The reading of the world through educational technology: the adoption of Pedagogical Robotics in the practices of democratization of scientific knowledge
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto livre |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16827 |
Resumo: | RESUMO:Este artigo apresenta um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL) acerca da democratização do conhecimento científico e das práticas de alfabetização e letramento científico com adoção da robótica pedagógica em tais práticas, a fim de consolidar resultados publicados em veículos dedicados à divulgação do conhecimento científico. O mapeamento sistemático da literatura foi realizado em 2018, considerando trabalhos entre os anos de 2010 a 2017. Como base de dados, inicialmente foram escolhidos o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, e posteriormente o Google Scholar. A partir da combinação de buscas foram recuperados quatro artigos, dos quais três foram considerados relevantes para extração e análise de dados via software EndNote. O mapeamento pode mostrar o quão pouco são realizados trabalhos voltados ao uso da robótica pedagógica como ferramenta de auxílio às práticas de democratização do conhecimento científico. PALAVRAS-CHAVE: robótica pedagógica; letramento científico; democratização; conhecimento; ciência e tecnologia. ABSTRACT:This article presents a Systematic Literature Mapping (MSL, in Portuguese) about the democratization of scientific knowledge and the practices of literacy and scientific literacy with the adoption of pedagogical robotics in such practices, in order to consolidate results published in vehicles dedicated to the dissemination of scientific knowledge. The systematic mapping of the literature was carried out in 2018, considering works between the years 2010 to 2017. As a database, the Catalog of Theses and Dissertations of CAPES and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations were initially chosen, and later Google Scholar. From the combination of searches, four articles were retrieved, of which three were considered relevant for extraction and data analysis through EndNote software. The mapping can show how little work is done on the use of pedagogical robotics as a tool to help the practices of democratization of scientific knowledge. KEYWORDS: pedagogical robotics; scientific literacy; democratization; knowledge; science and technology. |
id |
UFMG-9_751d501c1b48e28df4d0931b50adc3e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/16827 |
network_acronym_str |
UFMG-9 |
network_name_str |
Texto livre |
repository_id_str |
|
spelling |
The reading of the world through educational technology: the adoption of Pedagogical Robotics in the practices of democratization of scientific knowledgeA leitura do mundo através da tecnologia educacional: a adoção da Robótica Pedagógica nas práticas de democratização do conhecimento científico robótica pedagógicaletramento científicodemocratizaçãoconhecimentociência e tecnologiaRESUMO:Este artigo apresenta um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL) acerca da democratização do conhecimento científico e das práticas de alfabetização e letramento científico com adoção da robótica pedagógica em tais práticas, a fim de consolidar resultados publicados em veículos dedicados à divulgação do conhecimento científico. O mapeamento sistemático da literatura foi realizado em 2018, considerando trabalhos entre os anos de 2010 a 2017. Como base de dados, inicialmente foram escolhidos o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, e posteriormente o Google Scholar. A partir da combinação de buscas foram recuperados quatro artigos, dos quais três foram considerados relevantes para extração e análise de dados via software EndNote. O mapeamento pode mostrar o quão pouco são realizados trabalhos voltados ao uso da robótica pedagógica como ferramenta de auxílio às práticas de democratização do conhecimento científico. PALAVRAS-CHAVE: robótica pedagógica; letramento científico; democratização; conhecimento; ciência e tecnologia. ABSTRACT:This article presents a Systematic Literature Mapping (MSL, in Portuguese) about the democratization of scientific knowledge and the practices of literacy and scientific literacy with the adoption of pedagogical robotics in such practices, in order to consolidate results published in vehicles dedicated to the dissemination of scientific knowledge. The systematic mapping of the literature was carried out in 2018, considering works between the years 2010 to 2017. As a database, the Catalog of Theses and Dissertations of CAPES and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations were initially chosen, and later Google Scholar. From the combination of searches, four articles were retrieved, of which three were considered relevant for extraction and data analysis through EndNote software. The mapping can show how little work is done on the use of pedagogical robotics as a tool to help the practices of democratization of scientific knowledge. KEYWORDS: pedagogical robotics; scientific literacy; democratization; knowledge; science and technology.Universidade Federal de Minas Gerais2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1682710.17851/1983-3652.11.3.353-368Texto Livre; Vol. 11 No. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 353-368Texto Livre; Vol. 11 Núm. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 353-368Texto Livre; Vol. 11 No 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 353-368Texto Livre; v. 11 n. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 353-3681983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16827/13588Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Heitor Felipe daCarvalho, Ana Beatriz Gomes Pimenta de2021-03-22T13:32:34Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16827Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2021-03-22T13:32:34Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The reading of the world through educational technology: the adoption of Pedagogical Robotics in the practices of democratization of scientific knowledge A leitura do mundo através da tecnologia educacional: a adoção da Robótica Pedagógica nas práticas de democratização do conhecimento científico |
title |
The reading of the world through educational technology: the adoption of Pedagogical Robotics in the practices of democratization of scientific knowledge |
spellingShingle |
The reading of the world through educational technology: the adoption of Pedagogical Robotics in the practices of democratization of scientific knowledge Silva, Heitor Felipe da robótica pedagógica letramento científico democratização conhecimento ciência e tecnologia |
title_short |
The reading of the world through educational technology: the adoption of Pedagogical Robotics in the practices of democratization of scientific knowledge |
title_full |
The reading of the world through educational technology: the adoption of Pedagogical Robotics in the practices of democratization of scientific knowledge |
title_fullStr |
The reading of the world through educational technology: the adoption of Pedagogical Robotics in the practices of democratization of scientific knowledge |
title_full_unstemmed |
The reading of the world through educational technology: the adoption of Pedagogical Robotics in the practices of democratization of scientific knowledge |
title_sort |
The reading of the world through educational technology: the adoption of Pedagogical Robotics in the practices of democratization of scientific knowledge |
author |
Silva, Heitor Felipe da |
author_facet |
Silva, Heitor Felipe da Carvalho, Ana Beatriz Gomes Pimenta de |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Ana Beatriz Gomes Pimenta de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Heitor Felipe da Carvalho, Ana Beatriz Gomes Pimenta de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
robótica pedagógica letramento científico democratização conhecimento ciência e tecnologia |
topic |
robótica pedagógica letramento científico democratização conhecimento ciência e tecnologia |
description |
RESUMO:Este artigo apresenta um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL) acerca da democratização do conhecimento científico e das práticas de alfabetização e letramento científico com adoção da robótica pedagógica em tais práticas, a fim de consolidar resultados publicados em veículos dedicados à divulgação do conhecimento científico. O mapeamento sistemático da literatura foi realizado em 2018, considerando trabalhos entre os anos de 2010 a 2017. Como base de dados, inicialmente foram escolhidos o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, e posteriormente o Google Scholar. A partir da combinação de buscas foram recuperados quatro artigos, dos quais três foram considerados relevantes para extração e análise de dados via software EndNote. O mapeamento pode mostrar o quão pouco são realizados trabalhos voltados ao uso da robótica pedagógica como ferramenta de auxílio às práticas de democratização do conhecimento científico. PALAVRAS-CHAVE: robótica pedagógica; letramento científico; democratização; conhecimento; ciência e tecnologia. ABSTRACT:This article presents a Systematic Literature Mapping (MSL, in Portuguese) about the democratization of scientific knowledge and the practices of literacy and scientific literacy with the adoption of pedagogical robotics in such practices, in order to consolidate results published in vehicles dedicated to the dissemination of scientific knowledge. The systematic mapping of the literature was carried out in 2018, considering works between the years 2010 to 2017. As a database, the Catalog of Theses and Dissertations of CAPES and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations were initially chosen, and later Google Scholar. From the combination of searches, four articles were retrieved, of which three were considered relevant for extraction and data analysis through EndNote software. The mapping can show how little work is done on the use of pedagogical robotics as a tool to help the practices of democratization of scientific knowledge. KEYWORDS: pedagogical robotics; scientific literacy; democratization; knowledge; science and technology. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16827 10.17851/1983-3652.11.3.353-368 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16827 |
identifier_str_mv |
10.17851/1983-3652.11.3.353-368 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16827/13588 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto Livre; Vol. 11 No. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 353-368 Texto Livre; Vol. 11 Núm. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 353-368 Texto Livre; Vol. 11 No 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 353-368 Texto Livre; v. 11 n. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 353-368 1983-3652 reponame:Texto livre instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Texto livre |
collection |
Texto livre |
repository.name.fl_str_mv |
Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistatextolivre@letras.ufmg.br |
_version_ |
1799711142798426112 |