O LETRAMENTO MULTIMODAL CRÍTICO: O DISCURSO DISCENTE SOBRE POLÍTICA NAS AULAS DE ESPANHOL
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13035 |
Resumo: | Este artigo é um recorte da pesquisa de mestrado que investigou sobre o letramento multimodal crítico de alunos de Espanhol do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública cearense (XXX, 2016). Nosso objetivo principal é relatar especificamente a sexta aula, em que observamos que estes pareciam estar desenvolvendo o letramento multimodal crítico por meio de uma atividade de compreensão leitora do livro didático Síntesis. O referencial teórico foi baseado principalmente nos seguintes autores: Callow (2008; 2005); Kress e van Leeuwen (2006 [1996]); Cassany e Castellà (2010); Newfield (2011); Janks (2012) e Walsh (2010). A metodologia empregada foi a pesquisa-ação e os resultados das análises revelaram que os estudantes tiveram uma satisfatória compreensão leitora do texto multimodal e conseguiram se posicionar criticamente em relação à situação sociopolítica brasileira. |
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O LETRAMENTO MULTIMODAL CRÍTICO: O DISCURSO DISCENTE SOBRE POLÍTICA NAS AULAS DE ESPANHOLLetramento multimodal crítico; Língua espanhola; Livro didático; política.Este artigo é um recorte da pesquisa de mestrado que investigou sobre o letramento multimodal crítico de alunos de Espanhol do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública cearense (XXX, 2016). Nosso objetivo principal é relatar especificamente a sexta aula, em que observamos que estes pareciam estar desenvolvendo o letramento multimodal crítico por meio de uma atividade de compreensão leitora do livro didático Síntesis. O referencial teórico foi baseado principalmente nos seguintes autores: Callow (2008; 2005); Kress e van Leeuwen (2006 [1996]); Cassany e Castellà (2010); Newfield (2011); Janks (2012) e Walsh (2010). A metodologia empregada foi a pesquisa-ação e os resultados das análises revelaram que os estudantes tiveram uma satisfatória compreensão leitora do texto multimodal e conseguiram se posicionar criticamente em relação à situação sociopolítica brasileira.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisPinheiro, Michelle Soares2020-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13035Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 3 (2019)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 3 (2019)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 3 (2019)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13035/1949Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-05-05T11:10:17Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/13035Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2020-05-05T11:10:17Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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