História na educação matemática: uma proposta para o ensino de medidas no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AWFH64 |
Resumo: | Este trabalho apresenta a descrição de um estudo no qual se buscou analisar possíveis relações entre História da Matemática e Resolução de Problemas no ensino de Medidas. Foi realizado em uma turma de alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública. O estudo se pautou em uma análise qualitativa, tendo suporte nos referenciais teóricos acerca da Resolução de Problemas, bem como da utilização da História da Matemática nas aulas. Nesse estudo, evidenciou-se que a História da Matemática, quando utilizada em sala de aula, tornase um recurso pedagógico fundamental, capaz de contribuir de maneira a qualificar o processo de ensino- aprendizagem da matemática, para além de um instrumento de simples motivação. Assim, na conclusão a que se chegou, entendeu-se ser necessário que o professor tenha condições e conhecimentos para inserir esse recurso em suas aulas, possibilitando ao aluno uma visão de que a Matemática é uma disciplina em desenvolvimento e contextualizada. |
id |
UFMG_7d65c43ce80a9d94fd07ba2522bc5c62 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AWFH64 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Wagner Ahmad AuarekAirton Carriao MachadoMaria Laura Magalhaes GomesSamira ZaidanFilipe Santos FernandesIlma Ribeiro Linhares2019-08-10T18:14:37Z2019-08-10T18:14:37Z2016-02-05http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AWFH64Este trabalho apresenta a descrição de um estudo no qual se buscou analisar possíveis relações entre História da Matemática e Resolução de Problemas no ensino de Medidas. Foi realizado em uma turma de alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública. O estudo se pautou em uma análise qualitativa, tendo suporte nos referenciais teóricos acerca da Resolução de Problemas, bem como da utilização da História da Matemática nas aulas. Nesse estudo, evidenciou-se que a História da Matemática, quando utilizada em sala de aula, tornase um recurso pedagógico fundamental, capaz de contribuir de maneira a qualificar o processo de ensino- aprendizagem da matemática, para além de um instrumento de simples motivação. Assim, na conclusão a que se chegou, entendeu-se ser necessário que o professor tenha condições e conhecimentos para inserir esse recurso em suas aulas, possibilitando ao aluno uma visão de que a Matemática é uma disciplina em desenvolvimento e contextualizada.This work presents the description of a study in which was tried to analyze the possible relations between the history of mathematics and the solving of problems in teaching measures. It was done in a class of sixth grade students of a public Elementary School. The study was interlined in a qualitative analysis, having its support on the theorical referentials about the solving of problems, as well as the use of the history of mathematics in the classroom. In this study we evidence that the History of Mathematics when used in classroom, becomes a major pedagogical resource, able to contribute in order to qualify the teaching-learning process or mathematics to beyond an instrument of pure motivation. This way, in our conclusion, its necessary that the teacher have conditions and knowledges to implant this resource in his or her classes, making it possible to the students a view that Mathematics is a developing and contextualized subject.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMatemática Métodos de ensinoSistema métrico Estudo e ensino (Ensino fundamental)Matemática Estudo e ensino (Ensino fundamental)EducaçãoMatemática História Estudo e ensino (Ensino fundamental)Ensino fundamentalEnsino de MedidasHistória da MatemáticaHistória na Educação MatemáticaResolução de ProblemasHistória na educação matemática: uma proposta para o ensino de medidas no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_promestre_ilma.pdfapplication/pdf1062549https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AWFH64/1/disserta__o_promestre_ilma.pdf08e83e7ca924e4d33ee8037165a2c7aeMD51TEXTdisserta__o_promestre_ilma.pdf.txtdisserta__o_promestre_ilma.pdf.txtExtracted texttext/plain192491https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AWFH64/2/disserta__o_promestre_ilma.pdf.txtc613327e778d4463b36c816bca6bc721MD521843/BUBD-AWFH642019-11-14 05:47:45.648oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AWFH64Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:47:45Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
História na educação matemática: uma proposta para o ensino de medidas no ensino fundamental |
title |
História na educação matemática: uma proposta para o ensino de medidas no ensino fundamental |
spellingShingle |
História na educação matemática: uma proposta para o ensino de medidas no ensino fundamental Ilma Ribeiro Linhares Ensino de Medidas História da Matemática História na Educação Matemática Resolução de Problemas Matemática Métodos de ensino Sistema métrico Estudo e ensino (Ensino fundamental) Matemática Estudo e ensino (Ensino fundamental) Educação Matemática História Estudo e ensino (Ensino fundamental) Ensino fundamental |
title_short |
História na educação matemática: uma proposta para o ensino de medidas no ensino fundamental |
title_full |
História na educação matemática: uma proposta para o ensino de medidas no ensino fundamental |
title_fullStr |
História na educação matemática: uma proposta para o ensino de medidas no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
História na educação matemática: uma proposta para o ensino de medidas no ensino fundamental |
title_sort |
História na educação matemática: uma proposta para o ensino de medidas no ensino fundamental |
author |
Ilma Ribeiro Linhares |
author_facet |
Ilma Ribeiro Linhares |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Wagner Ahmad Auarek |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Airton Carriao Machado |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Maria Laura Magalhaes Gomes |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Samira Zaidan |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Filipe Santos Fernandes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ilma Ribeiro Linhares |
contributor_str_mv |
Wagner Ahmad Auarek Airton Carriao Machado Maria Laura Magalhaes Gomes Samira Zaidan Filipe Santos Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Medidas História da Matemática História na Educação Matemática Resolução de Problemas |
topic |
Ensino de Medidas História da Matemática História na Educação Matemática Resolução de Problemas Matemática Métodos de ensino Sistema métrico Estudo e ensino (Ensino fundamental) Matemática Estudo e ensino (Ensino fundamental) Educação Matemática História Estudo e ensino (Ensino fundamental) Ensino fundamental |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Matemática Métodos de ensino Sistema métrico Estudo e ensino (Ensino fundamental) Matemática Estudo e ensino (Ensino fundamental) Educação Matemática História Estudo e ensino (Ensino fundamental) Ensino fundamental |
description |
Este trabalho apresenta a descrição de um estudo no qual se buscou analisar possíveis relações entre História da Matemática e Resolução de Problemas no ensino de Medidas. Foi realizado em uma turma de alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública. O estudo se pautou em uma análise qualitativa, tendo suporte nos referenciais teóricos acerca da Resolução de Problemas, bem como da utilização da História da Matemática nas aulas. Nesse estudo, evidenciou-se que a História da Matemática, quando utilizada em sala de aula, tornase um recurso pedagógico fundamental, capaz de contribuir de maneira a qualificar o processo de ensino- aprendizagem da matemática, para além de um instrumento de simples motivação. Assim, na conclusão a que se chegou, entendeu-se ser necessário que o professor tenha condições e conhecimentos para inserir esse recurso em suas aulas, possibilitando ao aluno uma visão de que a Matemática é uma disciplina em desenvolvimento e contextualizada. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-02-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T18:14:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T18:14:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AWFH64 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AWFH64 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AWFH64/1/disserta__o_promestre_ilma.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AWFH64/2/disserta__o_promestre_ilma.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
08e83e7ca924e4d33ee8037165a2c7ae c613327e778d4463b36c816bca6bc721 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589410356199424 |