Boletim de ocorrência: uma arena discursiva em exame
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/ALDR-64KPGA |
Resumo: | Este trabalho apresenta reflexões sobre o gênero discursivo "Boletim de Ocorrência de Trânsito", a partir de uma situação real de uso da língua, considerando-o como ato de linguagem e procurando explicitar as circunstâncias que determinam o jogo linguageiro em que se envolvem os sujeitos e definem a configuração formal do texto: o material liguístico resultante. Tenco estabelecido um ponto de vista discursivo, a partir da explicitação de pressupostos que circunscrevem nossas concepções de língua, texto produção de sentido, bem como das relaçoes entre oralidade e escrita, pautamos nossa abordagem por teorias que se voltam para a atividade linguageira situada num determinado contexto social, procurando examinar também aspectos relativos à textualidade de Beaugrande, tendo ainda buscado apoio em outros quadros, com o recurso a conceitos complementares: na análise do Discurso Francesa, as noções de polifonia e poligrafia, na Psicologia social, as noções de grupo e relação. Reconhecendo a interseção das questões liguísticas com outras áreas, tivemos como objetivo ampliar teoricamente o campo de visão que focava o texto em sua dimensão discursiva. O entrelace dessas teorias levou uma melhor compreensão da cena discursiva com uma arena, um espaço de jogo e conflito, em que se degladia o policial redator do gênero textual que analisamos . Essa compreensão se estabeleceu mais claramente ao discutirmos a teoria de Charaudeau e concluirmos que se podem abranger, no quadro da competência semiolinguística, os diversos aspectos relativos à atuação do sujeito envolvido nun ato linguageiro, apontados isoladamente em diferentes teorias. Essas conclusões permitiram tecer consideraçoes de interesse para a prática docente, na medida em que alargaram nossa compreensão sobre a complexidade de todo ato humano de linguagem - escrito ou falado - e sobre a pertinência e a relevância de aspectos discursivos e textuais a serem trabalhados em sala de aula. |
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Maria da Graca F da Costa ValMarco Antonio de OliveiraIda Lucia MachadoJanice Helena Silva de R C MarinhoJoão Bôsco Cabral dos SantosHeloisa Rocha de Alkimim2019-08-09T18:45:25Z2019-08-09T18:45:25Z2004-09-14http://hdl.handle.net/1843/ALDR-64KPGAEste trabalho apresenta reflexões sobre o gênero discursivo "Boletim de Ocorrência de Trânsito", a partir de uma situação real de uso da língua, considerando-o como ato de linguagem e procurando explicitar as circunstâncias que determinam o jogo linguageiro em que se envolvem os sujeitos e definem a configuração formal do texto: o material liguístico resultante. Tenco estabelecido um ponto de vista discursivo, a partir da explicitação de pressupostos que circunscrevem nossas concepções de língua, texto produção de sentido, bem como das relaçoes entre oralidade e escrita, pautamos nossa abordagem por teorias que se voltam para a atividade linguageira situada num determinado contexto social, procurando examinar também aspectos relativos à textualidade de Beaugrande, tendo ainda buscado apoio em outros quadros, com o recurso a conceitos complementares: na análise do Discurso Francesa, as noções de polifonia e poligrafia, na Psicologia social, as noções de grupo e relação. Reconhecendo a interseção das questões liguísticas com outras áreas, tivemos como objetivo ampliar teoricamente o campo de visão que focava o texto em sua dimensão discursiva. O entrelace dessas teorias levou uma melhor compreensão da cena discursiva com uma arena, um espaço de jogo e conflito, em que se degladia o policial redator do gênero textual que analisamos . Essa compreensão se estabeleceu mais claramente ao discutirmos a teoria de Charaudeau e concluirmos que se podem abranger, no quadro da competência semiolinguística, os diversos aspectos relativos à atuação do sujeito envolvido nun ato linguageiro, apontados isoladamente em diferentes teorias. Essas conclusões permitiram tecer consideraçoes de interesse para a prática docente, na medida em que alargaram nossa compreensão sobre a complexidade de todo ato humano de linguagem - escrito ou falado - e sobre a pertinência e a relevância de aspectos discursivos e textuais a serem trabalhados em sala de aula.This paper presents reflections on the discursive genre "Traffic Incident Report" from a real situation of language use, considering it as a language act and attempting to outline the circumstances that determine the linguageiro game that involve subjects and define the formal setting of the text: the resulting liguístico material. Tenco established a discursive point of view, from the explanation of assumptions that circumscribe our conceptions of language, text production of meaning as well as the relations between orality and writing, we base our approach on theories that turn to linguageira activity within a specific social, looking also examine aspects of the textuality of Beaugrande, and also sought support in other frameworks, with the use of complementary concepts: the analysis of the French Speech, the notions of polyphony and polygraphy, social psychology, group notions of and relationship. Recognizing the intersection of liguísticas issues with other areas, our objective theoretically expand the field of view focused on the text in its discursive dimension. The intertwining of these theories led a better understanding of the discursive scene with an arena, a game space and conflict, in which the writer degladia cop genre we analyzed. This understanding ourselves most clearly when discussing the Charaudeau theory and conclude that it may cover in the context of semiolinguistics competence, the various aspects of the performance of the subject involved nun linguageiro act, indicated separately in different theories. These findings allowed to weave considerations of interest to the teaching practice, in that it broadened our understanding of the complexity of every human act of language - written or spoken - and on the relevance and importance of discursive and textual aspects to be worked in room of class.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLingüísticaAnálise do discursoTrânsito InfraçõesSemióticaPolícia LinguagemEstudos LinguisticosBoletim de ocorrência: uma arena discursiva em exameinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALppgestudoslinguisticos_heloisarochaalkimim_tesedoutorado.pdfapplication/pdf18482543https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-64KPGA/1/ppgestudoslinguisticos_heloisarochaalkimim_tesedoutorado.pdf89514f36f50f3c3b8fd185ac2dcac123MD51TEXTppgestudoslinguisticos_heloisarochaalkimim_tesedoutorado.pdf.txtppgestudoslinguisticos_heloisarochaalkimim_tesedoutorado.pdf.txtExtracted texttext/plain232https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-64KPGA/2/ppgestudoslinguisticos_heloisarochaalkimim_tesedoutorado.pdf.txtc34e38c2c7cad7d7e82ad9692120db9aMD521843/ALDR-64KPGA2019-11-14 08:56:31.961oai:repositorio.ufmg.br:1843/ALDR-64KPGARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:56:31Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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