The reading of the world through educational technology: the adoption of Pedagogical Robotics in the practices of democratization of scientific knowledge

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Heitor Felipe da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Carvalho, Ana Beatriz Gomes Pimenta de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16827
Resumo: RESUMO:Este artigo apresenta um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL) acerca da democratização do conhecimento científico e das práticas de alfabetização e letramento científico com adoção da robótica pedagógica em tais práticas, a fim de consolidar resultados publicados em veículos dedicados à divulgação do conhecimento científico. O mapeamento sistemático da literatura foi realizado em 2018, considerando trabalhos entre os anos de 2010 a 2017. Como base de dados, inicialmente foram escolhidos o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, e posteriormente o Google Scholar. A partir da combinação de buscas foram recuperados quatro artigos, dos quais três foram considerados relevantes para extração e análise de dados via software EndNote. O mapeamento pode mostrar o quão pouco são realizados trabalhos voltados ao uso da robótica pedagógica como ferramenta de auxílio às práticas de democratização do conhecimento científico. PALAVRAS-CHAVE: robótica pedagógica; letramento científico; democratização; conhecimento; ciência e tecnologia.   ABSTRACT:This article presents a Systematic Literature Mapping (MSL, in Portuguese) about the democratization of scientific knowledge and the practices of literacy and scientific literacy with the adoption of pedagogical robotics in such practices, in order to consolidate results published in vehicles dedicated to the dissemination of scientific knowledge. The systematic mapping of the literature was carried out in 2018, considering works between the years 2010 to 2017. As a database, the Catalog of Theses and Dissertations of CAPES and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations were initially chosen, and later Google Scholar. From the combination of searches, four articles were retrieved, of which three were considered relevant for extraction and data analysis through EndNote software. The mapping can show how little work is done on the use of pedagogical robotics as a tool to help the practices of democratization of scientific knowledge. KEYWORDS: pedagogical robotics; scientific literacy; democratization; knowledge; science and technology.
id UFMG-9_751d501c1b48e28df4d0931b50adc3e5
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16827
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling The reading of the world through educational technology: the adoption of Pedagogical Robotics in the practices of democratization of scientific knowledgeA leitura do mundo através da tecnologia educacional: a adoção da Robótica Pedagógica nas práticas de democratização do conhecimento científico robótica pedagógicaletramento científicodemocratizaçãoconhecimentociência e tecnologiaRESUMO:Este artigo apresenta um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL) acerca da democratização do conhecimento científico e das práticas de alfabetização e letramento científico com adoção da robótica pedagógica em tais práticas, a fim de consolidar resultados publicados em veículos dedicados à divulgação do conhecimento científico. O mapeamento sistemático da literatura foi realizado em 2018, considerando trabalhos entre os anos de 2010 a 2017. Como base de dados, inicialmente foram escolhidos o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, e posteriormente o Google Scholar. A partir da combinação de buscas foram recuperados quatro artigos, dos quais três foram considerados relevantes para extração e análise de dados via software EndNote. O mapeamento pode mostrar o quão pouco são realizados trabalhos voltados ao uso da robótica pedagógica como ferramenta de auxílio às práticas de democratização do conhecimento científico. PALAVRAS-CHAVE: robótica pedagógica; letramento científico; democratização; conhecimento; ciência e tecnologia.   ABSTRACT:This article presents a Systematic Literature Mapping (MSL, in Portuguese) about the democratization of scientific knowledge and the practices of literacy and scientific literacy with the adoption of pedagogical robotics in such practices, in order to consolidate results published in vehicles dedicated to the dissemination of scientific knowledge. The systematic mapping of the literature was carried out in 2018, considering works between the years 2010 to 2017. As a database, the Catalog of Theses and Dissertations of CAPES and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations were initially chosen, and later Google Scholar. From the combination of searches, four articles were retrieved, of which three were considered relevant for extraction and data analysis through EndNote software. The mapping can show how little work is done on the use of pedagogical robotics as a tool to help the practices of democratization of scientific knowledge. KEYWORDS: pedagogical robotics; scientific literacy; democratization; knowledge; science and technology.Universidade Federal de Minas Gerais2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1682710.17851/1983-3652.11.3.353-368Texto Livre; Vol. 11 No. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 353-368Texto Livre; Vol. 11 Núm. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 353-368Texto Livre; Vol. 11 No 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 353-368Texto Livre; v. 11 n. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 353-3681983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16827/13588Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Heitor Felipe daCarvalho, Ana Beatriz Gomes Pimenta de2021-03-22T13:32:34Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16827Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2021-03-22T13:32:34Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv The reading of the world through educational technology: the adoption of Pedagogical Robotics in the practices of democratization of scientific knowledge
A leitura do mundo através da tecnologia educacional: a adoção da Robótica Pedagógica nas práticas de democratização do conhecimento científico
title The reading of the world through educational technology: the adoption of Pedagogical Robotics in the practices of democratization of scientific knowledge
spellingShingle The reading of the world through educational technology: the adoption of Pedagogical Robotics in the practices of democratization of scientific knowledge
Silva, Heitor Felipe da
robótica pedagógica
letramento científico
democratização
conhecimento
ciência e tecnologia
title_short The reading of the world through educational technology: the adoption of Pedagogical Robotics in the practices of democratization of scientific knowledge
title_full The reading of the world through educational technology: the adoption of Pedagogical Robotics in the practices of democratization of scientific knowledge
title_fullStr The reading of the world through educational technology: the adoption of Pedagogical Robotics in the practices of democratization of scientific knowledge
title_full_unstemmed The reading of the world through educational technology: the adoption of Pedagogical Robotics in the practices of democratization of scientific knowledge
title_sort The reading of the world through educational technology: the adoption of Pedagogical Robotics in the practices of democratization of scientific knowledge
author Silva, Heitor Felipe da
author_facet Silva, Heitor Felipe da
Carvalho, Ana Beatriz Gomes Pimenta de
author_role author
author2 Carvalho, Ana Beatriz Gomes Pimenta de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Heitor Felipe da
Carvalho, Ana Beatriz Gomes Pimenta de
dc.subject.por.fl_str_mv robótica pedagógica
letramento científico
democratização
conhecimento
ciência e tecnologia
topic robótica pedagógica
letramento científico
democratização
conhecimento
ciência e tecnologia
description RESUMO:Este artigo apresenta um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL) acerca da democratização do conhecimento científico e das práticas de alfabetização e letramento científico com adoção da robótica pedagógica em tais práticas, a fim de consolidar resultados publicados em veículos dedicados à divulgação do conhecimento científico. O mapeamento sistemático da literatura foi realizado em 2018, considerando trabalhos entre os anos de 2010 a 2017. Como base de dados, inicialmente foram escolhidos o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, e posteriormente o Google Scholar. A partir da combinação de buscas foram recuperados quatro artigos, dos quais três foram considerados relevantes para extração e análise de dados via software EndNote. O mapeamento pode mostrar o quão pouco são realizados trabalhos voltados ao uso da robótica pedagógica como ferramenta de auxílio às práticas de democratização do conhecimento científico. PALAVRAS-CHAVE: robótica pedagógica; letramento científico; democratização; conhecimento; ciência e tecnologia.   ABSTRACT:This article presents a Systematic Literature Mapping (MSL, in Portuguese) about the democratization of scientific knowledge and the practices of literacy and scientific literacy with the adoption of pedagogical robotics in such practices, in order to consolidate results published in vehicles dedicated to the dissemination of scientific knowledge. The systematic mapping of the literature was carried out in 2018, considering works between the years 2010 to 2017. As a database, the Catalog of Theses and Dissertations of CAPES and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations were initially chosen, and later Google Scholar. From the combination of searches, four articles were retrieved, of which three were considered relevant for extraction and data analysis through EndNote software. The mapping can show how little work is done on the use of pedagogical robotics as a tool to help the practices of democratization of scientific knowledge. KEYWORDS: pedagogical robotics; scientific literacy; democratization; knowledge; science and technology.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16827
10.17851/1983-3652.11.3.353-368
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16827
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.11.3.353-368
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16827/13588
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 11 No. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 353-368
Texto Livre; Vol. 11 Núm. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 353-368
Texto Livre; Vol. 11 No 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 353-368
Texto Livre; v. 11 n. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 353-368
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1799711142798426112