REFLEXÕES ACERCA DO ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR LICENCIADO EM TEATRO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21077 |
Resumo: | O estágio curricular é o espaço no qual se dá a iniciação à docência. Espera que nele se vivenciem experiências que possam dar suporte para a sua atuação profissional. É nesse momento que os futuros professores revelam as suas potencialidades e, também, evidenciam os descompassos entre a prática escolar e o processo de formação. Assim, o estágio funciona como um espaço da preparação da prática docente, compreensão da dinâmica escolar, produção e aplicação de diferentes metodologias. Ao mesmo tempo, é também o espaço de diálogo entre o imaginário teatral esboçado na formação curricular da licenciatura e as práticas teatrais contemporâneas, vivenciadas pelos alunos, e prática escolarizada do ensino de teatro. Responsável, também, em estimular ou não a visibilidade da função Teatro no conjunto social ultrapassando a função disciplinar e curricular. |
id |
UFMG-5_7e65d44e85d0b77841145d5c235316f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/21077 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
REFLEXÕES ACERCA DO ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR LICENCIADO EM TEATROestágio curricularensino de teatro e pedagogia do teatroO estágio curricular é o espaço no qual se dá a iniciação à docência. Espera que nele se vivenciem experiências que possam dar suporte para a sua atuação profissional. É nesse momento que os futuros professores revelam as suas potencialidades e, também, evidenciam os descompassos entre a prática escolar e o processo de formação. Assim, o estágio funciona como um espaço da preparação da prática docente, compreensão da dinâmica escolar, produção e aplicação de diferentes metodologias. Ao mesmo tempo, é também o espaço de diálogo entre o imaginário teatral esboçado na formação curricular da licenciatura e as práticas teatrais contemporâneas, vivenciadas pelos alunos, e prática escolarizada do ensino de teatro. Responsável, também, em estimular ou não a visibilidade da função Teatro no conjunto social ultrapassando a função disciplinar e curricular.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21077Educação em Revista ; v. 29 n. 2 (2013)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21077/16968Copyright (c) 2013 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida Junior, José Simões de2023-05-29T14:38:07Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21077Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:38:07Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REFLEXÕES ACERCA DO ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR LICENCIADO EM TEATRO |
title |
REFLEXÕES ACERCA DO ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR LICENCIADO EM TEATRO |
spellingShingle |
REFLEXÕES ACERCA DO ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR LICENCIADO EM TEATRO Almeida Junior, José Simões de estágio curricular ensino de teatro e pedagogia do teatro |
title_short |
REFLEXÕES ACERCA DO ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR LICENCIADO EM TEATRO |
title_full |
REFLEXÕES ACERCA DO ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR LICENCIADO EM TEATRO |
title_fullStr |
REFLEXÕES ACERCA DO ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR LICENCIADO EM TEATRO |
title_full_unstemmed |
REFLEXÕES ACERCA DO ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR LICENCIADO EM TEATRO |
title_sort |
REFLEXÕES ACERCA DO ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR LICENCIADO EM TEATRO |
author |
Almeida Junior, José Simões de |
author_facet |
Almeida Junior, José Simões de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida Junior, José Simões de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estágio curricular ensino de teatro e pedagogia do teatro |
topic |
estágio curricular ensino de teatro e pedagogia do teatro |
description |
O estágio curricular é o espaço no qual se dá a iniciação à docência. Espera que nele se vivenciem experiências que possam dar suporte para a sua atuação profissional. É nesse momento que os futuros professores revelam as suas potencialidades e, também, evidenciam os descompassos entre a prática escolar e o processo de formação. Assim, o estágio funciona como um espaço da preparação da prática docente, compreensão da dinâmica escolar, produção e aplicação de diferentes metodologias. Ao mesmo tempo, é também o espaço de diálogo entre o imaginário teatral esboçado na formação curricular da licenciatura e as práticas teatrais contemporâneas, vivenciadas pelos alunos, e prática escolarizada do ensino de teatro. Responsável, também, em estimular ou não a visibilidade da função Teatro no conjunto social ultrapassando a função disciplinar e curricular. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21077 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21077 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21077/16968 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 29 n. 2 (2013) 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711120841244672 |