Simulação e ensaio de mecanismo de freio automotivo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9N4LAH |
Resumo: | Com o aumento da potência dos veículos, os sistemas de segurança precisam acompanhar o desenvolvimento para atender às novas exigências. A proposta deste trabalho foi a de produzir uma bancada de ensaios em que fosse possível realizar frenagens com diferentes tipos de pastilhas e variando alguns parâmetros. Para que fosse possível o controle e avaliação desses parâmetros no fenômeno da frenagem, a bancada foi instrumentada e monitorada, permitindo a compilação de dados a respeito de determinados pares de pastilhas e disco. Foram realizados ensaios com três tipos de pastilhas, duas novas de diferentes fabricantes e uma com avarias de uso. A base dos ensaios foi criada segundo os critérios do ensaio Krauss, normatizado pela ABNT: NBR 6143:1995, e ainda foram implementados ciclos de testes em que fosse possível analisar a interferência da força de atuação das pastilhas e das diferentes velocidades. Foram monitorados os comportamentos das frenagens, em relação a sua efetividade na parada do disco, os níveis de emissão acústica de cada ciclo, a temperatura durante os ensaios e ainda a perda de massa das pastilhas. O controle sobre a força de atuação no cilindro-mestre foi feito por meio do controle da pressão do cilindro pneumático; já o controle da rotação foi feito por meio de um inversor de frequência. Utilizou-se também da ferramenta de elementos finitos para realizar uma breve comparação entre os resultados físicos e os virtuais. |
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Juan Carlos Campos RubioJuan Carlos Horta GutierrezPaulo Eustaquio de FariaRafael Martins de Abreu2019-08-14T07:19:02Z2019-08-14T07:19:02Z2013-05-01http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9N4LAHCom o aumento da potência dos veículos, os sistemas de segurança precisam acompanhar o desenvolvimento para atender às novas exigências. A proposta deste trabalho foi a de produzir uma bancada de ensaios em que fosse possível realizar frenagens com diferentes tipos de pastilhas e variando alguns parâmetros. Para que fosse possível o controle e avaliação desses parâmetros no fenômeno da frenagem, a bancada foi instrumentada e monitorada, permitindo a compilação de dados a respeito de determinados pares de pastilhas e disco. Foram realizados ensaios com três tipos de pastilhas, duas novas de diferentes fabricantes e uma com avarias de uso. A base dos ensaios foi criada segundo os critérios do ensaio Krauss, normatizado pela ABNT: NBR 6143:1995, e ainda foram implementados ciclos de testes em que fosse possível analisar a interferência da força de atuação das pastilhas e das diferentes velocidades. Foram monitorados os comportamentos das frenagens, em relação a sua efetividade na parada do disco, os níveis de emissão acústica de cada ciclo, a temperatura durante os ensaios e ainda a perda de massa das pastilhas. O controle sobre a força de atuação no cilindro-mestre foi feito por meio do controle da pressão do cilindro pneumático; já o controle da rotação foi feito por meio de um inversor de frequência. Utilizou-se também da ferramenta de elementos finitos para realizar uma breve comparação entre os resultados físicos e os virtuais.With the increase of vehicles power, the security systems must to keep updated to meet the new requirements. The propose of this study was to build a test bench to make possible simulate brakings with different kinds of disc pads and changing some parameters. To be possible to control and evaluate interferences of this parameters in the phenomenon of braking, the test bench was instrumented and monitored, enabling the compilation of data related to determined pairs of disc pads and brake disks. The tests were made using three kinds of disc pads, two new of different manufactures and one used. The basis of the tests was shaped second test criteria Krauss, regulated by ABNT NBR 6143:1995 and it were added cycles of tests to make possible detect the parameters interference of disc pads actuation force and different speeds. It were monitored the behavior of braking, relationated to its effectiveness in stop the brake disc, the levels of accoustic emission in each cycle, the temperature during the tests and the loss of mass of disc pads, controling the actuation force using a pneumatic cylinder and controling rotation using a frequence inversor. Also used to FEA for a brief comparison of the results with the virtual and physical.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEngenharia de produçãoAutomóveis FreiosPastilhas de freioBancada de ensaiosFreio a discoSimulação e ensaio de mecanismo de freio automotivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_rafael_martins_de_abreu.pdfapplication/pdf5761227https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9N4LAH/1/disserta__o_rafael_martins_de_abreu.pdf325a68fe894b3a90df728edc5aefddf4MD51TEXTdisserta__o_rafael_martins_de_abreu.pdf.txtdisserta__o_rafael_martins_de_abreu.pdf.txtExtracted texttext/plain164660https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9N4LAH/2/disserta__o_rafael_martins_de_abreu.pdf.txt40dfa454efea4fa67d2530bff0701117MD521843/BUOS-9N4LAH2019-11-14 13:54:46.673oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9N4LAHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:54:46Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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