O colegiado escolar como um dos instrumentos da gestão democrática na escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luzia de Campos Casas
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FDEPG
Resumo: Este trabalho aborda um dos problemas atuais no campo da gestão democrática da escola pública: os conselhos escolares na democratização dos processos decisórios da instituição. A pesquisa tem como foco principal a participação dos membros do colegiado da Escola Municipal Wladimir de Paula Gomes na elaboração e na consolidação do Projeto Político Pedagógico (PPP) da referida escola. O objetivo deste é retraçar e analisar os modos de participação do Colegiado no desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico no cotidiano da escola. Para isso realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o tema e a análise documental. A análise mostrou que o Colegiado da escola pesquisada cumpre a função deliberativa, consultiva, mobilizadora e fiscal no processo de elaboração e de consolidação do PPP. Apresentou ainda a tendência de referendar as propostas e os projetos pedagógicos apresentados pela escola para que ele procedesse a sua análise e a sua aprovação.
id UFMG_1e9a5845f3ef5e7fb0632028470e72b4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FDEPG
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Angélica Araújo RibeiroLuzia de Campos Casas2019-08-14T11:01:10Z2019-08-14T11:01:10Z2011-01-26http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FDEPGEste trabalho aborda um dos problemas atuais no campo da gestão democrática da escola pública: os conselhos escolares na democratização dos processos decisórios da instituição. A pesquisa tem como foco principal a participação dos membros do colegiado da Escola Municipal Wladimir de Paula Gomes na elaboração e na consolidação do Projeto Político Pedagógico (PPP) da referida escola. O objetivo deste é retraçar e analisar os modos de participação do Colegiado no desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico no cotidiano da escola. Para isso realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o tema e a análise documental. A análise mostrou que o Colegiado da escola pesquisada cumpre a função deliberativa, consultiva, mobilizadora e fiscal no processo de elaboração e de consolidação do PPP. Apresentou ainda a tendência de referendar as propostas e os projetos pedagógicos apresentados pela escola para que ele procedesse a sua análise e a sua aprovação.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGGestão democráticaAutodeterminação (Educação)Escolas Organização e AdministraçãoEducação e EstadoColegiadoGestão democráticaProjeto Político PedagógicoEscola públicaO colegiado escolar como um dos instrumentos da gestão democrática na escola públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_luzia_de_campos_casas.pdfapplication/pdf218818https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FDEPG/1/tcc_luzia_de_campos_casas.pdf529af915e5518a685e6e2ddb3cc0a5ecMD51TEXTtcc_luzia_de_campos_casas.pdf.txttcc_luzia_de_campos_casas.pdf.txtExtracted texttext/plain75625https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FDEPG/2/tcc_luzia_de_campos_casas.pdf.txtb8d339e6f4035b059babb4976b5ec930MD521843/BUBD-9FDEPG2019-11-14 12:30:13.58oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FDEPGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:30:13Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O colegiado escolar como um dos instrumentos da gestão democrática na escola pública
title O colegiado escolar como um dos instrumentos da gestão democrática na escola pública
spellingShingle O colegiado escolar como um dos instrumentos da gestão democrática na escola pública
Luzia de Campos Casas
Colegiado
Gestão democrática
Projeto Político Pedagógico
Escola pública
Gestão democrática
Autodeterminação (Educação)
Escolas Organização e Administração
Educação e Estado
title_short O colegiado escolar como um dos instrumentos da gestão democrática na escola pública
title_full O colegiado escolar como um dos instrumentos da gestão democrática na escola pública
title_fullStr O colegiado escolar como um dos instrumentos da gestão democrática na escola pública
title_full_unstemmed O colegiado escolar como um dos instrumentos da gestão democrática na escola pública
title_sort O colegiado escolar como um dos instrumentos da gestão democrática na escola pública
author Luzia de Campos Casas
author_facet Luzia de Campos Casas
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Angélica Araújo Ribeiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Luzia de Campos Casas
contributor_str_mv Maria Angélica Araújo Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Colegiado
Gestão democrática
Projeto Político Pedagógico
Escola pública
topic Colegiado
Gestão democrática
Projeto Político Pedagógico
Escola pública
Gestão democrática
Autodeterminação (Educação)
Escolas Organização e Administração
Educação e Estado
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Gestão democrática
Autodeterminação (Educação)
Escolas Organização e Administração
Educação e Estado
description Este trabalho aborda um dos problemas atuais no campo da gestão democrática da escola pública: os conselhos escolares na democratização dos processos decisórios da instituição. A pesquisa tem como foco principal a participação dos membros do colegiado da Escola Municipal Wladimir de Paula Gomes na elaboração e na consolidação do Projeto Político Pedagógico (PPP) da referida escola. O objetivo deste é retraçar e analisar os modos de participação do Colegiado no desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico no cotidiano da escola. Para isso realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o tema e a análise documental. A análise mostrou que o Colegiado da escola pesquisada cumpre a função deliberativa, consultiva, mobilizadora e fiscal no processo de elaboração e de consolidação do PPP. Apresentou ainda a tendência de referendar as propostas e os projetos pedagógicos apresentados pela escola para que ele procedesse a sua análise e a sua aprovação.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-01-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T11:01:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T11:01:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FDEPG
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FDEPG
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FDEPG/1/tcc_luzia_de_campos_casas.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FDEPG/2/tcc_luzia_de_campos_casas.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 529af915e5518a685e6e2ddb3cc0a5ec
b8d339e6f4035b059babb4976b5ec930
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589437885513728