O colegiado escolar e a participação democrática como processo de gestão da escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Regina Mara Carvalho Ferreira Cantizane
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKP9Y
Resumo: O Presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta uma análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Estadual Dr. Antônio Ferreira Lisboa Dias, com destaque para o tópico Processos de Decisão, abordando a relevância da participação colegiada na gestão da escola pública, tendo como referência o que aponta a literatura sobre o tema em questão. No contexto acadêmico, a análise dessa participação enfatiza que quando todos participam, ocorre a legitimação do processo, os resultados aparecem e os benefícios alcançam a todos os envolvidos. Não há democracia quando não há participação. A gestão da escola pública deve contar com a participação de todos os atores sociais envolvidos com o projeto educativo, como diretor (gestor), professores, alunos, pais, demais servidores e comunidade escolar, priorizando assim a participação democrática. Neste modelo de gestão, ambos participam de todos os aspectos de gestão incluindo administrativo, financeiro e pedagógico, dinamizando a real função da escola, que é socializar o conhecimento sistematizado e organizado historicamente, agregando-o aos saberes populares, tendo como objetivo primordial formar o cidadão, ajudando-o na construção de atitudes e valores, primando pelos seus direitos e deveres, que devem ser discutidos e definidos democraticamente, possibilitando assim, o exercício da democracia.
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