O letramento crítico no ensino de língua inglesa: identidades, práticas e percepções na formação do aluno-cidadão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9HSLYC |
Resumo: | A presente pesquisa investigou oportunidades de promoção do letramento crítico em uma sala de aula da rede pública de Belo Horizonte. Objetivou-se, com esse trabalho, analisar as práticas de ensino adotadas em um ambiente escolar de língua inglesa através da aplicação de três atividades elaboradas à luz das teorias advindas do letramento crítico, em uma tentativa de observar possíveis resultados desse processo na formação de alunos autônomos, críticos e socialmente ativos. A metodologia, de cunho qualitativo, teve como método o estudo de caso, que contou com relatos da professora participante, dos alunos e da professora pesquisadora. Os resultados da análise mostraram que as atividades de letramento crítico constituíram um passo inicial na formação crítica e no engajamento dos alunos com questões de cunho social, além de constituir claramente uma estratégia de motivação considerando as aulas de língua inglesa. Por outro lado, os resultados da análise mostraram também que as atividades de letramento crítico por si só não contribuíram de forma efetiva para a realização dos objetivos linguísticos propostos. Tais resultados apontaram para a necessidade de investigações sobre o papel do professor de língua inglesa na promoção do letramento crítico e sobre os obstáculos enfrentados por esse profissional no desenvolvimento das habilidades linguísticas de seus alunos. |
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Miriam Lucia dos Santos JorgeMaralice de Souza NevesWalkyria Maria Monte MorErika Amancio Caetano Soares2019-08-14T02:19:00Z2019-08-14T02:19:00Z2014-02-21http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9HSLYCA presente pesquisa investigou oportunidades de promoção do letramento crítico em uma sala de aula da rede pública de Belo Horizonte. Objetivou-se, com esse trabalho, analisar as práticas de ensino adotadas em um ambiente escolar de língua inglesa através da aplicação de três atividades elaboradas à luz das teorias advindas do letramento crítico, em uma tentativa de observar possíveis resultados desse processo na formação de alunos autônomos, críticos e socialmente ativos. A metodologia, de cunho qualitativo, teve como método o estudo de caso, que contou com relatos da professora participante, dos alunos e da professora pesquisadora. Os resultados da análise mostraram que as atividades de letramento crítico constituíram um passo inicial na formação crítica e no engajamento dos alunos com questões de cunho social, além de constituir claramente uma estratégia de motivação considerando as aulas de língua inglesa. Por outro lado, os resultados da análise mostraram também que as atividades de letramento crítico por si só não contribuíram de forma efetiva para a realização dos objetivos linguísticos propostos. Tais resultados apontaram para a necessidade de investigações sobre o papel do professor de língua inglesa na promoção do letramento crítico e sobre os obstáculos enfrentados por esse profissional no desenvolvimento das habilidades linguísticas de seus alunos.The present study investigated opportunities for promoting critical literacy in a public school classroom in Belo Horizonte. This study aimed at analyzing the teaching practices adopted in an ELT environment, by applying three activities based on the theories of critical literacy, so as to observe possible outcomes of such process concerning the formation of autonomous, critical and socially active students. The qualitative methodology involved a case study which counted on insightful information from the participant teacher, her students and myself. The results of the analysis showed that the critical literacy activities represented an initial step towards students critical formation and engagement, besides clearly constituting a motivation strategy regarding ELT classes. On the other hand, the results of the analysis also revealed that the critical activities on their own have failed to accomplish the linguistic goals proposed. Such results have pointed to the need of investigations on the role of the English teacher concerning the promotion of critical literacy, as well as the obstacles faced by this professional in the development of his/her students linguistic abilities.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLingüística aplicadaLíngua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeirosLetramentoEnsino MédioLetramento CríticoLinguística AplicadaEscola regular da rede públicaEnsino de InglêsO letramento crítico no ensino de língua inglesa: identidades, práticas e percepções na formação do aluno-cidadãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o__rika_soares_vers_o_final_para_biblioteca__2014_03_11_.pdfapplication/pdf3135815https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9HSLYC/1/disserta__o__rika_soares_vers_o_final_para_biblioteca__2014_03_11_.pdfe8a84cf3eb28839fa382386184effa4cMD51TEXTdisserta__o__rika_soares_vers_o_final_para_biblioteca__2014_03_11_.pdf.txtdisserta__o__rika_soares_vers_o_final_para_biblioteca__2014_03_11_.pdf.txtExtracted texttext/plain453895https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9HSLYC/2/disserta__o__rika_soares_vers_o_final_para_biblioteca__2014_03_11_.pdf.txtc0518ddfab3934c8a046488940f5d11cMD521843/MGSS-9HSLYC2019-11-14 08:45:21.659oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-9HSLYCRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:45:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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