O colegiado escolar como um dos instrumentos da gestão democrática na escola pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FDEPG |
Resumo: | Este trabalho aborda um dos problemas atuais no campo da gestão democrática da escola pública: os conselhos escolares na democratização dos processos decisórios da instituição. A pesquisa tem como foco principal a participação dos membros do colegiado da Escola Municipal Wladimir de Paula Gomes na elaboração e na consolidação do Projeto Político Pedagógico (PPP) da referida escola. O objetivo deste é retraçar e analisar os modos de participação do Colegiado no desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico no cotidiano da escola. Para isso realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o tema e a análise documental. A análise mostrou que o Colegiado da escola pesquisada cumpre a função deliberativa, consultiva, mobilizadora e fiscal no processo de elaboração e de consolidação do PPP. Apresentou ainda a tendência de referendar as propostas e os projetos pedagógicos apresentados pela escola para que ele procedesse a sua análise e a sua aprovação. |
id |
UFMG_1e9a5845f3ef5e7fb0632028470e72b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FDEPG |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Maria Angélica Araújo RibeiroLuzia de Campos Casas2019-08-14T11:01:10Z2019-08-14T11:01:10Z2011-01-26http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FDEPGEste trabalho aborda um dos problemas atuais no campo da gestão democrática da escola pública: os conselhos escolares na democratização dos processos decisórios da instituição. A pesquisa tem como foco principal a participação dos membros do colegiado da Escola Municipal Wladimir de Paula Gomes na elaboração e na consolidação do Projeto Político Pedagógico (PPP) da referida escola. O objetivo deste é retraçar e analisar os modos de participação do Colegiado no desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico no cotidiano da escola. Para isso realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o tema e a análise documental. A análise mostrou que o Colegiado da escola pesquisada cumpre a função deliberativa, consultiva, mobilizadora e fiscal no processo de elaboração e de consolidação do PPP. Apresentou ainda a tendência de referendar as propostas e os projetos pedagógicos apresentados pela escola para que ele procedesse a sua análise e a sua aprovação.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGGestão democráticaAutodeterminação (Educação)Escolas Organização e AdministraçãoEducação e EstadoColegiadoGestão democráticaProjeto Político PedagógicoEscola públicaO colegiado escolar como um dos instrumentos da gestão democrática na escola públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_luzia_de_campos_casas.pdfapplication/pdf218818https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FDEPG/1/tcc_luzia_de_campos_casas.pdf529af915e5518a685e6e2ddb3cc0a5ecMD51TEXTtcc_luzia_de_campos_casas.pdf.txttcc_luzia_de_campos_casas.pdf.txtExtracted texttext/plain75625https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FDEPG/2/tcc_luzia_de_campos_casas.pdf.txtb8d339e6f4035b059babb4976b5ec930MD521843/BUBD-9FDEPG2019-11-14 12:30:13.58oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FDEPGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:30:13Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O colegiado escolar como um dos instrumentos da gestão democrática na escola pública |
title |
O colegiado escolar como um dos instrumentos da gestão democrática na escola pública |
spellingShingle |
O colegiado escolar como um dos instrumentos da gestão democrática na escola pública Luzia de Campos Casas Colegiado Gestão democrática Projeto Político Pedagógico Escola pública Gestão democrática Autodeterminação (Educação) Escolas Organização e Administração Educação e Estado |
title_short |
O colegiado escolar como um dos instrumentos da gestão democrática na escola pública |
title_full |
O colegiado escolar como um dos instrumentos da gestão democrática na escola pública |
title_fullStr |
O colegiado escolar como um dos instrumentos da gestão democrática na escola pública |
title_full_unstemmed |
O colegiado escolar como um dos instrumentos da gestão democrática na escola pública |
title_sort |
O colegiado escolar como um dos instrumentos da gestão democrática na escola pública |
author |
Luzia de Campos Casas |
author_facet |
Luzia de Campos Casas |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Angélica Araújo Ribeiro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luzia de Campos Casas |
contributor_str_mv |
Maria Angélica Araújo Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Colegiado Gestão democrática Projeto Político Pedagógico Escola pública |
topic |
Colegiado Gestão democrática Projeto Político Pedagógico Escola pública Gestão democrática Autodeterminação (Educação) Escolas Organização e Administração Educação e Estado |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Gestão democrática Autodeterminação (Educação) Escolas Organização e Administração Educação e Estado |
description |
Este trabalho aborda um dos problemas atuais no campo da gestão democrática da escola pública: os conselhos escolares na democratização dos processos decisórios da instituição. A pesquisa tem como foco principal a participação dos membros do colegiado da Escola Municipal Wladimir de Paula Gomes na elaboração e na consolidação do Projeto Político Pedagógico (PPP) da referida escola. O objetivo deste é retraçar e analisar os modos de participação do Colegiado no desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico no cotidiano da escola. Para isso realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o tema e a análise documental. A análise mostrou que o Colegiado da escola pesquisada cumpre a função deliberativa, consultiva, mobilizadora e fiscal no processo de elaboração e de consolidação do PPP. Apresentou ainda a tendência de referendar as propostas e os projetos pedagógicos apresentados pela escola para que ele procedesse a sua análise e a sua aprovação. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-01-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T11:01:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T11:01:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FDEPG |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FDEPG |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FDEPG/1/tcc_luzia_de_campos_casas.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FDEPG/2/tcc_luzia_de_campos_casas.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
529af915e5518a685e6e2ddb3cc0a5ec b8d339e6f4035b059babb4976b5ec930 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589437885513728 |