Educação a distância no Brasil: comentários e desafios pedagógicos no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto livre |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16685 |
Resumo: | RESUMO: O trabalho aqui apresentado se propõe a discutir os rumos da Educação a Distância (EaD) no ensino superior brasileiro, a refletir acerca de suas particularidades, do papel do professor, do tutor, do currículo e das plataformas virtuais ao longo desse processo, além, é claro, do papel do aluno, que deve ser (mas nem sempre é) o ator principal do processo educacional. Para tanto, foi feita uma revisão bibliográfica sobre esses temas, apresentando-se neste artigo a conclusão de que, para um curso em EaD ser bem sucedido, necessita-se principalmente do esforço e da dedicação de cada aluno, além da comunhão de todos os personagens envolvidos.PALAVRAS-CHAVE: Educação a Distância (EaD). Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Tutor. Professor. ABSTRACT: The paper is proposing to discuss the future of the Distance Learning (ODL) in Brazilian college education. It reflects on the particularities of this, the role of teachers, tutors, curriculum and virtual platforms throughout its process. In addition, it also reflects about the students’ role, which should be the main actor on the educational process – but is not always like this. Therefore, we did a literature review on these topics. In conclusion, for a full success on a distance education course, it’s mainly required the effort and dedication of each student, besides the communion of all characters involved.KEYWORDS: Distance Learning (DL). Virtual Learning Environments (EVIDA). Tutor. Teacher. |
id |
UFMG-9_8aea8b48a7019307b316d6ac09dcc888 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/16685 |
network_acronym_str |
UFMG-9 |
network_name_str |
Texto livre |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação a distância no Brasil: comentários e desafios pedagógicos no ensino superiorEducação a Distância (EAD)Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)TutorProfessor.RESUMO: O trabalho aqui apresentado se propõe a discutir os rumos da Educação a Distância (EaD) no ensino superior brasileiro, a refletir acerca de suas particularidades, do papel do professor, do tutor, do currículo e das plataformas virtuais ao longo desse processo, além, é claro, do papel do aluno, que deve ser (mas nem sempre é) o ator principal do processo educacional. Para tanto, foi feita uma revisão bibliográfica sobre esses temas, apresentando-se neste artigo a conclusão de que, para um curso em EaD ser bem sucedido, necessita-se principalmente do esforço e da dedicação de cada aluno, além da comunhão de todos os personagens envolvidos.PALAVRAS-CHAVE: Educação a Distância (EaD). Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Tutor. Professor. ABSTRACT: The paper is proposing to discuss the future of the Distance Learning (ODL) in Brazilian college education. It reflects on the particularities of this, the role of teachers, tutors, curriculum and virtual platforms throughout its process. In addition, it also reflects about the students’ role, which should be the main actor on the educational process – but is not always like this. Therefore, we did a literature review on these topics. In conclusion, for a full success on a distance education course, it’s mainly required the effort and dedication of each student, besides the communion of all characters involved.KEYWORDS: Distance Learning (DL). Virtual Learning Environments (EVIDA). Tutor. Teacher.Universidade Federal de Minas Gerais2015-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1668510.17851/1983-3652.8.1.25-38Texto Livre; Vol. 8 No. 1 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 25-38Texto Livre; Vol. 8 Núm. 1 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 25-38Texto Livre; Vol. 8 No 1 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 25-38Texto Livre; v. 8 n. 1 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 25-381983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16685/13442Copyright (c) 2015 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCamargo, PedroLamim-Guedes, Valdir2020-07-18T18:20:49Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16685Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2020-07-18T18:20:49Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação a distância no Brasil: comentários e desafios pedagógicos no ensino superior |
title |
Educação a distância no Brasil: comentários e desafios pedagógicos no ensino superior |
spellingShingle |
Educação a distância no Brasil: comentários e desafios pedagógicos no ensino superior Camargo, Pedro Educação a Distância (EAD) Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) Tutor Professor. |
title_short |
Educação a distância no Brasil: comentários e desafios pedagógicos no ensino superior |
title_full |
Educação a distância no Brasil: comentários e desafios pedagógicos no ensino superior |
title_fullStr |
Educação a distância no Brasil: comentários e desafios pedagógicos no ensino superior |
title_full_unstemmed |
Educação a distância no Brasil: comentários e desafios pedagógicos no ensino superior |
title_sort |
Educação a distância no Brasil: comentários e desafios pedagógicos no ensino superior |
author |
Camargo, Pedro |
author_facet |
Camargo, Pedro Lamim-Guedes, Valdir |
author_role |
author |
author2 |
Lamim-Guedes, Valdir |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo, Pedro Lamim-Guedes, Valdir |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a Distância (EAD) Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) Tutor Professor. |
topic |
Educação a Distância (EAD) Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) Tutor Professor. |
description |
RESUMO: O trabalho aqui apresentado se propõe a discutir os rumos da Educação a Distância (EaD) no ensino superior brasileiro, a refletir acerca de suas particularidades, do papel do professor, do tutor, do currículo e das plataformas virtuais ao longo desse processo, além, é claro, do papel do aluno, que deve ser (mas nem sempre é) o ator principal do processo educacional. Para tanto, foi feita uma revisão bibliográfica sobre esses temas, apresentando-se neste artigo a conclusão de que, para um curso em EaD ser bem sucedido, necessita-se principalmente do esforço e da dedicação de cada aluno, além da comunhão de todos os personagens envolvidos.PALAVRAS-CHAVE: Educação a Distância (EaD). Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Tutor. Professor. ABSTRACT: The paper is proposing to discuss the future of the Distance Learning (ODL) in Brazilian college education. It reflects on the particularities of this, the role of teachers, tutors, curriculum and virtual platforms throughout its process. In addition, it also reflects about the students’ role, which should be the main actor on the educational process – but is not always like this. Therefore, we did a literature review on these topics. In conclusion, for a full success on a distance education course, it’s mainly required the effort and dedication of each student, besides the communion of all characters involved.KEYWORDS: Distance Learning (DL). Virtual Learning Environments (EVIDA). Tutor. Teacher. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16685 10.17851/1983-3652.8.1.25-38 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16685 |
identifier_str_mv |
10.17851/1983-3652.8.1.25-38 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16685/13442 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto Livre; Vol. 8 No. 1 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 25-38 Texto Livre; Vol. 8 Núm. 1 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 25-38 Texto Livre; Vol. 8 No 1 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 25-38 Texto Livre; v. 8 n. 1 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 25-38 1983-3652 reponame:Texto livre instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Texto livre |
collection |
Texto livre |
repository.name.fl_str_mv |
Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistatextolivre@letras.ufmg.br |
_version_ |
1799711141738315776 |