Efeitos vocais e o trinômio texto-som-imagem em cinco gravações de Elis Regina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alfredo Ribeiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/38744
Resumo: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
id UFMG_8458514b21542ea3980252a639b9cf72
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/38744
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Fausto Borémhttp://lattes.cnpq.br/5589268218426587Sonia Marta Rodrigues RaymundoRicardo Bessa Magalhães FrançaValdir ClaudinoElise Barbara PittengerLuciana Monteiro de Castro Silva Dutrahttp://lattes.cnpq.br/2403332847147578Alfredo Ribeiro2021-11-29T13:27:14Z2021-11-29T13:27:14Z2021-10-18http://hdl.handle.net/1843/38744CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEstudo sobre a utilização sistemática de efeitos vocais realizados por Elis Regina em gravações históricas, selecionadas ao longo de 15 anos de sua carreira. O trinômio texto-som-imagem é analisado em cinco estudos de caso a partir das seguintes fontes primárias: Upa, Neguinho (REGINA, 1965; áudio), de Edu LOBO e Gianfrancesco GUARNIERI (1964), O Sonho (REGINA, 1969; videoclipe), de Egberto GISMONTI (1966), Black is Beautiful (REGINA, 1972; videoclipe), de Paulo Sergio VALLE e Marcos VALLE (1970), Como Nossos pais (REGINA, 1976; videoclipe), de Belchior (1976), e Alô, Alô, Marciano (REGINA, 1980; videoclipe), de Rita LEE e Roberto de CARVALHO (1980). Foi utilizado o mAAVm (Método de Análise de Áudio e Vídeos de música; BORÉM, 2018; BORÉM, 2016 e outros) e os seguintes procedimentos metodológicos: (1) análise espectrográfica dos sons, tendo como foco nove efeitos vocais (portamento, scoop, vibrato, tremor, yodel, drive, crepitação, modulação timbrística e onomatopeias); (2) análise dos videoclipes abarcando cenografia (palco, iluminação, vestuário e objetos de cena), montagem e edição de imagens; (3) análise das manifestações emocionais de Elis Regina através dos referenciais de ECKMAN e FRIESEN (1978) e do sistema de codificação de ações faciais FACS (Facial Action Coding System). Os resultados mostram que Elis Regina utiliza os nove efeitos vocais de maneira sistemática (sublinhando o conteúdo das letras da música com sua voz e sua imagem no palco) e planejada (enfatizando elementos estruturais e simétricos da forma) para criar ênfases pelas quais suas performances se tornaram referenciais. Na sua busca de uma estreita relação entre o conteúdo semântico das canções e suas expressões vocais e cênicas, ela, como uma “coautora” das canções, construía personagens complexas e em sintonia com questões centrais de seu tempo, tanto explicitamente quanto comunicando mensagens subliminares nas suas narrativas das canções. Finalmente, vimos que Elis Regina assumia um grande controle sobre a realização de sua expressão artística, a qual não é guiada pela espontaneidade, mas cuja concepção e precisão técnica altamente disciplinadas resultavam em uma naturalidade.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilMUS - DEPARTAMENTO DE INSTRUMENTO E CANTOMúsica - Análise, apreciaçãoRegina, Elis, 1945 -1982 - Crítica e interpretaçãoMúsica popular - BrasilEfeitos vocais de Elis ReginaPráticas de Performance MusicalAnálise espectral de áudio de músicaAnálise de vídeos de músicaEfeitos vocais e o trinômio texto-som-imagem em cinco gravações de Elis Reginainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTESE FINAL - ALFREDO RIBEIRO.pdfTESE FINAL - ALFREDO RIBEIRO.pdfTese - Alfredo Ribeiroapplication/pdf5356880https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38744/3/TESE%20FINAL%20-%20ALFREDO%20RIBEIRO.pdfbdd08fc339b5225e75fd6428fca44825MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38744/4/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD541843/387442021-11-29 10:27:15.06oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-11-29T13:27:15Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Efeitos vocais e o trinômio texto-som-imagem em cinco gravações de Elis Regina
title Efeitos vocais e o trinômio texto-som-imagem em cinco gravações de Elis Regina
spellingShingle Efeitos vocais e o trinômio texto-som-imagem em cinco gravações de Elis Regina
Alfredo Ribeiro
Efeitos vocais de Elis Regina
Práticas de Performance Musical
Análise espectral de áudio de música
Análise de vídeos de música
Música - Análise, apreciação
Regina, Elis, 1945 -1982 - Crítica e interpretação
Música popular - Brasil
title_short Efeitos vocais e o trinômio texto-som-imagem em cinco gravações de Elis Regina
title_full Efeitos vocais e o trinômio texto-som-imagem em cinco gravações de Elis Regina
title_fullStr Efeitos vocais e o trinômio texto-som-imagem em cinco gravações de Elis Regina
title_full_unstemmed Efeitos vocais e o trinômio texto-som-imagem em cinco gravações de Elis Regina
title_sort Efeitos vocais e o trinômio texto-som-imagem em cinco gravações de Elis Regina
author Alfredo Ribeiro
author_facet Alfredo Ribeiro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fausto Borém
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5589268218426587
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sonia Marta Rodrigues Raymundo
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ricardo Bessa Magalhães França
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Valdir Claudino
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Elise Barbara Pittenger
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2403332847147578
dc.contributor.author.fl_str_mv Alfredo Ribeiro
contributor_str_mv Fausto Borém
Sonia Marta Rodrigues Raymundo
Ricardo Bessa Magalhães França
Valdir Claudino
Elise Barbara Pittenger
Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra
dc.subject.por.fl_str_mv Efeitos vocais de Elis Regina
Práticas de Performance Musical
Análise espectral de áudio de música
Análise de vídeos de música
topic Efeitos vocais de Elis Regina
Práticas de Performance Musical
Análise espectral de áudio de música
Análise de vídeos de música
Música - Análise, apreciação
Regina, Elis, 1945 -1982 - Crítica e interpretação
Música popular - Brasil
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Música - Análise, apreciação
Regina, Elis, 1945 -1982 - Crítica e interpretação
Música popular - Brasil
description CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-29T13:27:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-11-29T13:27:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-10-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/38744
url http://hdl.handle.net/1843/38744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv MUS - DEPARTAMENTO DE INSTRUMENTO E CANTO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38744/3/TESE%20FINAL%20-%20ALFREDO%20RIBEIRO.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38744/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv bdd08fc339b5225e75fd6428fca44825
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589448778121216