Figuralidades: da tradução ao poético na fotografia de arte contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7QUHZ3 |
Resumo: | Esta tese discute a fotografia de arte contemporânea a partir da década de 1970 e se propõe a compreender as interfaces estabelecidas entre a fotografia de arte e a literatura a partir dos estudos intermídia e da relação entre o regime visual e o regime verbal. Procurando compreender como certos aspectos do discurso literário migram para a fotografia e permitem criar novas formas de figuração, a análise é organizada tendo em vista quatro aspectos principais: a tradução e a narrativa, a ficcionalização e a de-figuração. Esses aspectos guardam entre si uma relação crescente na forma como o discurso fotográfico promove um descolamento da camada descritiva para propor uma figuralidade de ordem poética. Partindo de uma textualidade que lida com a descrição no discurso narrativo, a fotografia se desprende (por diferentes estratégias) desse caráter figurativo e passa a construir formas de transgressão que apelam para a ficcionalidade para, num último instante, atingir a diluição da camada descritiva e construir um discurso marcado pela de-figuração. |
id |
UFMG_55ab52e7e6eed1aaa8a0fdc54576d5a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-7QUHZ3 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Maurício Salles de VasconcelosMárcio Orlando Seligmann SilvaVera Lucia de Carvalho Casa NovaMarcia Maria Valle ArbexCecília Almeida SallesIsabel Florencio Braga2019-08-14T22:27:27Z2019-08-14T22:27:27Z2009-04-03http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7QUHZ3Esta tese discute a fotografia de arte contemporânea a partir da década de 1970 e se propõe a compreender as interfaces estabelecidas entre a fotografia de arte e a literatura a partir dos estudos intermídia e da relação entre o regime visual e o regime verbal. Procurando compreender como certos aspectos do discurso literário migram para a fotografia e permitem criar novas formas de figuração, a análise é organizada tendo em vista quatro aspectos principais: a tradução e a narrativa, a ficcionalização e a de-figuração. Esses aspectos guardam entre si uma relação crescente na forma como o discurso fotográfico promove um descolamento da camada descritiva para propor uma figuralidade de ordem poética. Partindo de uma textualidade que lida com a descrição no discurso narrativo, a fotografia se desprende (por diferentes estratégias) desse caráter figurativo e passa a construir formas de transgressão que apelam para a ficcionalidade para, num último instante, atingir a diluição da camada descritiva e construir um discurso marcado pela de-figuração.This thesis analyses the photography of contemporary art from the 1970s to nowadays and aims to understand the interfaces between art photography and literature using the intermidiality studies as theoretical reference. Seeking to understand how certain aspects of literary discourse migrate to photography and create new forms of figuration, the analysis of this work is organized in four main aspects: translation, narrative, fictionalization, and defiguration. These categories allow the understanding of how the photography discourse detached from the description forms to provide a figural poetic discourse. From a text thatdeals with the description in narrative discourse, the photography discourse is free of figurative forms and could create new ways of transgression for - in the last moment achieve the dilution of the descriptive layer and construct a discourse marked by the defiguration.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTradução intersemióticaAnálise do discurso literárioSemiótica e literaturaArte e literaturaArte e fotografiaFotografia de arteSemiotica e artesIntermidialidadeArte figurativaFiguraçãoFotografiaIntermidialidadeFiguralidades: da tradução ao poético na fotografia de arte contemporâneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALintrodu__o_para_cd.pdfapplication/pdf76363https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-7QUHZ3/1/introdu__o_para_cd.pdfbdd21bc4ebb5a44c828f201434b5df9eMD51TEXTintrodu__o_para_cd.pdf.txtintrodu__o_para_cd.pdf.txtExtracted texttext/plain31076https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-7QUHZ3/2/introdu__o_para_cd.pdf.txt207514e026fe45b95d6bdc22cae70a06MD521843/ECAP-7QUHZ32019-11-14 18:24:46.087oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-7QUHZ3Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:24:46Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Figuralidades: da tradução ao poético na fotografia de arte contemporânea |
title |
Figuralidades: da tradução ao poético na fotografia de arte contemporânea |
spellingShingle |
Figuralidades: da tradução ao poético na fotografia de arte contemporânea Isabel Florencio Braga Figuração Fotografia Intermidialidade Tradução intersemiótica Análise do discurso literário Semiótica e literatura Arte e literatura Arte e fotografia Fotografia de arte Semiotica e artes Intermidialidade Arte figurativa |
title_short |
Figuralidades: da tradução ao poético na fotografia de arte contemporânea |
title_full |
Figuralidades: da tradução ao poético na fotografia de arte contemporânea |
title_fullStr |
Figuralidades: da tradução ao poético na fotografia de arte contemporânea |
title_full_unstemmed |
Figuralidades: da tradução ao poético na fotografia de arte contemporânea |
title_sort |
Figuralidades: da tradução ao poético na fotografia de arte contemporânea |
author |
Isabel Florencio Braga |
author_facet |
Isabel Florencio Braga |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maurício Salles de Vasconcelos |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Márcio Orlando Seligmann Silva |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Vera Lucia de Carvalho Casa Nova |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Marcia Maria Valle Arbex |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Cecília Almeida Salles |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Isabel Florencio Braga |
contributor_str_mv |
Maurício Salles de Vasconcelos Márcio Orlando Seligmann Silva Vera Lucia de Carvalho Casa Nova Marcia Maria Valle Arbex Cecília Almeida Salles |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Figuração Fotografia Intermidialidade |
topic |
Figuração Fotografia Intermidialidade Tradução intersemiótica Análise do discurso literário Semiótica e literatura Arte e literatura Arte e fotografia Fotografia de arte Semiotica e artes Intermidialidade Arte figurativa |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Tradução intersemiótica Análise do discurso literário Semiótica e literatura Arte e literatura Arte e fotografia Fotografia de arte Semiotica e artes Intermidialidade Arte figurativa |
description |
Esta tese discute a fotografia de arte contemporânea a partir da década de 1970 e se propõe a compreender as interfaces estabelecidas entre a fotografia de arte e a literatura a partir dos estudos intermídia e da relação entre o regime visual e o regime verbal. Procurando compreender como certos aspectos do discurso literário migram para a fotografia e permitem criar novas formas de figuração, a análise é organizada tendo em vista quatro aspectos principais: a tradução e a narrativa, a ficcionalização e a de-figuração. Esses aspectos guardam entre si uma relação crescente na forma como o discurso fotográfico promove um descolamento da camada descritiva para propor uma figuralidade de ordem poética. Partindo de uma textualidade que lida com a descrição no discurso narrativo, a fotografia se desprende (por diferentes estratégias) desse caráter figurativo e passa a construir formas de transgressão que apelam para a ficcionalidade para, num último instante, atingir a diluição da camada descritiva e construir um discurso marcado pela de-figuração. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-04-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T22:27:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T22:27:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7QUHZ3 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7QUHZ3 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-7QUHZ3/1/introdu__o_para_cd.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-7QUHZ3/2/introdu__o_para_cd.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bdd21bc4ebb5a44c828f201434b5df9e 207514e026fe45b95d6bdc22cae70a06 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589491105988608 |