O letramento crítico no ensino de língua inglesa: identidades, práticas e percepções na formação do aluno-cidadão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Erika Amancio Caetano Soares
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9HSLYC
Resumo: A presente pesquisa investigou oportunidades de promoção do letramento crítico em uma sala de aula da rede pública de Belo Horizonte. Objetivou-se, com esse trabalho, analisar as práticas de ensino adotadas em um ambiente escolar de língua inglesa através da aplicação de três atividades elaboradas à luz das teorias advindas do letramento crítico, em uma tentativa de observar possíveis resultados desse processo na formação de alunos autônomos, críticos e socialmente ativos. A metodologia, de cunho qualitativo, teve como método o estudo de caso, que contou com relatos da professora participante, dos alunos e da professora pesquisadora. Os resultados da análise mostraram que as atividades de letramento crítico constituíram um passo inicial na formação crítica e no engajamento dos alunos com questões de cunho social, além de constituir claramente uma estratégia de motivação considerando as aulas de língua inglesa. Por outro lado, os resultados da análise mostraram também que as atividades de letramento crítico por si só não contribuíram de forma efetiva para a realização dos objetivos linguísticos propostos. Tais resultados apontaram para a necessidade de investigações sobre o papel do professor de língua inglesa na promoção do letramento crítico e sobre os obstáculos enfrentados por esse profissional no desenvolvimento das habilidades linguísticas de seus alunos.
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