Mapping of researches on Educational Robotics in Elementary School

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Fernando da Costa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Souza, Crhistiane da Fonseca, Souza Junior, Arlindo José de, Alves, Deive Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16826
Resumo: RESUMO: A Robótica Educacional no Brasil tem ganhado força desde 2002, resultando em trabalhos de dissertação e teses em diferentes programas de pós-graduação. Nesse sentido, buscou-se então entender e fazer um levantamento das produções acadêmicas brasileiras, em especial voltadas para o Ensino Fundamental, produzindo assim um estado da arte. Para construir esse trabalho, concentram-se os esforços em produções que estavam online, tanto no banco da CAPES como na biblioteca nacional, fazendo um mapeamento de vinte oito produções em pouco mais de dez anos. Os resultados dessas pesquisas apontaram uma ramificação das atividades com materiais de robótica livre até proprietários (comerciais) para fins educacionais. Foi possível perceber a empregabilidade dos materiais para o ensino tanto de Matemática como de outras áreas conhecimentos, em sua maioria se apoiando em desenvolvimento de projetos de caráter investigativo. PALAVRAS-CHAVE: robótica; estado da arte; ensino fundamental.   ABSTRACT: Educational Robotics in Brazil have gained strength since 2002, resulting in dissertation and thesis works in different postgraduate programs. In this sense, it was sought to understand and make a survey of the Brazilian academic productions especially focused on Primary Education, producing thus a state of the art. To build this work, efforts have been concentrated on online information from CAPES database and national library, obtaining a mapping in little more than ten years with twenty-eight productions. This research results point to a branch of activities with free robotics to owners (commercials) to educational purposes content. It was possible to notice the materials employability to teach Math and others subjects, in its majority, supporting itself in developing projects of investigative character. KEYWORDS: robotics; state of art; Elementary School.
id UFMG-9_e8175a3245e9718cf6ad0eb625765565
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16826
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling Mapping of researches on Educational Robotics in Elementary SchoolMapeamento das pesquisas sobre Robótica Educacional no Ensino Fundamental robóticaestado da arteensino fundamental.RESUMO: A Robótica Educacional no Brasil tem ganhado força desde 2002, resultando em trabalhos de dissertação e teses em diferentes programas de pós-graduação. Nesse sentido, buscou-se então entender e fazer um levantamento das produções acadêmicas brasileiras, em especial voltadas para o Ensino Fundamental, produzindo assim um estado da arte. Para construir esse trabalho, concentram-se os esforços em produções que estavam online, tanto no banco da CAPES como na biblioteca nacional, fazendo um mapeamento de vinte oito produções em pouco mais de dez anos. Os resultados dessas pesquisas apontaram uma ramificação das atividades com materiais de robótica livre até proprietários (comerciais) para fins educacionais. Foi possível perceber a empregabilidade dos materiais para o ensino tanto de Matemática como de outras áreas conhecimentos, em sua maioria se apoiando em desenvolvimento de projetos de caráter investigativo. PALAVRAS-CHAVE: robótica; estado da arte; ensino fundamental.   ABSTRACT: Educational Robotics in Brazil have gained strength since 2002, resulting in dissertation and thesis works in different postgraduate programs. In this sense, it was sought to understand and make a survey of the Brazilian academic productions especially focused on Primary Education, producing thus a state of the art. To build this work, efforts have been concentrated on online information from CAPES database and national library, obtaining a mapping in little more than ten years with twenty-eight productions. This research results point to a branch of activities with free robotics to owners (commercials) to educational purposes content. It was possible to notice the materials employability to teach Math and others subjects, in its majority, supporting itself in developing projects of investigative character. KEYWORDS: robotics; state of art; Elementary School.Universidade Federal de Minas Gerais2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1682610.17851/1983-3652.11.3.331-352Texto Livre; Vol. 11 No. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 331-352Texto Livre; Vol. 11 Núm. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 331-352Texto Livre; Vol. 11 No 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 331-352Texto Livre; v. 11 n. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 331-3521983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16826/13587Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Fernando da CostaSouza, Crhistiane da FonsecaSouza Junior, Arlindo José deAlves, Deive Barbosa2021-03-22T13:32:34Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16826Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2021-03-22T13:32:34Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapping of researches on Educational Robotics in Elementary School
Mapeamento das pesquisas sobre Robótica Educacional no Ensino Fundamental
title Mapping of researches on Educational Robotics in Elementary School
spellingShingle Mapping of researches on Educational Robotics in Elementary School
Barbosa, Fernando da Costa
robótica
estado da arte
ensino fundamental.
title_short Mapping of researches on Educational Robotics in Elementary School
title_full Mapping of researches on Educational Robotics in Elementary School
title_fullStr Mapping of researches on Educational Robotics in Elementary School
title_full_unstemmed Mapping of researches on Educational Robotics in Elementary School
title_sort Mapping of researches on Educational Robotics in Elementary School
author Barbosa, Fernando da Costa
author_facet Barbosa, Fernando da Costa
Souza, Crhistiane da Fonseca
Souza Junior, Arlindo José de
Alves, Deive Barbosa
author_role author
author2 Souza, Crhistiane da Fonseca
Souza Junior, Arlindo José de
Alves, Deive Barbosa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Fernando da Costa
Souza, Crhistiane da Fonseca
Souza Junior, Arlindo José de
Alves, Deive Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv robótica
estado da arte
ensino fundamental.
topic robótica
estado da arte
ensino fundamental.
description RESUMO: A Robótica Educacional no Brasil tem ganhado força desde 2002, resultando em trabalhos de dissertação e teses em diferentes programas de pós-graduação. Nesse sentido, buscou-se então entender e fazer um levantamento das produções acadêmicas brasileiras, em especial voltadas para o Ensino Fundamental, produzindo assim um estado da arte. Para construir esse trabalho, concentram-se os esforços em produções que estavam online, tanto no banco da CAPES como na biblioteca nacional, fazendo um mapeamento de vinte oito produções em pouco mais de dez anos. Os resultados dessas pesquisas apontaram uma ramificação das atividades com materiais de robótica livre até proprietários (comerciais) para fins educacionais. Foi possível perceber a empregabilidade dos materiais para o ensino tanto de Matemática como de outras áreas conhecimentos, em sua maioria se apoiando em desenvolvimento de projetos de caráter investigativo. PALAVRAS-CHAVE: robótica; estado da arte; ensino fundamental.   ABSTRACT: Educational Robotics in Brazil have gained strength since 2002, resulting in dissertation and thesis works in different postgraduate programs. In this sense, it was sought to understand and make a survey of the Brazilian academic productions especially focused on Primary Education, producing thus a state of the art. To build this work, efforts have been concentrated on online information from CAPES database and national library, obtaining a mapping in little more than ten years with twenty-eight productions. This research results point to a branch of activities with free robotics to owners (commercials) to educational purposes content. It was possible to notice the materials employability to teach Math and others subjects, in its majority, supporting itself in developing projects of investigative character. KEYWORDS: robotics; state of art; Elementary School.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16826
10.17851/1983-3652.11.3.331-352
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16826
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.11.3.331-352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16826/13587
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 11 No. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 331-352
Texto Livre; Vol. 11 Núm. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 331-352
Texto Livre; Vol. 11 No 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 331-352
Texto Livre; v. 11 n. 3 (2018): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 331-352
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1799711142796328960