Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_2b6dd9ed2d4d39aaa019b33b15a8424f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/LHLS-69XQRP
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Marta Araujo Tavares FerreiraRodrigo Baroni de Carvalho2019-08-14T19:40:46Z2019-08-14T19:40:46Z2000-11-30http://hdl.handle.net/1843/LHLS-69XQRPO papel principal da Tecnologia da Informação na Gestão do Conhecimento consiste em ampliar o alcance e acelerar a velocidade de transferência do conhecimento. Os softwares de Gestão do Conhecimento pretendem auxiliar na captura e estruturação do conhecimento de grupos de indivíduos, disponibilizando esse conhecimento em uma base compartilhada por toda a organização. O objetivo principal dessa dissertação é a construção de uma tipologia baseada no uso das ferramentas de Gestão de Conhecimento. A tipologia apresenta oito categorias: ferramentas voltadas para Intranet, sistemas de GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos), sistemas de groupware, sistemas de workflow, sistemas para a construção de bases inteligentes de conhecimento, Business Intelligence, sistemas de mapa de conhecimento e ferramentas de apoio à inovação. Cada categoria é ilustrada com um software exemplo. São apresentados também casos de duas empresas brasileiras que adotaram softwares de Gestão do Conhecimento. Dessa forma, pretende-se apresentar diretrizes que orientem a escolha por empresas de softwares de Gestão do Conhecimento, permitindo assim o uso adequado da Tecnologia da Informação como uma aliada das iniciativas organizacionais de Gestão do Conhecimento.The main role of Information Technology in Knowledge Management is to accelerate the speed of knowledge transfer. The Knowledge Management softwares intend to help the process of collecting and structuring the knowledge of groups of individuals in order to make this knowledge avaliable in a base shared between the whole organization. The main objective of this work is the development of a use-basedKnowledge Management typology. The typology contains eight categories: Intranet tools, EDM (Eletronic Document Management), groupware, workflow, knowledge based systems, Business Intelligence, knowledge map systems and innovation tools. Each category is illustrated by a software. This work also contains the analysis of twobrazilian companies that are using Knowledge Management software. Some guidelines to Knowledge Management software evalution are presented. A correct understanding of the use of this new kind of software can turn Information Technology into the key of Knowledge Management organizational programs.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCiência da InformaçãoSoftwareTecnologia da informaçãoGestão do conhecimentoTecnologia da informaçãoAplicações de softwares de gestão do conhecimento: tipologia e usosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmestrado___rodrigo_baroni_de_carvalho.pdfapplication/pdf559751https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LHLS-69XQRP/1/mestrado___rodrigo_baroni_de_carvalho.pdf05da8bf6890a78bd8f56301fba65d718MD51TEXTmestrado___rodrigo_baroni_de_carvalho.pdf.txtmestrado___rodrigo_baroni_de_carvalho.pdf.txtExtracted texttext/plain290221https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LHLS-69XQRP/2/mestrado___rodrigo_baroni_de_carvalho.pdf.txtf6e8dbedf9c1aef1a76c0f381b5a48ceMD521843/LHLS-69XQRP2019-11-14 12:39:32.435oai:repositorio.ufmg.br:1843/LHLS-69XQRPRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:39:32Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813548240941875200