Atividade investigativa e sua avaliação: proposta de uma tabela de descritores como parâmetro para a avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thalita Caroline Lima
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGTQ32
Resumo: A avaliação da aprendizagem no ensino de ciências por investigação tem sido apontada como um tema pouco discutido em cursos de formação de professores, trazendo consequências para a sua efetividade no contexto da sala de aula. Considerando a necessidade de avaliar os conhecimentos dos estudantes de forma coerente com esta nova perspectiva de ensino, o presente trabalho propõe o uso de uma tabela de descritores como um parâmetro a ser utilizado na prática avaliativa de professores que adotam o ensino por investigação nas disciplinas de ciências da natureza. Esses professores foram entrevistados após a utilização dessa tabela e, para a análise dos dados, recorreu-se a diversos estudos que discutem a prática da avaliação no âmbito escolar e estudos que analisam o processo avaliativo no ensino de ciências por investigação. De modo geral, os resultados apontam que a tabela de descritores é uma ferramenta útil e eficaz para ser utilizada como ferramenta avaliativa no ensino de ciências por investigação.
id UFMG_07dd7a8d408c7f96ed934b27d645587a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AGTQ32
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Paulina Maria Maia BarbosaThalita Caroline Lima2019-08-12T20:51:45Z2019-08-12T20:51:45Z2016-07-02http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGTQ32A avaliação da aprendizagem no ensino de ciências por investigação tem sido apontada como um tema pouco discutido em cursos de formação de professores, trazendo consequências para a sua efetividade no contexto da sala de aula. Considerando a necessidade de avaliar os conhecimentos dos estudantes de forma coerente com esta nova perspectiva de ensino, o presente trabalho propõe o uso de uma tabela de descritores como um parâmetro a ser utilizado na prática avaliativa de professores que adotam o ensino por investigação nas disciplinas de ciências da natureza. Esses professores foram entrevistados após a utilização dessa tabela e, para a análise dos dados, recorreu-se a diversos estudos que discutem a prática da avaliação no âmbito escolar e estudos que analisam o processo avaliativo no ensino de ciências por investigação. De modo geral, os resultados apontam que a tabela de descritores é uma ferramenta útil e eficaz para ser utilizada como ferramenta avaliativa no ensino de ciências por investigação.The evaluation for learning in Science Education by research has been pointed out as a little-discussed theme in teaching training courses, leading consequences for its effectiveness in classroom context. Considering the need to assess the students knowledges coherently with this new teaching perspective, this paper proposes the use of a descriptor table as a parameter to be used in teachers practice evaluation who adopts the teaching by research in natural sciences disciplines. These teachers were interviewed after using this table and for data analysis, we used many studies that discuss the assessment practice in Science Education by research. Overall, the results indicates that the descriptor table is a useful e effective tool to be used as an evaluative tool in Science Education by researching.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAprendizagem experimentalCiências (Ensino fundamental) Estudo e ensinoProfessores de ciências FormaçãoAvaliaçãoTabela de descritoresEnsino por investigaçãoAtividade investigativa e sua avaliação: proposta de uma tabela de descritores como parâmetro para a avaliaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_thalita_caroline_lima_cotta.pdfapplication/pdf1089175https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AGTQ32/1/monografia_thalita_caroline_lima_cotta.pdf4b291d7f6a05437d6e8aeac653c6ed7bMD51TEXTmonografia_thalita_caroline_lima_cotta.pdf.txtmonografia_thalita_caroline_lima_cotta.pdf.txtExtracted texttext/plain89873https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AGTQ32/2/monografia_thalita_caroline_lima_cotta.pdf.txt9f6475dabc2bb61baea40e85f0ab6505MD521843/BUBD-AGTQ322019-11-14 19:52:02.033oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AGTQ32Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:52:02Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atividade investigativa e sua avaliação: proposta de uma tabela de descritores como parâmetro para a avaliação
title Atividade investigativa e sua avaliação: proposta de uma tabela de descritores como parâmetro para a avaliação
spellingShingle Atividade investigativa e sua avaliação: proposta de uma tabela de descritores como parâmetro para a avaliação
Thalita Caroline Lima
Avaliação
Tabela de descritores
Ensino por investigação
Aprendizagem experimental
Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino
Professores de ciências Formação
title_short Atividade investigativa e sua avaliação: proposta de uma tabela de descritores como parâmetro para a avaliação
title_full Atividade investigativa e sua avaliação: proposta de uma tabela de descritores como parâmetro para a avaliação
title_fullStr Atividade investigativa e sua avaliação: proposta de uma tabela de descritores como parâmetro para a avaliação
title_full_unstemmed Atividade investigativa e sua avaliação: proposta de uma tabela de descritores como parâmetro para a avaliação
title_sort Atividade investigativa e sua avaliação: proposta de uma tabela de descritores como parâmetro para a avaliação
author Thalita Caroline Lima
author_facet Thalita Caroline Lima
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paulina Maria Maia Barbosa
dc.contributor.author.fl_str_mv Thalita Caroline Lima
contributor_str_mv Paulina Maria Maia Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Tabela de descritores
Ensino por investigação
topic Avaliação
Tabela de descritores
Ensino por investigação
Aprendizagem experimental
Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino
Professores de ciências Formação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem experimental
Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino
Professores de ciências Formação
description A avaliação da aprendizagem no ensino de ciências por investigação tem sido apontada como um tema pouco discutido em cursos de formação de professores, trazendo consequências para a sua efetividade no contexto da sala de aula. Considerando a necessidade de avaliar os conhecimentos dos estudantes de forma coerente com esta nova perspectiva de ensino, o presente trabalho propõe o uso de uma tabela de descritores como um parâmetro a ser utilizado na prática avaliativa de professores que adotam o ensino por investigação nas disciplinas de ciências da natureza. Esses professores foram entrevistados após a utilização dessa tabela e, para a análise dos dados, recorreu-se a diversos estudos que discutem a prática da avaliação no âmbito escolar e estudos que analisam o processo avaliativo no ensino de ciências por investigação. De modo geral, os resultados apontam que a tabela de descritores é uma ferramenta útil e eficaz para ser utilizada como ferramenta avaliativa no ensino de ciências por investigação.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-07-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T20:51:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T20:51:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGTQ32
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGTQ32
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AGTQ32/1/monografia_thalita_caroline_lima_cotta.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AGTQ32/2/monografia_thalita_caroline_lima_cotta.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4b291d7f6a05437d6e8aeac653c6ed7b
9f6475dabc2bb61baea40e85f0ab6505
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589473209942016