Contribuições da educação crítica pelos novos letramentos para o ensino de língua estrangeira: uma pesquisa-ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Danielle Carolina da Silva Guerra
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A95QW7
Resumo: Esta pesquisa investigou as práticas adotadas por uma professora de inglês do Ensino Médio de um grande Centro Federal de Educação Tecnológica, no que se refere ao uso de teorias de novos letramentos, multiletramentos e letramento crítico em sua prática pedagógica. Por meio deste estudo, buscou-se observar, analisar e implementar ações visando a incrementar a prática da professora-pesquisadora, além de identificar as possibilidades que surgiram para o ensino crítico de LE, bem como as dificuldades e desafios. Através da realização de uma pesquisa-ação, duas atividades elaboradas com base nas teorias sobre letramento crítico, gêneros textuais e o ensino de línguas estrangeiras e abordagem comunicativa foram utilizadas. A metodologia foi de cunho qualitativo, e utilizou-se o método estudo de caso, contando com diários reflexivos da docente e questionários respondidos pelos alunos como instrumentos de geração de dados. A análise mostrou que a maior dificuldade encontrada pela docente foi associar o ensino comunicativo ao letramento crítico, uma vez que as discussões geradas pela primeira atividade não aconteceram em inglês, por resistência dos alunos em utilizar a língua alvo. A análise da segunda atividade mostrou um avanço no sentido da utilização da língua alvo nas interações por parte dos alunos, mas os resultados apontam para a necessidade de se investigar outras formas de motivar os alunos a interagir em inglês.
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