Contribuições da educação crítica pelos novos letramentos para o ensino de língua estrangeira: uma pesquisa-ação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A95QW7 |
Resumo: | Esta pesquisa investigou as práticas adotadas por uma professora de inglês do Ensino Médio de um grande Centro Federal de Educação Tecnológica, no que se refere ao uso de teorias de novos letramentos, multiletramentos e letramento crítico em sua prática pedagógica. Por meio deste estudo, buscou-se observar, analisar e implementar ações visando a incrementar a prática da professora-pesquisadora, além de identificar as possibilidades que surgiram para o ensino crítico de LE, bem como as dificuldades e desafios. Através da realização de uma pesquisa-ação, duas atividades elaboradas com base nas teorias sobre letramento crítico, gêneros textuais e o ensino de línguas estrangeiras e abordagem comunicativa foram utilizadas. A metodologia foi de cunho qualitativo, e utilizou-se o método estudo de caso, contando com diários reflexivos da docente e questionários respondidos pelos alunos como instrumentos de geração de dados. A análise mostrou que a maior dificuldade encontrada pela docente foi associar o ensino comunicativo ao letramento crítico, uma vez que as discussões geradas pela primeira atividade não aconteceram em inglês, por resistência dos alunos em utilizar a língua alvo. A análise da segunda atividade mostrou um avanço no sentido da utilização da língua alvo nas interações por parte dos alunos, mas os resultados apontam para a necessidade de se investigar outras formas de motivar os alunos a interagir em inglês. |
id |
UFMG_01506770d0d6e54c6fe848c4ac255c0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-A95QW7 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Andrea Machado de Almeida MattosHelivane de Azevedo EvangelistaAdriane Terezinha SartoriDanielle Carolina da Silva Guerra2019-08-13T13:58:42Z2019-08-13T13:58:42Z2016-02-23http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A95QW7Esta pesquisa investigou as práticas adotadas por uma professora de inglês do Ensino Médio de um grande Centro Federal de Educação Tecnológica, no que se refere ao uso de teorias de novos letramentos, multiletramentos e letramento crítico em sua prática pedagógica. Por meio deste estudo, buscou-se observar, analisar e implementar ações visando a incrementar a prática da professora-pesquisadora, além de identificar as possibilidades que surgiram para o ensino crítico de LE, bem como as dificuldades e desafios. Através da realização de uma pesquisa-ação, duas atividades elaboradas com base nas teorias sobre letramento crítico, gêneros textuais e o ensino de línguas estrangeiras e abordagem comunicativa foram utilizadas. A metodologia foi de cunho qualitativo, e utilizou-se o método estudo de caso, contando com diários reflexivos da docente e questionários respondidos pelos alunos como instrumentos de geração de dados. A análise mostrou que a maior dificuldade encontrada pela docente foi associar o ensino comunicativo ao letramento crítico, uma vez que as discussões geradas pela primeira atividade não aconteceram em inglês, por resistência dos alunos em utilizar a língua alvo. A análise da segunda atividade mostrou um avanço no sentido da utilização da língua alvo nas interações por parte dos alunos, mas os resultados apontam para a necessidade de se investigar outras formas de motivar os alunos a interagir em inglês.This research investigated the practices adopted by a High School English teacher in a large Federal Center for Technological Education, with regard to the use of theories of new literacies, multiliteracies and critical literacy in her pedagogical practice. This study aimed to observe, analyze and implement actions to improve the practice of the teacher researcher, and to identify the opportunities for critical teaching of a foreign language, as well as the difficulties and challenges. Through an action research project, two activities based on the theories of critical literacy, genres and the teaching of foreign languages, and the communicative approach were applied. The qualitative methodology used the case study method, with teacher reflective diaries and questionnaires answered by the students as tools for data generation. The analysis showed that the greatest difficulty found by the teacher was to associate communicative teaching to critical literacy, since the discussions generated by the first activity werent in English, due to students' resistance to the use of the target language. The analysis of the second activity showed a move towards the use of the target language in students interactions, but the results point to the need to investigate other ways to motivate students to interact in English.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLíngua inglesa Métodos de ensinoLíngua inglesa Estudo e ensino Falantes de português BrasilLingüística aplicadaProfessores de ensino medioLíngua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeirosLetramentoAquisição da segunda linguagemEnsino MédioLetramento CríticoLinguística AplicadaAbordagem ComunivativaEnsino de InglêsContribuições da educação crítica pelos novos letramentos para o ensino de língua estrangeira: uma pesquisa-açãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o___danielle_carolina_da_silva_guerra.pdfapplication/pdf2623439https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-A95QW7/1/disserta__o___danielle_carolina_da_silva_guerra.pdf3ff82302b7ba75e12ebe742de7adfaa5MD51TEXTdisserta__o___danielle_carolina_da_silva_guerra.pdf.txtdisserta__o___danielle_carolina_da_silva_guerra.pdf.txtExtracted texttext/plain307153https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-A95QW7/2/disserta__o___danielle_carolina_da_silva_guerra.pdf.txtb971a2b0982666a8c08009934a8d838fMD521843/MGSS-A95QW72019-11-14 23:20:44.564oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-A95QW7Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T02:20:44Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Contribuições da educação crítica pelos novos letramentos para o ensino de língua estrangeira: uma pesquisa-ação |
title |
Contribuições da educação crítica pelos novos letramentos para o ensino de língua estrangeira: uma pesquisa-ação |
spellingShingle |
Contribuições da educação crítica pelos novos letramentos para o ensino de língua estrangeira: uma pesquisa-ação Danielle Carolina da Silva Guerra Ensino Médio Letramento Crítico Linguística Aplicada Abordagem Comunivativa Ensino de Inglês Língua inglesa Métodos de ensino Língua inglesa Estudo e ensino Falantes de português Brasil Lingüística aplicada Professores de ensino medio Língua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros Letramento Aquisição da segunda linguagem |
title_short |
Contribuições da educação crítica pelos novos letramentos para o ensino de língua estrangeira: uma pesquisa-ação |
title_full |
Contribuições da educação crítica pelos novos letramentos para o ensino de língua estrangeira: uma pesquisa-ação |
title_fullStr |
Contribuições da educação crítica pelos novos letramentos para o ensino de língua estrangeira: uma pesquisa-ação |
title_full_unstemmed |
Contribuições da educação crítica pelos novos letramentos para o ensino de língua estrangeira: uma pesquisa-ação |
title_sort |
Contribuições da educação crítica pelos novos letramentos para o ensino de língua estrangeira: uma pesquisa-ação |
author |
Danielle Carolina da Silva Guerra |
author_facet |
Danielle Carolina da Silva Guerra |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Andrea Machado de Almeida Mattos |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Helivane de Azevedo Evangelista |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Adriane Terezinha Sartori |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Danielle Carolina da Silva Guerra |
contributor_str_mv |
Andrea Machado de Almeida Mattos Helivane de Azevedo Evangelista Adriane Terezinha Sartori |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Médio Letramento Crítico Linguística Aplicada Abordagem Comunivativa Ensino de Inglês |
topic |
Ensino Médio Letramento Crítico Linguística Aplicada Abordagem Comunivativa Ensino de Inglês Língua inglesa Métodos de ensino Língua inglesa Estudo e ensino Falantes de português Brasil Lingüística aplicada Professores de ensino medio Língua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros Letramento Aquisição da segunda linguagem |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Língua inglesa Métodos de ensino Língua inglesa Estudo e ensino Falantes de português Brasil Lingüística aplicada Professores de ensino medio Língua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros Letramento Aquisição da segunda linguagem |
description |
Esta pesquisa investigou as práticas adotadas por uma professora de inglês do Ensino Médio de um grande Centro Federal de Educação Tecnológica, no que se refere ao uso de teorias de novos letramentos, multiletramentos e letramento crítico em sua prática pedagógica. Por meio deste estudo, buscou-se observar, analisar e implementar ações visando a incrementar a prática da professora-pesquisadora, além de identificar as possibilidades que surgiram para o ensino crítico de LE, bem como as dificuldades e desafios. Através da realização de uma pesquisa-ação, duas atividades elaboradas com base nas teorias sobre letramento crítico, gêneros textuais e o ensino de línguas estrangeiras e abordagem comunicativa foram utilizadas. A metodologia foi de cunho qualitativo, e utilizou-se o método estudo de caso, contando com diários reflexivos da docente e questionários respondidos pelos alunos como instrumentos de geração de dados. A análise mostrou que a maior dificuldade encontrada pela docente foi associar o ensino comunicativo ao letramento crítico, uma vez que as discussões geradas pela primeira atividade não aconteceram em inglês, por resistência dos alunos em utilizar a língua alvo. A análise da segunda atividade mostrou um avanço no sentido da utilização da língua alvo nas interações por parte dos alunos, mas os resultados apontam para a necessidade de se investigar outras formas de motivar os alunos a interagir em inglês. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-02-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T13:58:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T13:58:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A95QW7 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A95QW7 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-A95QW7/1/disserta__o___danielle_carolina_da_silva_guerra.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-A95QW7/2/disserta__o___danielle_carolina_da_silva_guerra.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3ff82302b7ba75e12ebe742de7adfaa5 b971a2b0982666a8c08009934a8d838f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589572656889856 |