu-lhe maior legitimidade, e as escolhas curriculares feitas o adequam aos objetivos para a educação em uma sociedade democrática e cidadã.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/20016
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/20016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/20016/27761
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/20016/27762
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 37 n. 1 (2021): Vol. 37 (2021)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711120264527872