A entrada da UFMG na oferta de ensino a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho Nepomuceno
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-96NEY8
Resumo: Este trabalho investigou a entrada da Universidade Federal de Minas Gerais na oferta de Cursos de Graduação, na Modalidade a Distância. O objetivo foi identificar os discursos que antecederam a inserção da Instituição em EAD, as objeções e a defesa daqueles que apoiaram o projeto; entender como alguns dos membros da comunidade interna da Universidade se encontram alheios a esses fatos, ou, ainda, o porquê outros se opõem à decisão da UFMG de ensinar a distância. Para realizar essa análise mapeou-se a Educação a Distância, no Brasil e no mundo; analisou-se o percurso da Universidade emEAD, suas diversas experiências na área, antes da implantação dos cursos graduação em EAD, e descreveu-se também a oferta de seus cursos de licenciatura a distância, para entender sua práxis atual e se há alguma diferença no modo de oferta de seus diversos cursos. Esta pesquisa, assim, procurou elaborar uma visão panorâmica da entrada da UFMG em EAD e identificar como se organiza a sua oferta para os diversos polos de apoio presencial, no interior do estado de Minas Gerais. A abordagem teórico-metodológica foi o estudo de caso. A unidade de análise ou caso deste trabalho foi a implementação dos cursos de graduação, na modalidade ensino a distância, pela UFMG, buscando-se compreender como esse fato ocorreu. Utilizou-se análise documental e entrevistas semi-estruturadas para a coleta de dados. E, chegou-se a conclusão de que a Universidade Federal de Minas Gerais implementou cursos de graduação EAD por intermédio de um trabalho intenso de um grupo de profissionaisque se dedicaram a esse projeto.
id UFMG_0f52db2bd9b4aef67352d8d7233135fb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-96NEY8
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Joao Valdir Alves de SouzaZulmira Medeiros RoqueFernando Selmar Rocha FidalgoMarinho Nepomuceno2019-08-13T13:15:55Z2019-08-13T13:15:55Z2012-08-30http://hdl.handle.net/1843/BUOS-96NEY8Este trabalho investigou a entrada da Universidade Federal de Minas Gerais na oferta de Cursos de Graduação, na Modalidade a Distância. O objetivo foi identificar os discursos que antecederam a inserção da Instituição em EAD, as objeções e a defesa daqueles que apoiaram o projeto; entender como alguns dos membros da comunidade interna da Universidade se encontram alheios a esses fatos, ou, ainda, o porquê outros se opõem à decisão da UFMG de ensinar a distância. Para realizar essa análise mapeou-se a Educação a Distância, no Brasil e no mundo; analisou-se o percurso da Universidade emEAD, suas diversas experiências na área, antes da implantação dos cursos graduação em EAD, e descreveu-se também a oferta de seus cursos de licenciatura a distância, para entender sua práxis atual e se há alguma diferença no modo de oferta de seus diversos cursos. Esta pesquisa, assim, procurou elaborar uma visão panorâmica da entrada da UFMG em EAD e identificar como se organiza a sua oferta para os diversos polos de apoio presencial, no interior do estado de Minas Gerais. A abordagem teórico-metodológica foi o estudo de caso. A unidade de análise ou caso deste trabalho foi a implementação dos cursos de graduação, na modalidade ensino a distância, pela UFMG, buscando-se compreender como esse fato ocorreu. Utilizou-se análise documental e entrevistas semi-estruturadas para a coleta de dados. E, chegou-se a conclusão de que a Universidade Federal de Minas Gerais implementou cursos de graduação EAD por intermédio de um trabalho intenso de um grupo de profissionaisque se dedicaram a esse projeto.This study investigated the entry of the Federal University of Minas Gerais in offering undergraduate courses in the distance mode. The goal was to identify the speeches that preceded the inclusion of the institution EAD, objections and defense of those who supported the project; understand how some members of the international community of the University are unaware of these facts, or even why others oppose the decision to teach UFMG away. To perform this analysis mapped to Distance Education in Brazil and the world; analyzed the route's University in EAD, their diverse experiences in the area before the implementation of undergraduate courses in distance education, and also described the offer their undergraduate distance, to understand their current practice and whether there is any difference in the way of delivering their various courses. This research therefore sought to develop an overview of entry UFMG in distance learning and identify how itorganizes its offer for the various poles of presence support, within the state of Minas Gerais. The theoretical and methodological approach was case study. The unit of analysis - or if - this work was the implementation of undergraduate courses in distance education mode, UFMG, trying to understand how this actually happened. We used document analysis and semi-structured interviews to collect data. And came to the conclusion that the Federal University of Minas Gerais implemented undergraduate EAD through the hard work of a group of professionals who have dedicated themselves to this project.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores  FormaçãoEducaçãoEnsino à distância  Formação docenteEducaçãoPercursoOfertaEnsino a distânciaA entrada da UFMG na oferta de ensino a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_de_mestrado___a_entrada_da_ufmg_na_oferta_de_ensino_a_dist_ncia___vers_o_final_.pdfapplication/pdf13639779https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-96NEY8/1/disserta__o_de_mestrado___a_entrada_da_ufmg_na_oferta_de_ensino_a_dist_ncia___vers_o_final_.pdf470744a78475fc3e59be3b8253f62fa1MD51TEXTdisserta__o_de_mestrado___a_entrada_da_ufmg_na_oferta_de_ensino_a_dist_ncia___vers_o_final_.pdf.txtdisserta__o_de_mestrado___a_entrada_da_ufmg_na_oferta_de_ensino_a_dist_ncia___vers_o_final_.pdf.txtExtracted texttext/plain485350https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-96NEY8/2/disserta__o_de_mestrado___a_entrada_da_ufmg_na_oferta_de_ensino_a_dist_ncia___vers_o_final_.pdf.txta37cbead4bdcc887a5f7cd946ca5c656MD521843/BUOS-96NEY82019-11-14 23:02:22.928oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-96NEY8Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T02:02:22Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A entrada da UFMG na oferta de ensino a distância
title A entrada da UFMG na oferta de ensino a distância
spellingShingle A entrada da UFMG na oferta de ensino a distância
Marinho Nepomuceno
Formação docente
Educação
Percurso
Oferta
Ensino a distância
Professores  Formação
Educação
Ensino à distância  
title_short A entrada da UFMG na oferta de ensino a distância
title_full A entrada da UFMG na oferta de ensino a distância
title_fullStr A entrada da UFMG na oferta de ensino a distância
title_full_unstemmed A entrada da UFMG na oferta de ensino a distância
title_sort A entrada da UFMG na oferta de ensino a distância
author Marinho Nepomuceno
author_facet Marinho Nepomuceno
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Joao Valdir Alves de Souza
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Zulmira Medeiros Roque
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Fernando Selmar Rocha Fidalgo
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinho Nepomuceno
contributor_str_mv Joao Valdir Alves de Souza
Zulmira Medeiros Roque
Fernando Selmar Rocha Fidalgo
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Educação
Percurso
Oferta
Ensino a distância
topic Formação docente
Educação
Percurso
Oferta
Ensino a distância
Professores  Formação
Educação
Ensino à distância  
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Professores  Formação
Educação
Ensino à distância  
description Este trabalho investigou a entrada da Universidade Federal de Minas Gerais na oferta de Cursos de Graduação, na Modalidade a Distância. O objetivo foi identificar os discursos que antecederam a inserção da Instituição em EAD, as objeções e a defesa daqueles que apoiaram o projeto; entender como alguns dos membros da comunidade interna da Universidade se encontram alheios a esses fatos, ou, ainda, o porquê outros se opõem à decisão da UFMG de ensinar a distância. Para realizar essa análise mapeou-se a Educação a Distância, no Brasil e no mundo; analisou-se o percurso da Universidade emEAD, suas diversas experiências na área, antes da implantação dos cursos graduação em EAD, e descreveu-se também a oferta de seus cursos de licenciatura a distância, para entender sua práxis atual e se há alguma diferença no modo de oferta de seus diversos cursos. Esta pesquisa, assim, procurou elaborar uma visão panorâmica da entrada da UFMG em EAD e identificar como se organiza a sua oferta para os diversos polos de apoio presencial, no interior do estado de Minas Gerais. A abordagem teórico-metodológica foi o estudo de caso. A unidade de análise ou caso deste trabalho foi a implementação dos cursos de graduação, na modalidade ensino a distância, pela UFMG, buscando-se compreender como esse fato ocorreu. Utilizou-se análise documental e entrevistas semi-estruturadas para a coleta de dados. E, chegou-se a conclusão de que a Universidade Federal de Minas Gerais implementou cursos de graduação EAD por intermédio de um trabalho intenso de um grupo de profissionaisque se dedicaram a esse projeto.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-08-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T13:15:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T13:15:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-96NEY8
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-96NEY8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-96NEY8/1/disserta__o_de_mestrado___a_entrada_da_ufmg_na_oferta_de_ensino_a_dist_ncia___vers_o_final_.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-96NEY8/2/disserta__o_de_mestrado___a_entrada_da_ufmg_na_oferta_de_ensino_a_dist_ncia___vers_o_final_.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 470744a78475fc3e59be3b8253f62fa1
a37cbead4bdcc887a5f7cd946ca5c656
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589320763768832