Relações entre práticas de numeramento mobilizadas e em constituição nas interações entre os sujeitos da educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juliana Batista Faria
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-854NME
Resumo: Neste trabalho, analisamos relações entre práticas de numeramento que se estabelecem nas, e estabelecem as, interações entre os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no intuito de compreender como se mobilizam e se constituem práticas de numeramento em eventos de numeramento ocorridos na sala de aula da EJA. Tais práticas foram flagradas nas interlocuções entre educandos e educadores, ocorridas em situações de ensino-aprendizagem de matemática, em uma escola pública municipal de Belo Horizonte, no nível de ensino correspondente ao segundo segmento da Educação Fundamental. Nessa escola, a Proposta Político-Pedagógica voltada para o Ensino Fundamental da EJA se organiza por meio de projetos de trabalho. Os conceitos de eventos e práticas de numeramento foram delineados tomando-se como referência estudos dos campos do Letramento e da Educação Matemática, sobretudo da Etnomatemática. A análise empreendida sobre a mobilização/constituição de práticas de numeramento, entendida como um fenômeno discursivo, considera a dimensão sociocultural do numeramento e busca identificar, por intermédio da análise de relações entre práticas de numeramento, as intenções pragmáticas, os discursos e os posicionamentos assumidos pelos sujeitos nas interações que acontecem na sala de aula da EJA. Buscamos evidenciar, particularmente, as intenções, motivações e expectativas dos educandos jovens e adultos que concorrem para o estabelecimento de tais relações, fundamentando-nos em estudos do campo da Educação de Jovens e Adultos, em especial, da Educação Matemática de Jovens e Adultos.
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