(Des)Problematizando no ensino/aprendizagem da língua inglesa: uma proposta de uso de seriados para o reposicionamento discursivo e identitário de alunos-problema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Larissa Polyana de Meneses Ferreira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/LETR-BBSJVX
Resumo: A presente pesquisa está focada na (des)problematização do ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira a alunos de uma escola pública em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é, portanto, investigar as implicações do uso de seriados de televisão para o ensino da língua inglesa, de modo a identificar possíveis deslocamentos de representações e de comportamento sujeitos rotulados como alunos-problema'. Sob uma perspectiva de ensino de línguas problematizado, construída a partir das noções da pedagogia da pergunta (FREIRE, 1981, FAUNDEZ e FREIRE 1985) foi realizada a criação de material didático, buscando-se observar possíveis (re)posicionamentos discursivos/identitários dos participantes deste estudo. Nos moldes da pesquisa qualitativa, o está ancorado no método da intervenção-pedagógica, sendo realizada a criação de uma série de intervenções com cinco atividades de 50min cada, em uma turma com alunos em situação de vulnerabilidade social e nomeados pelos professores e pela escola como alunos/turma problema. Por meio de trechos de seriados, foram planejadas atividades problematizando os seguintes temas: depressão, relacionamentos entre pais/mães, bullying e racismo. O corpus da pesquisa foi composto por narrativas e questionários. Como procedimentos analíticos, foram utilizados pressupostos da análise do discurso, sobretudo a partir das ressonâncias discursivas (SERRANI-INFANTE, 2001). Foram apreendidas representações de nossos participantes que indicam a (des)construção de imagens que o constituem como aluno-problema'. Deste modo, os resultados indicam que é possível, a partir da intervenção (des)problematizar em torno da nomeação aluno-problema', provocar/perceber movimentos subjetivos nos alunos que os levam a se reposicionar nas relações e no mundo. Por fim, é preciso compreender que a escola, logo o ensino-aprendizagem de língua inglesa, lida com situações historicamente impostas' e que perpetuam a nomeação e a relação com os alunos que desviam daquilo que é esperado. É necessário, porém, que velhas nomeações e rótulos sejam problematizados, para que novas relações sejam construídas e, enfim, novos posicionamentos conquistados.
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Nos moldes da pesquisa qualitativa, o está ancorado no método da intervenção-pedagógica, sendo realizada a criação de uma série de intervenções com cinco atividades de 50min cada, em uma turma com alunos em situação de vulnerabilidade social e nomeados pelos professores e pela escola como alunos/turma problema. Por meio de trechos de seriados, foram planejadas atividades problematizando os seguintes temas: depressão, relacionamentos entre pais/mães, bullying e racismo. O corpus da pesquisa foi composto por narrativas e questionários. Como procedimentos analíticos, foram utilizados pressupostos da análise do discurso, sobretudo a partir das ressonâncias discursivas (SERRANI-INFANTE, 2001). Foram apreendidas representações de nossos participantes que indicam a (des)construção de imagens que o constituem como aluno-problema'. Deste modo, os resultados indicam que é possível, a partir da intervenção (des)problematizar em torno da nomeação aluno-problema', provocar/perceber movimentos subjetivos nos alunos que os levam a se reposicionar nas relações e no mundo. Por fim, é preciso compreender que a escola, logo o ensino-aprendizagem de língua inglesa, lida com situações historicamente impostas' e que perpetuam a nomeação e a relação com os alunos que desviam daquilo que é esperado. É necessário, porém, que velhas nomeações e rótulos sejam problematizados, para que novas relações sejam construídas e, enfim, novos posicionamentos conquistados.This study focuses on (dis)problematize the teaching-learning of English as a foreign language to students of a public school in a situation of social vulnerability. Therefore, the objective is to investigate the possible implications of the use of television shows for the teaching of the English language, in order to identify possible displacements of representations and behavior of students labeled 'problematic students'. The development of teaching material was conducted from a point of view of problematized language teaching build from the notions of the problem-posing pedagogy (FREIRE, 1981, FAUNDEZ & FREIRE, 1985) in order to observe possible discursive or identity (re) positioning of the participants of this research. According to the qualitative research model, the study is based on the pedagogical intervention method. Involving a series of in-class interventions with five activities of 50 minutes each in a class with students in a situation of social vulnerability, and also considered 'a problem' by the teachers. By the use of short videos extracted from TV shows, the researcher planned activities to debate the following topics: depression, relationships between parents/mothers, bullying and racism. The corpus of the research was composed of narratives and questionnaires. As analytical procedures, the assumptions of discourse analysis used mainly from the discursive resonances (SERRANI-INFANTE, 2001). Representations of the participants were comprehended indicating the (dis) construction of images that constitute him/her as a 'problematic student'. In this way, the results indicate that it is possible, from the intervention (dis) problematize around the nomination 'student-problem', to provoke and perceive subjective movements in the students that lead them to reposition themselves in personal relationships and in the community. Finally, it is necessary to understand that the school, and English-language teaching and learning, deal with historically 'imposed' situations and perpetuates the appointment and relationship with students who do not follow from what is expected. However, it is necessary to question old appointments and labels in order to build new relationships and conquer new positions.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLíngua inglesa Métodos de ensinoMenores Educação BrasilLíngua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeirosAmbiente de sala de aula BrasilTelevisão SeriadosAquisição da segunda linguagemCrianças socialmente desajustadas Brasil EducaçãoDelinquência juvenil BrasilSeriados TelevisivosAluno-problemaEscola PúblicaVulnerabilidade SocialEnsino de Inglês(Des)Problematizando no ensino/aprendizagem da língua inglesa: uma proposta de uso de seriados para o reposicionamento discursivo e identitário de alunos-problemainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALppgestudoslinguisticos_larissapolyanamenesesferreira_dissertacaomestrado_textoco_rrigido09mai2019.pdfapplication/pdf1510952https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-BBSJVX/1/ppgestudoslinguisticos_larissapolyanamenesesferreira_dissertacaomestrado_textoco_rrigido09mai2019.pdf340cbf77983cab699405f999ffa4fcd0MD51TEXTppgestudoslinguisticos_larissapolyanamenesesferreira_dissertacaomestrado_textoco_rrigido09mai2019.pdf.txtppgestudoslinguisticos_larissapolyanamenesesferreira_dissertacaomestrado_textoco_rrigido09mai2019.pdf.txtExtracted texttext/plain226330https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-BBSJVX/2/ppgestudoslinguisticos_larissapolyanamenesesferreira_dissertacaomestrado_textoco_rrigido09mai2019.pdf.txt48b9ef858b26a757eebda134073f1e16MD521843/LETR-BBSJVX2019-11-14 10:54:35.735oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-BBSJVXRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:54:35Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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