Atividade investigativa e sua avaliação: proposta de uma tabela de descritores como parâmetro para a avaliação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGTQ32 |
Resumo: | A avaliação da aprendizagem no ensino de ciências por investigação tem sido apontada como um tema pouco discutido em cursos de formação de professores, trazendo consequências para a sua efetividade no contexto da sala de aula. Considerando a necessidade de avaliar os conhecimentos dos estudantes de forma coerente com esta nova perspectiva de ensino, o presente trabalho propõe o uso de uma tabela de descritores como um parâmetro a ser utilizado na prática avaliativa de professores que adotam o ensino por investigação nas disciplinas de ciências da natureza. Esses professores foram entrevistados após a utilização dessa tabela e, para a análise dos dados, recorreu-se a diversos estudos que discutem a prática da avaliação no âmbito escolar e estudos que analisam o processo avaliativo no ensino de ciências por investigação. De modo geral, os resultados apontam que a tabela de descritores é uma ferramenta útil e eficaz para ser utilizada como ferramenta avaliativa no ensino de ciências por investigação. |
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Paulina Maria Maia BarbosaThalita Caroline Lima2019-08-12T20:51:45Z2019-08-12T20:51:45Z2016-07-02http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGTQ32A avaliação da aprendizagem no ensino de ciências por investigação tem sido apontada como um tema pouco discutido em cursos de formação de professores, trazendo consequências para a sua efetividade no contexto da sala de aula. Considerando a necessidade de avaliar os conhecimentos dos estudantes de forma coerente com esta nova perspectiva de ensino, o presente trabalho propõe o uso de uma tabela de descritores como um parâmetro a ser utilizado na prática avaliativa de professores que adotam o ensino por investigação nas disciplinas de ciências da natureza. Esses professores foram entrevistados após a utilização dessa tabela e, para a análise dos dados, recorreu-se a diversos estudos que discutem a prática da avaliação no âmbito escolar e estudos que analisam o processo avaliativo no ensino de ciências por investigação. De modo geral, os resultados apontam que a tabela de descritores é uma ferramenta útil e eficaz para ser utilizada como ferramenta avaliativa no ensino de ciências por investigação.The evaluation for learning in Science Education by research has been pointed out as a little-discussed theme in teaching training courses, leading consequences for its effectiveness in classroom context. Considering the need to assess the students knowledges coherently with this new teaching perspective, this paper proposes the use of a descriptor table as a parameter to be used in teachers practice evaluation who adopts the teaching by research in natural sciences disciplines. These teachers were interviewed after using this table and for data analysis, we used many studies that discuss the assessment practice in Science Education by research. Overall, the results indicates that the descriptor table is a useful e effective tool to be used as an evaluative tool in Science Education by researching.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAprendizagem experimentalCiências (Ensino fundamental) Estudo e ensinoProfessores de ciências FormaçãoAvaliaçãoTabela de descritoresEnsino por investigaçãoAtividade investigativa e sua avaliação: proposta de uma tabela de descritores como parâmetro para a avaliaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_thalita_caroline_lima_cotta.pdfapplication/pdf1089175https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AGTQ32/1/monografia_thalita_caroline_lima_cotta.pdf4b291d7f6a05437d6e8aeac653c6ed7bMD51TEXTmonografia_thalita_caroline_lima_cotta.pdf.txtmonografia_thalita_caroline_lima_cotta.pdf.txtExtracted texttext/plain89873https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AGTQ32/2/monografia_thalita_caroline_lima_cotta.pdf.txt9f6475dabc2bb61baea40e85f0ab6505MD521843/BUBD-AGTQ322019-11-14 19:52:02.033oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AGTQ32Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:52:02Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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