Leer y escribir (siglos XIX-XX)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viñao, Antonio
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42692
Resumo: This article is about the relations of the reading and writing as social and cultural practices, like the migrations, the development of tertiary and service sections, with the commercial interchange, the speeding of social life and school system, but also with the changing happened in the communication Technologies, specially the ones relative to the spoken or written Word.
id UFMG-5_8216ab67ef621849ec7e49e9748b89db
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/42692
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Leer y escribir (siglos XIX-XX)AlfabetizaçãoEscolarizaçãoHistória da LeituraHistória da EscritaThis article is about the relations of the reading and writing as social and cultural practices, like the migrations, the development of tertiary and service sections, with the commercial interchange, the speeding of social life and school system, but also with the changing happened in the communication Technologies, specially the ones relative to the spoken or written Word.O artigo trata das relações da leitura e da escrita, como práticas sociais e culturais, com os processos sociais tais como a industrialização, os êxodo rural, as migrações, o desenvolvimento de setor terciário e de serviços, com intercâmbios comerciais, a aceleração da vida social e a escolarização, mas também, sobretudo com as mudanças acontecidas nas tecnologias da comunicação, em especial aquelas relativas à palavra falada ou escrita.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesTexto application/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42692Educação em Revista ; v. 15 n. 29 (1999): Edição 121982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42692/32554Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessViñao, Antonio2023-05-29T13:42:14Zoai:periodicos.ufmg.br:article/42692Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T13:42:14Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Leer y escribir (siglos XIX-XX)
title Leer y escribir (siglos XIX-XX)
spellingShingle Leer y escribir (siglos XIX-XX)
Viñao, Antonio
Alfabetização
Escolarização
História da Leitura
História da Escrita
title_short Leer y escribir (siglos XIX-XX)
title_full Leer y escribir (siglos XIX-XX)
title_fullStr Leer y escribir (siglos XIX-XX)
title_full_unstemmed Leer y escribir (siglos XIX-XX)
title_sort Leer y escribir (siglos XIX-XX)
author Viñao, Antonio
author_facet Viñao, Antonio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viñao, Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Escolarização
História da Leitura
História da Escrita
topic Alfabetização
Escolarização
História da Leitura
História da Escrita
description This article is about the relations of the reading and writing as social and cultural practices, like the migrations, the development of tertiary and service sections, with the commercial interchange, the speeding of social life and school system, but also with the changing happened in the communication Technologies, specially the ones relative to the spoken or written Word.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42692
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42692
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42692/32554
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 15 n. 29 (1999): Edição 12
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711125689860096