Leer y escribir (siglos XIX-XX)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42692 |
Resumo: | This article is about the relations of the reading and writing as social and cultural practices, like the migrations, the development of tertiary and service sections, with the commercial interchange, the speeding of social life and school system, but also with the changing happened in the communication Technologies, specially the ones relative to the spoken or written Word. |
id |
UFMG-5_8216ab67ef621849ec7e49e9748b89db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/42692 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Leer y escribir (siglos XIX-XX)AlfabetizaçãoEscolarizaçãoHistória da LeituraHistória da EscritaThis article is about the relations of the reading and writing as social and cultural practices, like the migrations, the development of tertiary and service sections, with the commercial interchange, the speeding of social life and school system, but also with the changing happened in the communication Technologies, specially the ones relative to the spoken or written Word.O artigo trata das relações da leitura e da escrita, como práticas sociais e culturais, com os processos sociais tais como a industrialização, os êxodo rural, as migrações, o desenvolvimento de setor terciário e de serviços, com intercâmbios comerciais, a aceleração da vida social e a escolarização, mas também, sobretudo com as mudanças acontecidas nas tecnologias da comunicação, em especial aquelas relativas à palavra falada ou escrita.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesTexto application/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42692Educação em Revista ; v. 15 n. 29 (1999): Edição 121982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42692/32554Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessViñao, Antonio2023-05-29T13:42:14Zoai:periodicos.ufmg.br:article/42692Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T13:42:14Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leer y escribir (siglos XIX-XX) |
title |
Leer y escribir (siglos XIX-XX) |
spellingShingle |
Leer y escribir (siglos XIX-XX) Viñao, Antonio Alfabetização Escolarização História da Leitura História da Escrita |
title_short |
Leer y escribir (siglos XIX-XX) |
title_full |
Leer y escribir (siglos XIX-XX) |
title_fullStr |
Leer y escribir (siglos XIX-XX) |
title_full_unstemmed |
Leer y escribir (siglos XIX-XX) |
title_sort |
Leer y escribir (siglos XIX-XX) |
author |
Viñao, Antonio |
author_facet |
Viñao, Antonio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viñao, Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Escolarização História da Leitura História da Escrita |
topic |
Alfabetização Escolarização História da Leitura História da Escrita |
description |
This article is about the relations of the reading and writing as social and cultural practices, like the migrations, the development of tertiary and service sections, with the commercial interchange, the speeding of social life and school system, but also with the changing happened in the communication Technologies, specially the ones relative to the spoken or written Word. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42692 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42692 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42692/32554 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 15 n. 29 (1999): Edição 12 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711125689860096 |