A música habita a linguagem teoria da música e noção de musicalidade na poesia: teoria da música e noção de musicalidade na poesia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flavio Terrigno Barbeitas
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-6ZRFJ3
Resumo: A tese propõe uma discussão da relação entre música e linguagem, colocando em perspectiva crítica a tendência contemporânea de classificação apriorística da música, no quadro epistemológico, como um sistema semiótico . De um lado, acentuado o fato de a linguagem verbal e a música compartilharem a sonoridade, o trabalho busca evidenciar elementos que podem ser qualificados como musicais e que atuam na linguagem ainda antes de se integrarem na engrenagem de significação e codificação, como é o caso da voz. De outro, explorando a noção de musicalidade que permeia a teoria da poesia, a tese indica que o valor musical de um poema costuma justamente estar ligado à capacidade de a linguagem poética escapar à lógica férrea da representação e da significação unívoca, em proveito da exploração da ambiguidade e do potencial de movimento da palavra, com suas múltiplas direções e sentidos.Por essa dupla via, questiona-se exatamente o primado da representação e da significação (logocentrismo) - pelo qual a música foi progressivamente relegada a um plano secundário na classificação ocidental do conhecimento - e discutem-se as bases em que historicamente se estabeleceu a chamada teoria da música.
id UFMG_7a2752aed0805ad7194f042efb85c010
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-6ZRFJ3
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Antonieta PereiraLeda Maria MartinsRosangela Pereira de TugnyWerner AguiarAntonio Jose jardim e CastroFlavio Terrigno Barbeitas2019-08-14T17:31:54Z2019-08-14T17:31:54Z2007-03-28http://hdl.handle.net/1843/ECAP-6ZRFJ3A tese propõe uma discussão da relação entre música e linguagem, colocando em perspectiva crítica a tendência contemporânea de classificação apriorística da música, no quadro epistemológico, como um sistema semiótico . De um lado, acentuado o fato de a linguagem verbal e a música compartilharem a sonoridade, o trabalho busca evidenciar elementos que podem ser qualificados como musicais e que atuam na linguagem ainda antes de se integrarem na engrenagem de significação e codificação, como é o caso da voz. De outro, explorando a noção de musicalidade que permeia a teoria da poesia, a tese indica que o valor musical de um poema costuma justamente estar ligado à capacidade de a linguagem poética escapar à lógica férrea da representação e da significação unívoca, em proveito da exploração da ambiguidade e do potencial de movimento da palavra, com suas múltiplas direções e sentidos.Por essa dupla via, questiona-se exatamente o primado da representação e da significação (logocentrismo) - pelo qual a música foi progressivamente relegada a um plano secundário na classificação ocidental do conhecimento - e discutem-se as bases em que historicamente se estabeleceu a chamada teoria da música.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTeoria musicalLinguagem poéticaMusica FilosofiaMúsica e literaturaMusicologiaPoesia História e críticaQuadro epistemológicoLogocentrismoMúsica e linguagemA música habita a linguagem teoria da música e noção de musicalidade na poesia: teoria da música e noção de musicalidade na poesiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALflavio_barbeitas.pdfapplication/pdf1117222https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-6ZRFJ3/1/flavio_barbeitas.pdf25b2fe95b2f4856391e56f15cfad573cMD51TEXTflavio_barbeitas.pdf.txtflavio_barbeitas.pdf.txtExtracted texttext/plain478326https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-6ZRFJ3/2/flavio_barbeitas.pdf.txte8645ad5dfc6be8d99e972f86098c0c2MD521843/ECAP-6ZRFJ32019-11-14 14:40:30.597oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-6ZRFJ3Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:40:30Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A música habita a linguagem teoria da música e noção de musicalidade na poesia: teoria da música e noção de musicalidade na poesia
title A música habita a linguagem teoria da música e noção de musicalidade na poesia: teoria da música e noção de musicalidade na poesia
spellingShingle A música habita a linguagem teoria da música e noção de musicalidade na poesia: teoria da música e noção de musicalidade na poesia
Flavio Terrigno Barbeitas
Quadro epistemológico
Logocentrismo
Música e linguagem
Teoria musical
Linguagem poética
Musica Filosofia
Música e literatura
Musicologia
Poesia História e crítica
title_short A música habita a linguagem teoria da música e noção de musicalidade na poesia: teoria da música e noção de musicalidade na poesia
title_full A música habita a linguagem teoria da música e noção de musicalidade na poesia: teoria da música e noção de musicalidade na poesia
title_fullStr A música habita a linguagem teoria da música e noção de musicalidade na poesia: teoria da música e noção de musicalidade na poesia
title_full_unstemmed A música habita a linguagem teoria da música e noção de musicalidade na poesia: teoria da música e noção de musicalidade na poesia
title_sort A música habita a linguagem teoria da música e noção de musicalidade na poesia: teoria da música e noção de musicalidade na poesia
author Flavio Terrigno Barbeitas
author_facet Flavio Terrigno Barbeitas
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Antonieta Pereira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Leda Maria Martins
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rosangela Pereira de Tugny
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Werner Aguiar
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Antonio Jose jardim e Castro
dc.contributor.author.fl_str_mv Flavio Terrigno Barbeitas
contributor_str_mv Maria Antonieta Pereira
Leda Maria Martins
Rosangela Pereira de Tugny
Werner Aguiar
Antonio Jose jardim e Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Quadro epistemológico
Logocentrismo
Música e linguagem
topic Quadro epistemológico
Logocentrismo
Música e linguagem
Teoria musical
Linguagem poética
Musica Filosofia
Música e literatura
Musicologia
Poesia História e crítica
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Teoria musical
Linguagem poética
Musica Filosofia
Música e literatura
Musicologia
Poesia História e crítica
description A tese propõe uma discussão da relação entre música e linguagem, colocando em perspectiva crítica a tendência contemporânea de classificação apriorística da música, no quadro epistemológico, como um sistema semiótico . De um lado, acentuado o fato de a linguagem verbal e a música compartilharem a sonoridade, o trabalho busca evidenciar elementos que podem ser qualificados como musicais e que atuam na linguagem ainda antes de se integrarem na engrenagem de significação e codificação, como é o caso da voz. De outro, explorando a noção de musicalidade que permeia a teoria da poesia, a tese indica que o valor musical de um poema costuma justamente estar ligado à capacidade de a linguagem poética escapar à lógica férrea da representação e da significação unívoca, em proveito da exploração da ambiguidade e do potencial de movimento da palavra, com suas múltiplas direções e sentidos.Por essa dupla via, questiona-se exatamente o primado da representação e da significação (logocentrismo) - pelo qual a música foi progressivamente relegada a um plano secundário na classificação ocidental do conhecimento - e discutem-se as bases em que historicamente se estabeleceu a chamada teoria da música.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-03-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T17:31:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T17:31:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/ECAP-6ZRFJ3
url http://hdl.handle.net/1843/ECAP-6ZRFJ3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-6ZRFJ3/1/flavio_barbeitas.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-6ZRFJ3/2/flavio_barbeitas.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 25b2fe95b2f4856391e56f15cfad573c
e8645ad5dfc6be8d99e972f86098c0c2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589221528633344