Figuralidades: da tradução ao poético na fotografia de arte contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Isabel Florencio Braga
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7QUHZ3
Resumo: Esta tese discute a fotografia de arte contemporânea a partir da década de 1970 e se propõe a compreender as interfaces estabelecidas entre a fotografia de arte e a literatura a partir dos estudos intermídia e da relação entre o regime visual e o regime verbal. Procurando compreender como certos aspectos do discurso literário migram para a fotografia e permitem criar novas formas de figuração, a análise é organizada tendo em vista quatro aspectos principais: a tradução e a narrativa, a ficcionalização e a de-figuração. Esses aspectos guardam entre si uma relação crescente na forma como o discurso fotográfico promove um descolamento da camada descritiva para propor uma figuralidade de ordem poética. Partindo de uma textualidade que lida com a descrição no discurso narrativo, a fotografia se desprende (por diferentes estratégias) desse caráter figurativo e passa a construir formas de transgressão que apelam para a ficcionalidade para, num último instante, atingir a diluição da camada descritiva e construir um discurso marcado pela de-figuração.
id UFMG_55ab52e7e6eed1aaa8a0fdc54576d5a3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-7QUHZ3
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maurício Salles de VasconcelosMárcio Orlando Seligmann SilvaVera Lucia de Carvalho Casa NovaMarcia Maria Valle ArbexCecília Almeida SallesIsabel Florencio Braga2019-08-14T22:27:27Z2019-08-14T22:27:27Z2009-04-03http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7QUHZ3Esta tese discute a fotografia de arte contemporânea a partir da década de 1970 e se propõe a compreender as interfaces estabelecidas entre a fotografia de arte e a literatura a partir dos estudos intermídia e da relação entre o regime visual e o regime verbal. Procurando compreender como certos aspectos do discurso literário migram para a fotografia e permitem criar novas formas de figuração, a análise é organizada tendo em vista quatro aspectos principais: a tradução e a narrativa, a ficcionalização e a de-figuração. Esses aspectos guardam entre si uma relação crescente na forma como o discurso fotográfico promove um descolamento da camada descritiva para propor uma figuralidade de ordem poética. Partindo de uma textualidade que lida com a descrição no discurso narrativo, a fotografia se desprende (por diferentes estratégias) desse caráter figurativo e passa a construir formas de transgressão que apelam para a ficcionalidade para, num último instante, atingir a diluição da camada descritiva e construir um discurso marcado pela de-figuração.This thesis analyses the photography of contemporary art from the 1970s to nowadays and aims to understand the interfaces between art photography and literature using the intermidiality studies as theoretical reference. Seeking to understand how certain aspects of literary discourse migrate to photography and create new forms of figuration, the analysis of this work is organized in four main aspects: translation, narrative, fictionalization, and defiguration. These categories allow the understanding of how the photography discourse detached from the description forms to provide a figural poetic discourse. From a text thatdeals with the description in narrative discourse, the photography discourse is free of figurative forms and could create new ways of transgression for - in the last moment achieve the dilution of the descriptive layer and construct a discourse marked by the defiguration.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTradução intersemióticaAnálise do discurso literárioSemiótica e literaturaArte e literaturaArte e fotografiaFotografia de arteSemiotica e artesIntermidialidadeArte figurativaFiguraçãoFotografiaIntermidialidadeFiguralidades: da tradução ao poético na fotografia de arte contemporâneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALintrodu__o_para_cd.pdfapplication/pdf76363https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-7QUHZ3/1/introdu__o_para_cd.pdfbdd21bc4ebb5a44c828f201434b5df9eMD51TEXTintrodu__o_para_cd.pdf.txtintrodu__o_para_cd.pdf.txtExtracted texttext/plain31076https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-7QUHZ3/2/introdu__o_para_cd.pdf.txt207514e026fe45b95d6bdc22cae70a06MD521843/ECAP-7QUHZ32019-11-14 18:24:46.087oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-7QUHZ3Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:24:46Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Figuralidades: da tradução ao poético na fotografia de arte contemporânea
title Figuralidades: da tradução ao poético na fotografia de arte contemporânea
spellingShingle Figuralidades: da tradução ao poético na fotografia de arte contemporânea
Isabel Florencio Braga
Figuração
Fotografia
Intermidialidade
Tradução intersemiótica
Análise do discurso literário
Semiótica e literatura
Arte e literatura
Arte e fotografia
Fotografia de arte
Semiotica e artes
Intermidialidade
Arte figurativa
title_short Figuralidades: da tradução ao poético na fotografia de arte contemporânea
title_full Figuralidades: da tradução ao poético na fotografia de arte contemporânea
title_fullStr Figuralidades: da tradução ao poético na fotografia de arte contemporânea
title_full_unstemmed Figuralidades: da tradução ao poético na fotografia de arte contemporânea
title_sort Figuralidades: da tradução ao poético na fotografia de arte contemporânea
author Isabel Florencio Braga
author_facet Isabel Florencio Braga
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maurício Salles de Vasconcelos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Márcio Orlando Seligmann Silva
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Vera Lucia de Carvalho Casa Nova
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Marcia Maria Valle Arbex
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Cecília Almeida Salles
dc.contributor.author.fl_str_mv Isabel Florencio Braga
contributor_str_mv Maurício Salles de Vasconcelos
Márcio Orlando Seligmann Silva
Vera Lucia de Carvalho Casa Nova
Marcia Maria Valle Arbex
Cecília Almeida Salles
dc.subject.por.fl_str_mv Figuração
Fotografia
Intermidialidade
topic Figuração
Fotografia
Intermidialidade
Tradução intersemiótica
Análise do discurso literário
Semiótica e literatura
Arte e literatura
Arte e fotografia
Fotografia de arte
Semiotica e artes
Intermidialidade
Arte figurativa
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Tradução intersemiótica
Análise do discurso literário
Semiótica e literatura
Arte e literatura
Arte e fotografia
Fotografia de arte
Semiotica e artes
Intermidialidade
Arte figurativa
description Esta tese discute a fotografia de arte contemporânea a partir da década de 1970 e se propõe a compreender as interfaces estabelecidas entre a fotografia de arte e a literatura a partir dos estudos intermídia e da relação entre o regime visual e o regime verbal. Procurando compreender como certos aspectos do discurso literário migram para a fotografia e permitem criar novas formas de figuração, a análise é organizada tendo em vista quatro aspectos principais: a tradução e a narrativa, a ficcionalização e a de-figuração. Esses aspectos guardam entre si uma relação crescente na forma como o discurso fotográfico promove um descolamento da camada descritiva para propor uma figuralidade de ordem poética. Partindo de uma textualidade que lida com a descrição no discurso narrativo, a fotografia se desprende (por diferentes estratégias) desse caráter figurativo e passa a construir formas de transgressão que apelam para a ficcionalidade para, num último instante, atingir a diluição da camada descritiva e construir um discurso marcado pela de-figuração.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-04-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T22:27:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T22:27:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7QUHZ3
url http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7QUHZ3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-7QUHZ3/1/introdu__o_para_cd.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-7QUHZ3/2/introdu__o_para_cd.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv bdd21bc4ebb5a44c828f201434b5df9e
207514e026fe45b95d6bdc22cae70a06
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589491105988608