Currículo, ensino-aprendizagem e gestão escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZPQ94 |
Resumo: | Falar de gestão democrática na educação e agir de forma que assegure os princípios propostos, é um desafio para o gestor da escola, mesmo que tenha pelo menos o Conselho Escolar. Ao construir o Projeto Político Pedagógico da escola através de estudos, pesquisas e informações, percebeu-se um distanciamento entre a teoria e a prática em como planejar coletivamente os aspectos administrativos e pedagógicos. Um dos aspectos mais notável foi a concepção de currículo e a sua abrangência no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, dissertar o TCC, sobre currículo tem o objetivo de mostrar que currículo vai além da proposta curricular contida nos livros didáticos e que através de uma concepção mais ampla, com metodologia de Pedagogia de Projetos que proporciona a interdisciplinaridade e a humanização da escola é possível assegurar a qualidade do ensino-aprendizagem. |
id |
UFMG_4496785ac7070b0ab58f248dab29b1be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZPQ94 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Anderson RibeiroHermes Gualberto da Fonseca2019-08-14T04:06:20Z2019-08-14T04:06:20Z2013-11-30http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZPQ94Falar de gestão democrática na educação e agir de forma que assegure os princípios propostos, é um desafio para o gestor da escola, mesmo que tenha pelo menos o Conselho Escolar. Ao construir o Projeto Político Pedagógico da escola através de estudos, pesquisas e informações, percebeu-se um distanciamento entre a teoria e a prática em como planejar coletivamente os aspectos administrativos e pedagógicos. Um dos aspectos mais notável foi a concepção de currículo e a sua abrangência no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, dissertar o TCC, sobre currículo tem o objetivo de mostrar que currículo vai além da proposta curricular contida nos livros didáticos e que através de uma concepção mais ampla, com metodologia de Pedagogia de Projetos que proporciona a interdisciplinaridade e a humanização da escola é possível assegurar a qualidade do ensino-aprendizagem.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCurrículosPlanejamento educacionalEscolas Organização e administraçãoEducaçãoCurrículoGestão escolar democráticaCurrículo, ensino-aprendizagem e gestão escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALhermes.pdfapplication/pdf786588https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZPQ94/1/hermes.pdf81987f6c7d24574855dbe3ae61840e44MD51TEXThermes.pdf.txthermes.pdf.txtExtracted texttext/plain104953https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZPQ94/2/hermes.pdf.txt6f48a3179175911e7c311c5762d40581MD521843/BUBD-9ZPQ942019-11-14 15:48:45.925oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZPQ94Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:48:45Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Currículo, ensino-aprendizagem e gestão escolar |
title |
Currículo, ensino-aprendizagem e gestão escolar |
spellingShingle |
Currículo, ensino-aprendizagem e gestão escolar Hermes Gualberto da Fonseca Educação Currículo Gestão escolar democrática Currículos Planejamento educacional Escolas Organização e administração |
title_short |
Currículo, ensino-aprendizagem e gestão escolar |
title_full |
Currículo, ensino-aprendizagem e gestão escolar |
title_fullStr |
Currículo, ensino-aprendizagem e gestão escolar |
title_full_unstemmed |
Currículo, ensino-aprendizagem e gestão escolar |
title_sort |
Currículo, ensino-aprendizagem e gestão escolar |
author |
Hermes Gualberto da Fonseca |
author_facet |
Hermes Gualberto da Fonseca |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Anderson Ribeiro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hermes Gualberto da Fonseca |
contributor_str_mv |
Anderson Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Currículo Gestão escolar democrática |
topic |
Educação Currículo Gestão escolar democrática Currículos Planejamento educacional Escolas Organização e administração |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Currículos Planejamento educacional Escolas Organização e administração |
description |
Falar de gestão democrática na educação e agir de forma que assegure os princípios propostos, é um desafio para o gestor da escola, mesmo que tenha pelo menos o Conselho Escolar. Ao construir o Projeto Político Pedagógico da escola através de estudos, pesquisas e informações, percebeu-se um distanciamento entre a teoria e a prática em como planejar coletivamente os aspectos administrativos e pedagógicos. Um dos aspectos mais notável foi a concepção de currículo e a sua abrangência no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, dissertar o TCC, sobre currículo tem o objetivo de mostrar que currículo vai além da proposta curricular contida nos livros didáticos e que através de uma concepção mais ampla, com metodologia de Pedagogia de Projetos que proporciona a interdisciplinaridade e a humanização da escola é possível assegurar a qualidade do ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-11-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T04:06:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T04:06:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZPQ94 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZPQ94 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZPQ94/1/hermes.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZPQ94/2/hermes.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
81987f6c7d24574855dbe3ae61840e44 6f48a3179175911e7c311c5762d40581 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589332944027648 |