Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_14c547f45e534de4b1a022fe79abee5e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ASAH3T
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Leise Kelli de OliveiraRodrigo Affonso de Albuquerque NobregaRenata Lúcia Magalhães de OliveiraMarcelo Cintra do AmaralOdirley Rocha dos Santos2019-08-11T13:47:40Z2019-08-11T13:47:40Z2017-02-24http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ASAH3TAssociado à expansão urbana está o espraiamento logístico (logistics sprawl, em inglês), definido como a tendência histórica da expansão espacial das instalações logísticas em áreas metropolitanas. Considerando que o planejamento do transporte de carga deve estar em sintonia com o planejamento urbano e da mobilidade sustentável de uma região, soluções para reduzir espraiamento logístico se fazem necessárias. Assim, a manutenção das instalações logísticas próximas à infraestrutura de transporte e ao destino das mercadorias é importante para a sustentabilidade da economia em uma região. Nesta dissertação é analisado o espraiamento logístico na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e respectivo Colar Metropolitano para o período entre 1995-2015. Utilizando dados secundários, adquiridos da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (JUCEMG), adaptou-se a metodologia de classificação das instalações logísticas à um dos cenários característicos da realidade brasileira. O trabalho trouxe como proposta investigar a magnitude do espraiamento logístico na RMBH e compará-lo aos padrões de fenômenos constatados na Europa, América do Norte e Japão. Técnicas de análise espacial foram utilizadas para determinar o centro médio da localização dos equipamentos logísticos e a respectiva dispersão espacial. Os resultados indicaram aumento considerável do número de instalações logísticas, com pequeno espraiamento logístico e permitiram conhecer as características destes armazéns na área de estudo e analisar os efeitos das políticas públicas de uso e ocupação do solo no transporte urbano/regional de mercadorias, assim como analisar sua relação com dados demográficos e econômicos, sistema viário e o planejamento urbano e da mobilidade da região.Logistic sprawl is a phenomena associated with the urban expansion (urban sprawl). It is defined as the historical trend of the geographic expansion of the logistics facilities within a metropolitan area. Freight transportation planning must be aligned with urban planning and sustainable mobility of a region. In order to create this synergy, it is necessary to provide solutions to reduce the logistics sprawl. Hence, for the urban planning standpoint, keeping the logistics facilities close to the transport infrastructure, as well as close to the destination of the goods is crucial to economic sustainability of the region. This dissertation addresses an investigation of the logistics sprawl in Belo Horizonte Metropolitan Area and vicinity of municipalities for the period 1995-2015. Applying secondary data, acquired from the Board of Trade of the State of Minas Gerais (JUCEMG), the methodology of classification of logistics facilities was adapted to Brazil. This study investigates the magnitude of logistics sprawl in the BHMA, comparing it with the patterns of this phenomena in Europe, North America and Japan. The study used GIS approaches for geolocating the logistics facilities, hence calculating the mean (or gravity) center of these infrastructures and analyzing the geographic shifting and expansion in the period. Results revealed a sizable rise in the number of logistics facilities with a small logistics sprawl. The results also exposed the characteristics of the warehouses in the area studied and, therefore, the evaluation of the impact of public policies for land use and land cover in urban/regional freight, along with the analysis of its relationship with demographic and economic data, road system, urban planning and mobility of the region.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGGeotecniaTransportesGeografia logísticaEspraiamento logísticoAnálise espacialDistribuição urbana de mercadoriasSistema de informação geográficaInfluência da localização de instalações logísticas na Região Metropolitana de Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdiss_odirley_santos.pdfapplication/pdf32363501https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ASAH3T/1/diss_odirley_santos.pdf0fa5561dc7a2802eb74d0d59d0c84206MD51TEXTdiss_odirley_santos.pdf.txtdiss_odirley_santos.pdf.txtExtracted texttext/plain329944https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ASAH3T/2/diss_odirley_santos.pdf.txtda0950f9241e1ec2a9ec6a75229187cdMD521843/BUOS-ASAH3T2019-11-14 06:37:23.477oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ASAH3TRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:37:23Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813548028885204992