Organizando o espaço e o tempo para chegada das crianças aos seis anos no Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADCL9X |
Resumo: | Este estudo sobre a organização do espaço físico na turma de seis anos do Ensino Fundamental em uma escola municipal pública teve como objetivo buscar compreender como se dá a chegada destas crianças no Ensino Fundamental, além de investigar como se dará o processo de alfabetização destas crianças de maneira lúdica, respeitando a faixa etária e o desenvolvimento cognitivo. O espaço da sala de aula foi organizado de forma diferenciada, utilizando as Estações de aprendizagem: Linguística, Faz de Conta, Matemática e Artes, proporcionando aos alunos uma maior interação no espaço e possibilitado ao professor um trabalho com grupos menores podendo conseguir acompanhar de perto o desenvolvimento dos alunos e em alguns momentos também agrupando os alunos em níveis diferenciados fazendo com que um aluno pudesse auxiliar o outro. O primeiro passo foi reorganizar o espaço da sala da turma do primeiro ano pensando nos artefatos culturais que seriam necessários para cada espaço tendo em vista que alguns artefatos eram comuns entre as estações. A montagem das estações de aprendizagem e a vivência na prática com os alunos permitiram constatar que o trabalho nas estações, mesmo que no inicio seja muito difícil, no decorrer do ano possibilitou um acompanhamento mais de perto do desenvolvimento dos alunos pela professora e uma interação maior entre as crianças e principalmente a garantia do direito de aprender brincando. |
id |
UFMG_34cbaaff71b872059364e448bba733bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ADCL9X |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Gilcinei Teodoro CarvalhoCamila Sequetto PereiraMaria Cristina Ferreira Alves2019-08-10T17:31:36Z2019-08-10T17:31:36Z2015-05-09http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADCL9XEste estudo sobre a organização do espaço físico na turma de seis anos do Ensino Fundamental em uma escola municipal pública teve como objetivo buscar compreender como se dá a chegada destas crianças no Ensino Fundamental, além de investigar como se dará o processo de alfabetização destas crianças de maneira lúdica, respeitando a faixa etária e o desenvolvimento cognitivo. O espaço da sala de aula foi organizado de forma diferenciada, utilizando as Estações de aprendizagem: Linguística, Faz de Conta, Matemática e Artes, proporcionando aos alunos uma maior interação no espaço e possibilitado ao professor um trabalho com grupos menores podendo conseguir acompanhar de perto o desenvolvimento dos alunos e em alguns momentos também agrupando os alunos em níveis diferenciados fazendo com que um aluno pudesse auxiliar o outro. O primeiro passo foi reorganizar o espaço da sala da turma do primeiro ano pensando nos artefatos culturais que seriam necessários para cada espaço tendo em vista que alguns artefatos eram comuns entre as estações. A montagem das estações de aprendizagem e a vivência na prática com os alunos permitiram constatar que o trabalho nas estações, mesmo que no inicio seja muito difícil, no decorrer do ano possibilitou um acompanhamento mais de perto do desenvolvimento dos alunos pela professora e uma interação maior entre as crianças e principalmente a garantia do direito de aprender brincando.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores de ensino fundamental Formação Planejamento educacionalEscolas Organização e administraçãoEstações de aprendizagemA organização do tempo e espaço na sala de aulaOrganizando o espaço e o tempo para chegada das crianças aos seis anos no Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmaria_cristina_ferreira_alves_oliveira.pdfapplication/pdf2058061https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADCL9X/1/maria_cristina_ferreira_alves_oliveira.pdf06cba68b792769f6d740097edfa3173dMD51TEXTmaria_cristina_ferreira_alves_oliveira.pdf.txtmaria_cristina_ferreira_alves_oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain51655https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADCL9X/2/maria_cristina_ferreira_alves_oliveira.pdf.txtf0898564878b7e2ab3a594225b592aaeMD521843/BUOS-ADCL9X2019-11-14 06:38:17.404oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ADCL9XRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:38:17Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Organizando o espaço e o tempo para chegada das crianças aos seis anos no Ensino Fundamental |
title |
Organizando o espaço e o tempo para chegada das crianças aos seis anos no Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Organizando o espaço e o tempo para chegada das crianças aos seis anos no Ensino Fundamental Maria Cristina Ferreira Alves Estações de aprendizagem A organização do tempo e espaço na sala de aula Professores de ensino fundamental Formação Planejamento educacional Escolas Organização e administração |
title_short |
Organizando o espaço e o tempo para chegada das crianças aos seis anos no Ensino Fundamental |
title_full |
Organizando o espaço e o tempo para chegada das crianças aos seis anos no Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Organizando o espaço e o tempo para chegada das crianças aos seis anos no Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Organizando o espaço e o tempo para chegada das crianças aos seis anos no Ensino Fundamental |
title_sort |
Organizando o espaço e o tempo para chegada das crianças aos seis anos no Ensino Fundamental |
author |
Maria Cristina Ferreira Alves |
author_facet |
Maria Cristina Ferreira Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gilcinei Teodoro Carvalho |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Camila Sequetto Pereira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria Cristina Ferreira Alves |
contributor_str_mv |
Gilcinei Teodoro Carvalho Camila Sequetto Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estações de aprendizagem A organização do tempo e espaço na sala de aula |
topic |
Estações de aprendizagem A organização do tempo e espaço na sala de aula Professores de ensino fundamental Formação Planejamento educacional Escolas Organização e administração |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Professores de ensino fundamental Formação Planejamento educacional Escolas Organização e administração |
description |
Este estudo sobre a organização do espaço físico na turma de seis anos do Ensino Fundamental em uma escola municipal pública teve como objetivo buscar compreender como se dá a chegada destas crianças no Ensino Fundamental, além de investigar como se dará o processo de alfabetização destas crianças de maneira lúdica, respeitando a faixa etária e o desenvolvimento cognitivo. O espaço da sala de aula foi organizado de forma diferenciada, utilizando as Estações de aprendizagem: Linguística, Faz de Conta, Matemática e Artes, proporcionando aos alunos uma maior interação no espaço e possibilitado ao professor um trabalho com grupos menores podendo conseguir acompanhar de perto o desenvolvimento dos alunos e em alguns momentos também agrupando os alunos em níveis diferenciados fazendo com que um aluno pudesse auxiliar o outro. O primeiro passo foi reorganizar o espaço da sala da turma do primeiro ano pensando nos artefatos culturais que seriam necessários para cada espaço tendo em vista que alguns artefatos eram comuns entre as estações. A montagem das estações de aprendizagem e a vivência na prática com os alunos permitiram constatar que o trabalho nas estações, mesmo que no inicio seja muito difícil, no decorrer do ano possibilitou um acompanhamento mais de perto do desenvolvimento dos alunos pela professora e uma interação maior entre as crianças e principalmente a garantia do direito de aprender brincando. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-05-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T17:31:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T17:31:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADCL9X |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADCL9X |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADCL9X/1/maria_cristina_ferreira_alves_oliveira.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADCL9X/2/maria_cristina_ferreira_alves_oliveira.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
06cba68b792769f6d740097edfa3173d f0898564878b7e2ab3a594225b592aae |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589426493784064 |