Berçário: espaço de desenvolvimento da linguagem oral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9N8QSH |
Resumo: | O presente trabalho visa perceber como o espaço do berçário pode ampliar o desenvolvimento da linguagem oral e como o professor pode agir de forma significativa, adequando momentos de cuidado e educação. O trabalho procurou unir a pesquisa bibliográfica com a execução e análise de um plano de ação: a pesquisa bibliográfica se deu a partir da análise de documentos oficiais e de estudos na áreada Educação Infantil; o Plano de Ação, realizado em uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) na cidade de Belo Horizonte, teve duração de 4 meses em uma turma de Berçário (0- 2 anos). Através de atividades interativas, da valorização e uso do diálogo para com os bebês, das brincadeiras, faz de conta e jogos musicais, da exploração dos sons produzidos pelos animais, das músicas que os bebês gostam e do contato direto com animais, procurei aplicar os conhecimentosadquiridos a partir da pesquisa bibliográfica no desenvolvimento do plano de ação. Os resultados demonstram que o Berçário pode e deve ser um espaço que concilie os cuidados necessários ao desenvolvimento e saúde do bebê, a atividades relacionadas ao desenvolvimento da linguagem . |
id |
UFMG_633afd874c115c0579306136eb021099 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9N8QSH |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Claudia Starling BoscoCelia Gonçalves Gomes2019-08-13T16:19:07Z2019-08-13T16:19:07Z2012-07-14http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9N8QSHO presente trabalho visa perceber como o espaço do berçário pode ampliar o desenvolvimento da linguagem oral e como o professor pode agir de forma significativa, adequando momentos de cuidado e educação. O trabalho procurou unir a pesquisa bibliográfica com a execução e análise de um plano de ação: a pesquisa bibliográfica se deu a partir da análise de documentos oficiais e de estudos na áreada Educação Infantil; o Plano de Ação, realizado em uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) na cidade de Belo Horizonte, teve duração de 4 meses em uma turma de Berçário (0- 2 anos). Através de atividades interativas, da valorização e uso do diálogo para com os bebês, das brincadeiras, faz de conta e jogos musicais, da exploração dos sons produzidos pelos animais, das músicas que os bebês gostam e do contato direto com animais, procurei aplicar os conhecimentosadquiridos a partir da pesquisa bibliográfica no desenvolvimento do plano de ação. Os resultados demonstram que o Berçário pode e deve ser um espaço que concilie os cuidados necessários ao desenvolvimento e saúde do bebê, a atividades relacionadas ao desenvolvimento da linguagem .Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoBerçáriosAlfabetizaçãoBerçárioLinguagemOralidadeBerçário: espaço de desenvolvimento da linguagem oralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALber__rio_espa_o_de_desenvolvimento_da_linguagem_oral.pdfapplication/pdf10055405https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9N8QSH/1/ber__rio_espa_o_de_desenvolvimento_da_linguagem_oral.pdfab5670a9fb47fba64247a70546f103c8MD51TEXTber__rio_espa_o_de_desenvolvimento_da_linguagem_oral.pdf.txtber__rio_espa_o_de_desenvolvimento_da_linguagem_oral.pdf.txtExtracted texttext/plain91520https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9N8QSH/2/ber__rio_espa_o_de_desenvolvimento_da_linguagem_oral.pdf.txt25d1c4353aadb356691d2e4d960697e5MD521843/VRNS-9N8QSH2019-11-14 15:05:18.206oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9N8QSHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:05:18Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Berçário: espaço de desenvolvimento da linguagem oral |
title |
Berçário: espaço de desenvolvimento da linguagem oral |
spellingShingle |
Berçário: espaço de desenvolvimento da linguagem oral Celia Gonçalves Gomes Berçário Linguagem Oralidade Educação Berçários Alfabetização |
title_short |
Berçário: espaço de desenvolvimento da linguagem oral |
title_full |
Berçário: espaço de desenvolvimento da linguagem oral |
title_fullStr |
Berçário: espaço de desenvolvimento da linguagem oral |
title_full_unstemmed |
Berçário: espaço de desenvolvimento da linguagem oral |
title_sort |
Berçário: espaço de desenvolvimento da linguagem oral |
author |
Celia Gonçalves Gomes |
author_facet |
Celia Gonçalves Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Claudia Starling Bosco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Celia Gonçalves Gomes |
contributor_str_mv |
Claudia Starling Bosco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Berçário Linguagem Oralidade |
topic |
Berçário Linguagem Oralidade Educação Berçários Alfabetização |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Berçários Alfabetização |
description |
O presente trabalho visa perceber como o espaço do berçário pode ampliar o desenvolvimento da linguagem oral e como o professor pode agir de forma significativa, adequando momentos de cuidado e educação. O trabalho procurou unir a pesquisa bibliográfica com a execução e análise de um plano de ação: a pesquisa bibliográfica se deu a partir da análise de documentos oficiais e de estudos na áreada Educação Infantil; o Plano de Ação, realizado em uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) na cidade de Belo Horizonte, teve duração de 4 meses em uma turma de Berçário (0- 2 anos). Através de atividades interativas, da valorização e uso do diálogo para com os bebês, das brincadeiras, faz de conta e jogos musicais, da exploração dos sons produzidos pelos animais, das músicas que os bebês gostam e do contato direto com animais, procurei aplicar os conhecimentosadquiridos a partir da pesquisa bibliográfica no desenvolvimento do plano de ação. Os resultados demonstram que o Berçário pode e deve ser um espaço que concilie os cuidados necessários ao desenvolvimento e saúde do bebê, a atividades relacionadas ao desenvolvimento da linguagem . |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-07-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T16:19:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T16:19:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9N8QSH |
url |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9N8QSH |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9N8QSH/1/ber__rio_espa_o_de_desenvolvimento_da_linguagem_oral.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9N8QSH/2/ber__rio_espa_o_de_desenvolvimento_da_linguagem_oral.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ab5670a9fb47fba64247a70546f103c8 25d1c4353aadb356691d2e4d960697e5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589419759828992 |