Organizando o espaço e o tempo para chegada das crianças aos seis anos no Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Cristina Ferreira Alves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADCL9X
Resumo: Este estudo sobre a organização do espaço físico na turma de seis anos do Ensino Fundamental em uma escola municipal pública teve como objetivo buscar compreender como se dá a chegada destas crianças no Ensino Fundamental, além de investigar como se dará o processo de alfabetização destas crianças de maneira lúdica, respeitando a faixa etária e o desenvolvimento cognitivo. O espaço da sala de aula foi organizado de forma diferenciada, utilizando as Estações de aprendizagem: Linguística, Faz de Conta, Matemática e Artes, proporcionando aos alunos uma maior interação no espaço e possibilitado ao professor um trabalho com grupos menores podendo conseguir acompanhar de perto o desenvolvimento dos alunos e em alguns momentos também agrupando os alunos em níveis diferenciados fazendo com que um aluno pudesse auxiliar o outro. O primeiro passo foi reorganizar o espaço da sala da turma do primeiro ano pensando nos artefatos culturais que seriam necessários para cada espaço tendo em vista que alguns artefatos eram comuns entre as estações. A montagem das estações de aprendizagem e a vivência na prática com os alunos permitiram constatar que o trabalho nas estações, mesmo que no inicio seja muito difícil, no decorrer do ano possibilitou um acompanhamento mais de perto do desenvolvimento dos alunos pela professora e uma interação maior entre as crianças e principalmente a garantia do direito de aprender brincando.
id UFMG_34cbaaff71b872059364e448bba733bd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ADCL9X
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Gilcinei Teodoro CarvalhoCamila Sequetto PereiraMaria Cristina Ferreira Alves2019-08-10T17:31:36Z2019-08-10T17:31:36Z2015-05-09http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADCL9XEste estudo sobre a organização do espaço físico na turma de seis anos do Ensino Fundamental em uma escola municipal pública teve como objetivo buscar compreender como se dá a chegada destas crianças no Ensino Fundamental, além de investigar como se dará o processo de alfabetização destas crianças de maneira lúdica, respeitando a faixa etária e o desenvolvimento cognitivo. O espaço da sala de aula foi organizado de forma diferenciada, utilizando as Estações de aprendizagem: Linguística, Faz de Conta, Matemática e Artes, proporcionando aos alunos uma maior interação no espaço e possibilitado ao professor um trabalho com grupos menores podendo conseguir acompanhar de perto o desenvolvimento dos alunos e em alguns momentos também agrupando os alunos em níveis diferenciados fazendo com que um aluno pudesse auxiliar o outro. O primeiro passo foi reorganizar o espaço da sala da turma do primeiro ano pensando nos artefatos culturais que seriam necessários para cada espaço tendo em vista que alguns artefatos eram comuns entre as estações. A montagem das estações de aprendizagem e a vivência na prática com os alunos permitiram constatar que o trabalho nas estações, mesmo que no inicio seja muito difícil, no decorrer do ano possibilitou um acompanhamento mais de perto do desenvolvimento dos alunos pela professora e uma interação maior entre as crianças e principalmente a garantia do direito de aprender brincando.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores de ensino fundamental Formação Planejamento educacionalEscolas Organização e administraçãoEstações de aprendizagemA organização do tempo e espaço na sala de aulaOrganizando o espaço e o tempo para chegada das crianças aos seis anos no Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmaria_cristina_ferreira_alves_oliveira.pdfapplication/pdf2058061https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADCL9X/1/maria_cristina_ferreira_alves_oliveira.pdf06cba68b792769f6d740097edfa3173dMD51TEXTmaria_cristina_ferreira_alves_oliveira.pdf.txtmaria_cristina_ferreira_alves_oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain51655https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADCL9X/2/maria_cristina_ferreira_alves_oliveira.pdf.txtf0898564878b7e2ab3a594225b592aaeMD521843/BUOS-ADCL9X2019-11-14 06:38:17.404oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ADCL9XRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:38:17Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Organizando o espaço e o tempo para chegada das crianças aos seis anos no Ensino Fundamental
title Organizando o espaço e o tempo para chegada das crianças aos seis anos no Ensino Fundamental
spellingShingle Organizando o espaço e o tempo para chegada das crianças aos seis anos no Ensino Fundamental
Maria Cristina Ferreira Alves
Estações de aprendizagem
A organização do tempo e espaço na sala de aula
Professores de ensino fundamental Formação 
Planejamento educacional
Escolas Organização e administração
title_short Organizando o espaço e o tempo para chegada das crianças aos seis anos no Ensino Fundamental
title_full Organizando o espaço e o tempo para chegada das crianças aos seis anos no Ensino Fundamental
title_fullStr Organizando o espaço e o tempo para chegada das crianças aos seis anos no Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Organizando o espaço e o tempo para chegada das crianças aos seis anos no Ensino Fundamental
title_sort Organizando o espaço e o tempo para chegada das crianças aos seis anos no Ensino Fundamental
author Maria Cristina Ferreira Alves
author_facet Maria Cristina Ferreira Alves
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gilcinei Teodoro Carvalho
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Camila Sequetto Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Cristina Ferreira Alves
contributor_str_mv Gilcinei Teodoro Carvalho
Camila Sequetto Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Estações de aprendizagem
A organização do tempo e espaço na sala de aula
topic Estações de aprendizagem
A organização do tempo e espaço na sala de aula
Professores de ensino fundamental Formação 
Planejamento educacional
Escolas Organização e administração
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Professores de ensino fundamental Formação 
Planejamento educacional
Escolas Organização e administração
description Este estudo sobre a organização do espaço físico na turma de seis anos do Ensino Fundamental em uma escola municipal pública teve como objetivo buscar compreender como se dá a chegada destas crianças no Ensino Fundamental, além de investigar como se dará o processo de alfabetização destas crianças de maneira lúdica, respeitando a faixa etária e o desenvolvimento cognitivo. O espaço da sala de aula foi organizado de forma diferenciada, utilizando as Estações de aprendizagem: Linguística, Faz de Conta, Matemática e Artes, proporcionando aos alunos uma maior interação no espaço e possibilitado ao professor um trabalho com grupos menores podendo conseguir acompanhar de perto o desenvolvimento dos alunos e em alguns momentos também agrupando os alunos em níveis diferenciados fazendo com que um aluno pudesse auxiliar o outro. O primeiro passo foi reorganizar o espaço da sala da turma do primeiro ano pensando nos artefatos culturais que seriam necessários para cada espaço tendo em vista que alguns artefatos eram comuns entre as estações. A montagem das estações de aprendizagem e a vivência na prática com os alunos permitiram constatar que o trabalho nas estações, mesmo que no inicio seja muito difícil, no decorrer do ano possibilitou um acompanhamento mais de perto do desenvolvimento dos alunos pela professora e uma interação maior entre as crianças e principalmente a garantia do direito de aprender brincando.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-05-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T17:31:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T17:31:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADCL9X
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADCL9X
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADCL9X/1/maria_cristina_ferreira_alves_oliveira.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADCL9X/2/maria_cristina_ferreira_alves_oliveira.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 06cba68b792769f6d740097edfa3173d
f0898564878b7e2ab3a594225b592aae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676922515619840