A música habita a linguagem teoria da música e noção de musicalidade na poesia: teoria da música e noção de musicalidade na poesia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-6ZRFJ3 |
Resumo: | A tese propõe uma discussão da relação entre música e linguagem, colocando em perspectiva crítica a tendência contemporânea de classificação apriorística da música, no quadro epistemológico, como um sistema semiótico . De um lado, acentuado o fato de a linguagem verbal e a música compartilharem a sonoridade, o trabalho busca evidenciar elementos que podem ser qualificados como musicais e que atuam na linguagem ainda antes de se integrarem na engrenagem de significação e codificação, como é o caso da voz. De outro, explorando a noção de musicalidade que permeia a teoria da poesia, a tese indica que o valor musical de um poema costuma justamente estar ligado à capacidade de a linguagem poética escapar à lógica férrea da representação e da significação unívoca, em proveito da exploração da ambiguidade e do potencial de movimento da palavra, com suas múltiplas direções e sentidos.Por essa dupla via, questiona-se exatamente o primado da representação e da significação (logocentrismo) - pelo qual a música foi progressivamente relegada a um plano secundário na classificação ocidental do conhecimento - e discutem-se as bases em que historicamente se estabeleceu a chamada teoria da música. |
id |
UFMG_7a2752aed0805ad7194f042efb85c010 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-6ZRFJ3 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Maria Antonieta PereiraLeda Maria MartinsRosangela Pereira de TugnyWerner AguiarAntonio Jose jardim e CastroFlavio Terrigno Barbeitas2019-08-14T17:31:54Z2019-08-14T17:31:54Z2007-03-28http://hdl.handle.net/1843/ECAP-6ZRFJ3A tese propõe uma discussão da relação entre música e linguagem, colocando em perspectiva crítica a tendência contemporânea de classificação apriorística da música, no quadro epistemológico, como um sistema semiótico . De um lado, acentuado o fato de a linguagem verbal e a música compartilharem a sonoridade, o trabalho busca evidenciar elementos que podem ser qualificados como musicais e que atuam na linguagem ainda antes de se integrarem na engrenagem de significação e codificação, como é o caso da voz. De outro, explorando a noção de musicalidade que permeia a teoria da poesia, a tese indica que o valor musical de um poema costuma justamente estar ligado à capacidade de a linguagem poética escapar à lógica férrea da representação e da significação unívoca, em proveito da exploração da ambiguidade e do potencial de movimento da palavra, com suas múltiplas direções e sentidos.Por essa dupla via, questiona-se exatamente o primado da representação e da significação (logocentrismo) - pelo qual a música foi progressivamente relegada a um plano secundário na classificação ocidental do conhecimento - e discutem-se as bases em que historicamente se estabeleceu a chamada teoria da música.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTeoria musicalLinguagem poéticaMusica FilosofiaMúsica e literaturaMusicologiaPoesia História e críticaQuadro epistemológicoLogocentrismoMúsica e linguagemA música habita a linguagem teoria da música e noção de musicalidade na poesia: teoria da música e noção de musicalidade na poesiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALflavio_barbeitas.pdfapplication/pdf1117222https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-6ZRFJ3/1/flavio_barbeitas.pdf25b2fe95b2f4856391e56f15cfad573cMD51TEXTflavio_barbeitas.pdf.txtflavio_barbeitas.pdf.txtExtracted texttext/plain478326https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-6ZRFJ3/2/flavio_barbeitas.pdf.txte8645ad5dfc6be8d99e972f86098c0c2MD521843/ECAP-6ZRFJ32019-11-14 14:40:30.597oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-6ZRFJ3Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:40:30Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A música habita a linguagem teoria da música e noção de musicalidade na poesia: teoria da música e noção de musicalidade na poesia |
title |
A música habita a linguagem teoria da música e noção de musicalidade na poesia: teoria da música e noção de musicalidade na poesia |
spellingShingle |
A música habita a linguagem teoria da música e noção de musicalidade na poesia: teoria da música e noção de musicalidade na poesia Flavio Terrigno Barbeitas Quadro epistemológico Logocentrismo Música e linguagem Teoria musical Linguagem poética Musica Filosofia Música e literatura Musicologia Poesia História e crítica |
title_short |
A música habita a linguagem teoria da música e noção de musicalidade na poesia: teoria da música e noção de musicalidade na poesia |
title_full |
A música habita a linguagem teoria da música e noção de musicalidade na poesia: teoria da música e noção de musicalidade na poesia |
title_fullStr |
A música habita a linguagem teoria da música e noção de musicalidade na poesia: teoria da música e noção de musicalidade na poesia |
title_full_unstemmed |
A música habita a linguagem teoria da música e noção de musicalidade na poesia: teoria da música e noção de musicalidade na poesia |
title_sort |
A música habita a linguagem teoria da música e noção de musicalidade na poesia: teoria da música e noção de musicalidade na poesia |
author |
Flavio Terrigno Barbeitas |
author_facet |
Flavio Terrigno Barbeitas |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Antonieta Pereira |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Leda Maria Martins |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Rosangela Pereira de Tugny |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Werner Aguiar |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Antonio Jose jardim e Castro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flavio Terrigno Barbeitas |
contributor_str_mv |
Maria Antonieta Pereira Leda Maria Martins Rosangela Pereira de Tugny Werner Aguiar Antonio Jose jardim e Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Quadro epistemológico Logocentrismo Música e linguagem |
topic |
Quadro epistemológico Logocentrismo Música e linguagem Teoria musical Linguagem poética Musica Filosofia Música e literatura Musicologia Poesia História e crítica |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Teoria musical Linguagem poética Musica Filosofia Música e literatura Musicologia Poesia História e crítica |
description |
A tese propõe uma discussão da relação entre música e linguagem, colocando em perspectiva crítica a tendência contemporânea de classificação apriorística da música, no quadro epistemológico, como um sistema semiótico . De um lado, acentuado o fato de a linguagem verbal e a música compartilharem a sonoridade, o trabalho busca evidenciar elementos que podem ser qualificados como musicais e que atuam na linguagem ainda antes de se integrarem na engrenagem de significação e codificação, como é o caso da voz. De outro, explorando a noção de musicalidade que permeia a teoria da poesia, a tese indica que o valor musical de um poema costuma justamente estar ligado à capacidade de a linguagem poética escapar à lógica férrea da representação e da significação unívoca, em proveito da exploração da ambiguidade e do potencial de movimento da palavra, com suas múltiplas direções e sentidos.Por essa dupla via, questiona-se exatamente o primado da representação e da significação (logocentrismo) - pelo qual a música foi progressivamente relegada a um plano secundário na classificação ocidental do conhecimento - e discutem-se as bases em que historicamente se estabeleceu a chamada teoria da música. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-03-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T17:31:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T17:31:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-6ZRFJ3 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-6ZRFJ3 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-6ZRFJ3/1/flavio_barbeitas.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-6ZRFJ3/2/flavio_barbeitas.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
25b2fe95b2f4856391e56f15cfad573c e8645ad5dfc6be8d99e972f86098c0c2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589221528633344 |