História na educação matemática: uma proposta para o ensino de medidas no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ilma Ribeiro Linhares
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AWFH64
Resumo: Este trabalho apresenta a descrição de um estudo no qual se buscou analisar possíveis relações entre História da Matemática e Resolução de Problemas no ensino de Medidas. Foi realizado em uma turma de alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública. O estudo se pautou em uma análise qualitativa, tendo suporte nos referenciais teóricos acerca da Resolução de Problemas, bem como da utilização da História da Matemática nas aulas. Nesse estudo, evidenciou-se que a História da Matemática, quando utilizada em sala de aula, tornase um recurso pedagógico fundamental, capaz de contribuir de maneira a qualificar o processo de ensino- aprendizagem da matemática, para além de um instrumento de simples motivação. Assim, na conclusão a que se chegou, entendeu-se ser necessário que o professor tenha condições e conhecimentos para inserir esse recurso em suas aulas, possibilitando ao aluno uma visão de que a Matemática é uma disciplina em desenvolvimento e contextualizada.
id UFMG_7d65c43ce80a9d94fd07ba2522bc5c62
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AWFH64
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Wagner Ahmad AuarekAirton Carriao MachadoMaria Laura Magalhaes GomesSamira ZaidanFilipe Santos FernandesIlma Ribeiro Linhares2019-08-10T18:14:37Z2019-08-10T18:14:37Z2016-02-05http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AWFH64Este trabalho apresenta a descrição de um estudo no qual se buscou analisar possíveis relações entre História da Matemática e Resolução de Problemas no ensino de Medidas. Foi realizado em uma turma de alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública. O estudo se pautou em uma análise qualitativa, tendo suporte nos referenciais teóricos acerca da Resolução de Problemas, bem como da utilização da História da Matemática nas aulas. Nesse estudo, evidenciou-se que a História da Matemática, quando utilizada em sala de aula, tornase um recurso pedagógico fundamental, capaz de contribuir de maneira a qualificar o processo de ensino- aprendizagem da matemática, para além de um instrumento de simples motivação. Assim, na conclusão a que se chegou, entendeu-se ser necessário que o professor tenha condições e conhecimentos para inserir esse recurso em suas aulas, possibilitando ao aluno uma visão de que a Matemática é uma disciplina em desenvolvimento e contextualizada.This work presents the description of a study in which was tried to analyze the possible relations between the history of mathematics and the solving of problems in teaching measures. It was done in a class of sixth grade students of a public Elementary School. The study was interlined in a qualitative analysis, having its support on the theorical referentials about the solving of problems, as well as the use of the history of mathematics in the classroom. In this study we evidence that the History of Mathematics when used in classroom, becomes a major pedagogical resource, able to contribute in order to qualify the teaching-learning process or mathematics to beyond an instrument of pure motivation. This way, in our conclusion, its necessary that the teacher have conditions and knowledges to implant this resource in his or her classes, making it possible to the students a view that Mathematics is a developing and contextualized subject.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMatemática Métodos de ensinoSistema métrico Estudo e ensino (Ensino fundamental)Matemática Estudo e ensino (Ensino fundamental)EducaçãoMatemática História Estudo e ensino (Ensino fundamental)Ensino fundamentalEnsino de MedidasHistória da MatemáticaHistória na Educação MatemáticaResolução de ProblemasHistória na educação matemática: uma proposta para o ensino de medidas no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_promestre_ilma.pdfapplication/pdf1062549https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AWFH64/1/disserta__o_promestre_ilma.pdf08e83e7ca924e4d33ee8037165a2c7aeMD51TEXTdisserta__o_promestre_ilma.pdf.txtdisserta__o_promestre_ilma.pdf.txtExtracted texttext/plain192491https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AWFH64/2/disserta__o_promestre_ilma.pdf.txtc613327e778d4463b36c816bca6bc721MD521843/BUBD-AWFH642019-11-14 05:47:45.648oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AWFH64Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:47:45Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv História na educação matemática: uma proposta para o ensino de medidas no ensino fundamental
title História na educação matemática: uma proposta para o ensino de medidas no ensino fundamental
spellingShingle História na educação matemática: uma proposta para o ensino de medidas no ensino fundamental
Ilma Ribeiro Linhares
Ensino de Medidas
História da Matemática
História na Educação Matemática
Resolução de Problemas
Matemática Métodos de ensino
Sistema métrico Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Matemática Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Educação
Matemática História Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Ensino fundamental
title_short História na educação matemática: uma proposta para o ensino de medidas no ensino fundamental
title_full História na educação matemática: uma proposta para o ensino de medidas no ensino fundamental
title_fullStr História na educação matemática: uma proposta para o ensino de medidas no ensino fundamental
title_full_unstemmed História na educação matemática: uma proposta para o ensino de medidas no ensino fundamental
title_sort História na educação matemática: uma proposta para o ensino de medidas no ensino fundamental
author Ilma Ribeiro Linhares
author_facet Ilma Ribeiro Linhares
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wagner Ahmad Auarek
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Airton Carriao Machado
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria Laura Magalhaes Gomes
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Samira Zaidan
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Filipe Santos Fernandes
dc.contributor.author.fl_str_mv Ilma Ribeiro Linhares
contributor_str_mv Wagner Ahmad Auarek
Airton Carriao Machado
Maria Laura Magalhaes Gomes
Samira Zaidan
Filipe Santos Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Medidas
História da Matemática
História na Educação Matemática
Resolução de Problemas
topic Ensino de Medidas
História da Matemática
História na Educação Matemática
Resolução de Problemas
Matemática Métodos de ensino
Sistema métrico Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Matemática Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Educação
Matemática História Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Ensino fundamental
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Matemática Métodos de ensino
Sistema métrico Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Matemática Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Educação
Matemática História Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Ensino fundamental
description Este trabalho apresenta a descrição de um estudo no qual se buscou analisar possíveis relações entre História da Matemática e Resolução de Problemas no ensino de Medidas. Foi realizado em uma turma de alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública. O estudo se pautou em uma análise qualitativa, tendo suporte nos referenciais teóricos acerca da Resolução de Problemas, bem como da utilização da História da Matemática nas aulas. Nesse estudo, evidenciou-se que a História da Matemática, quando utilizada em sala de aula, tornase um recurso pedagógico fundamental, capaz de contribuir de maneira a qualificar o processo de ensino- aprendizagem da matemática, para além de um instrumento de simples motivação. Assim, na conclusão a que se chegou, entendeu-se ser necessário que o professor tenha condições e conhecimentos para inserir esse recurso em suas aulas, possibilitando ao aluno uma visão de que a Matemática é uma disciplina em desenvolvimento e contextualizada.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-02-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T18:14:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T18:14:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AWFH64
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AWFH64
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AWFH64/1/disserta__o_promestre_ilma.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AWFH64/2/disserta__o_promestre_ilma.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 08e83e7ca924e4d33ee8037165a2c7ae
c613327e778d4463b36c816bca6bc721
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589410356199424