Mapping of researches on Educational Robotics in Elementary School
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto livre |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16826 |
Resumo: | RESUMO: A Robótica Educacional no Brasil tem ganhado força desde 2002, resultando em trabalhos de dissertação e teses em diferentes programas de pós-graduação. Nesse sentido, buscou-se então entender e fazer um levantamento das produções acadêmicas brasileiras, em especial voltadas para o Ensino Fundamental, produzindo assim um estado da arte. Para construir esse trabalho, concentram-se os esforços em produções que estavam online, tanto no banco da CAPES como na biblioteca nacional, fazendo um mapeamento de vinte oito produções em pouco mais de dez anos. Os resultados dessas pesquisas apontaram uma ramificação das atividades com materiais de robótica livre até proprietários (comerciais) para fins educacionais. Foi possível perceber a empregabilidade dos materiais para o ensino tanto de Matemática como de outras áreas conhecimentos, em sua maioria se apoiando em desenvolvimento de projetos de caráter investigativo. PALAVRAS-CHAVE: robótica; estado da arte; ensino fundamental. ABSTRACT: Educational Robotics in Brazil have gained strength since 2002, resulting in dissertation and thesis works in different postgraduate programs. In this sense, it was sought to understand and make a survey of the Brazilian academic productions especially focused on Primary Education, producing thus a state of the art. To build this work, efforts have been concentrated on online information from CAPES database and national library, obtaining a mapping in little more than ten years with twenty-eight productions. This research results point to a branch of activities with free robotics to owners (commercials) to educational purposes content. It was possible to notice the materials employability to teach Math and others subjects, in its majority, supporting itself in developing projects of investigative character. KEYWORDS: robotics; state of art; Elementary School. |
id |
UFMG-9_e8175a3245e9718cf6ad0eb625765565 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/16826 |
network_acronym_str |
UFMG-9 |
network_name_str |
Texto livre |
repository_id_str |
|
spelling |
Mapping of researches on Educational Robotics in Elementary SchoolMapeamento das pesquisas sobre Robótica Educacional no Ensino Fundamental robóticaestado da arteensino fundamental.RESUMO: A Robótica Educacional no Brasil tem ganhado força desde 2002, resultando em trabalhos de dissertação e teses em diferentes programas de pós-graduação. Nesse sentido, buscou-se então entender e fazer um levantamento das produções acadêmicas brasileiras, em especial voltadas para o Ensino Fundamental, produzindo assim um estado da arte. Para construir esse trabalho, concentram-se os esforços em produções que estavam online, tanto no banco da CAPES como na biblioteca nacional, fazendo um mapeamento de vinte oito produções em pouco mais de dez anos. Os resultados dessas pesquisas apontaram uma ramificação das atividades com materiais de robótica livre até proprietários (comerciais) para fins educacionais. Foi possível perceber a empregabilidade dos materiais para o ensino tanto de Matemática como de outras áreas conhecimentos, em sua maioria se apoiando em desenvolvimento de projetos de caráter investigativo. PALAVRAS-CHAVE: robótica; estado da arte; ensino fundamental. ABSTRACT: Educational Robotics in Brazil have gained strength since 2002, resulting in dissertation and thesis works in different postgraduate programs. In this sense, it was sought to understand and make a survey of the Brazilian academic productions especially focused on Primary Education, producing thus a state of the art. To build this work, efforts have been concentrated on online information from CAPES database and national library, obtaining a mapping in little more than ten years with twenty-eight productions. This research results point to a branch of activities with free robotics to owners (commercials) to educational purposes content. It was possible to notice the materials employability to teach Math and others subjects, in its majority, supporting itself in developing projects of investigative character. KEYWORDS: robotics; state of art; Elementary School.Universidade Federal de Minas Gerais2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1682610.17851/1983-3652.11.3.331-352Texto Livre; Vol. 11 No. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 331-352Texto Livre; Vol. 11 Núm. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 331-352Texto Livre; Vol. 11 No 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 331-352Texto Livre; v. 11 n. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 331-3521983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16826/13587Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Fernando da CostaSouza, Crhistiane da FonsecaSouza Junior, Arlindo José deAlves, Deive Barbosa2021-03-22T13:32:34Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16826Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2021-03-22T13:32:34Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mapping of researches on Educational Robotics in Elementary School Mapeamento das pesquisas sobre Robótica Educacional no Ensino Fundamental |
title |
Mapping of researches on Educational Robotics in Elementary School |
spellingShingle |
Mapping of researches on Educational Robotics in Elementary School Barbosa, Fernando da Costa robótica estado da arte ensino fundamental. |
title_short |
Mapping of researches on Educational Robotics in Elementary School |
title_full |
Mapping of researches on Educational Robotics in Elementary School |
title_fullStr |
Mapping of researches on Educational Robotics in Elementary School |
title_full_unstemmed |
Mapping of researches on Educational Robotics in Elementary School |
title_sort |
Mapping of researches on Educational Robotics in Elementary School |
author |
Barbosa, Fernando da Costa |
author_facet |
Barbosa, Fernando da Costa Souza, Crhistiane da Fonseca Souza Junior, Arlindo José de Alves, Deive Barbosa |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Crhistiane da Fonseca Souza Junior, Arlindo José de Alves, Deive Barbosa |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Fernando da Costa Souza, Crhistiane da Fonseca Souza Junior, Arlindo José de Alves, Deive Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
robótica estado da arte ensino fundamental. |
topic |
robótica estado da arte ensino fundamental. |
description |
RESUMO: A Robótica Educacional no Brasil tem ganhado força desde 2002, resultando em trabalhos de dissertação e teses em diferentes programas de pós-graduação. Nesse sentido, buscou-se então entender e fazer um levantamento das produções acadêmicas brasileiras, em especial voltadas para o Ensino Fundamental, produzindo assim um estado da arte. Para construir esse trabalho, concentram-se os esforços em produções que estavam online, tanto no banco da CAPES como na biblioteca nacional, fazendo um mapeamento de vinte oito produções em pouco mais de dez anos. Os resultados dessas pesquisas apontaram uma ramificação das atividades com materiais de robótica livre até proprietários (comerciais) para fins educacionais. Foi possível perceber a empregabilidade dos materiais para o ensino tanto de Matemática como de outras áreas conhecimentos, em sua maioria se apoiando em desenvolvimento de projetos de caráter investigativo. PALAVRAS-CHAVE: robótica; estado da arte; ensino fundamental. ABSTRACT: Educational Robotics in Brazil have gained strength since 2002, resulting in dissertation and thesis works in different postgraduate programs. In this sense, it was sought to understand and make a survey of the Brazilian academic productions especially focused on Primary Education, producing thus a state of the art. To build this work, efforts have been concentrated on online information from CAPES database and national library, obtaining a mapping in little more than ten years with twenty-eight productions. This research results point to a branch of activities with free robotics to owners (commercials) to educational purposes content. It was possible to notice the materials employability to teach Math and others subjects, in its majority, supporting itself in developing projects of investigative character. KEYWORDS: robotics; state of art; Elementary School. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16826 10.17851/1983-3652.11.3.331-352 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16826 |
identifier_str_mv |
10.17851/1983-3652.11.3.331-352 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16826/13587 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto Livre; Vol. 11 No. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 331-352 Texto Livre; Vol. 11 Núm. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 331-352 Texto Livre; Vol. 11 No 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 331-352 Texto Livre; v. 11 n. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 331-352 1983-3652 reponame:Texto livre instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Texto livre |
collection |
Texto livre |
repository.name.fl_str_mv |
Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistatextolivre@letras.ufmg.br |
_version_ |
1799711142796328960 |