A importância das interações durante o período de adaptação de crianças de três anos na UMEI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NKMMS |
Resumo: | O presente trabalho se propõe a investigar a importância das interações durante o período de adaptação de crianças de três anos de idade, ressignificando a prática pedagógica na inserção da criança pequena ao ambiente escolar. É sabido que para a criança, pais e educadores, os primeiros dias do ano letivo se tornam um grande desafio, pois todos os envolvidos nesse processo estão se adaptando. Portanto, o objetivo deste trabalho de conclusão de curso é analisar como se dão as interações da criança no decorrer do período de adaptação na Umei Jatobá IV, e qualificar esse período através de atividades lúdicas e significativas para o aprendiz visando seu desenvolvimento e integração ao ambiente escolar de forma integral: afetivo, cognitivo, social e psicológico, tendo como foco a formação e adaptação total do aprendiz. Para que a adaptação aconteça da melhor forma possível, é preciso que a escola encontre estratégias que envolvam as crianças e suas famílias no processo educativo. Conforme registro no Parecer CNE/CEB Nº 20/2009, aprovado em 11/11/2009, na história cotidiana das interações com diferentes parceiros, vão sendo construídas significações compartilhadas a partir das quais a criança aprende como agir ou resistir aos valores e normas da cultura de seu ambiente. Além disso, à medida que o grupo de crianças interage, vão sendo construídas as culturas infantis. Nesse sentido, aproximar e inserir os pais nas atividades desenvolvidas pela escola, fazendo com que se sintam parceiros e também comprometidos e co-responsáveis com o processo de inserção da criança ao ambiente escolar, resultará na melhoria do desenvolvimento integral e gradual da criança. |
id |
UFMG_963dface77d34b77e7cbd0ef038747b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NKMMS |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Sandro Coelho CostaJosilaine de Paula Cruz da Silva Fernandes2019-08-12T20:49:56Z2019-08-12T20:49:56Z2012-07-07http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NKMMSO presente trabalho se propõe a investigar a importância das interações durante o período de adaptação de crianças de três anos de idade, ressignificando a prática pedagógica na inserção da criança pequena ao ambiente escolar. É sabido que para a criança, pais e educadores, os primeiros dias do ano letivo se tornam um grande desafio, pois todos os envolvidos nesse processo estão se adaptando. Portanto, o objetivo deste trabalho de conclusão de curso é analisar como se dão as interações da criança no decorrer do período de adaptação na Umei Jatobá IV, e qualificar esse período através de atividades lúdicas e significativas para o aprendiz visando seu desenvolvimento e integração ao ambiente escolar de forma integral: afetivo, cognitivo, social e psicológico, tendo como foco a formação e adaptação total do aprendiz. Para que a adaptação aconteça da melhor forma possível, é preciso que a escola encontre estratégias que envolvam as crianças e suas famílias no processo educativo. Conforme registro no Parecer CNE/CEB Nº 20/2009, aprovado em 11/11/2009, na história cotidiana das interações com diferentes parceiros, vão sendo construídas significações compartilhadas a partir das quais a criança aprende como agir ou resistir aos valores e normas da cultura de seu ambiente. Além disso, à medida que o grupo de crianças interage, vão sendo construídas as culturas infantis. Nesse sentido, aproximar e inserir os pais nas atividades desenvolvidas pela escola, fazendo com que se sintam parceiros e também comprometidos e co-responsáveis com o processo de inserção da criança ao ambiente escolar, resultará na melhoria do desenvolvimento integral e gradual da criança.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação pre-escolarInteração socialInteraçõesCriançaPeríodo de AdaptaçãoA importância das interações durante o período de adaptação de crianças de três anos na UMEIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_vers_o_final._p_s___c_pia__2____c_pia.pdfapplication/pdf1333301https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NKMMS/1/tcc_vers_o_final._p_s___c_pia__2____c_pia.pdfa9429c8ea6a3d6be6a02bd4544ec3c62MD51TEXTtcc_vers_o_final._p_s___c_pia__2____c_pia.pdf.txttcc_vers_o_final._p_s___c_pia__2____c_pia.pdf.txtExtracted texttext/plain100526https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NKMMS/2/tcc_vers_o_final._p_s___c_pia__2____c_pia.pdf.txtc5cac10f40f3f854170c9ec1720d92faMD521843/VRNS-9NKMMS2019-11-14 19:52:01.427oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NKMMSRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:52:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância das interações durante o período de adaptação de crianças de três anos na UMEI |
title |
A importância das interações durante o período de adaptação de crianças de três anos na UMEI |
spellingShingle |
A importância das interações durante o período de adaptação de crianças de três anos na UMEI Josilaine de Paula Cruz da Silva Fernandes Interações Criança Período de Adaptação Educação pre-escolar Interação social |
title_short |
A importância das interações durante o período de adaptação de crianças de três anos na UMEI |
title_full |
A importância das interações durante o período de adaptação de crianças de três anos na UMEI |
title_fullStr |
A importância das interações durante o período de adaptação de crianças de três anos na UMEI |
title_full_unstemmed |
A importância das interações durante o período de adaptação de crianças de três anos na UMEI |
title_sort |
A importância das interações durante o período de adaptação de crianças de três anos na UMEI |
author |
Josilaine de Paula Cruz da Silva Fernandes |
author_facet |
Josilaine de Paula Cruz da Silva Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sandro Coelho Costa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Josilaine de Paula Cruz da Silva Fernandes |
contributor_str_mv |
Sandro Coelho Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interações Criança Período de Adaptação |
topic |
Interações Criança Período de Adaptação Educação pre-escolar Interação social |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação pre-escolar Interação social |
description |
O presente trabalho se propõe a investigar a importância das interações durante o período de adaptação de crianças de três anos de idade, ressignificando a prática pedagógica na inserção da criança pequena ao ambiente escolar. É sabido que para a criança, pais e educadores, os primeiros dias do ano letivo se tornam um grande desafio, pois todos os envolvidos nesse processo estão se adaptando. Portanto, o objetivo deste trabalho de conclusão de curso é analisar como se dão as interações da criança no decorrer do período de adaptação na Umei Jatobá IV, e qualificar esse período através de atividades lúdicas e significativas para o aprendiz visando seu desenvolvimento e integração ao ambiente escolar de forma integral: afetivo, cognitivo, social e psicológico, tendo como foco a formação e adaptação total do aprendiz. Para que a adaptação aconteça da melhor forma possível, é preciso que a escola encontre estratégias que envolvam as crianças e suas famílias no processo educativo. Conforme registro no Parecer CNE/CEB Nº 20/2009, aprovado em 11/11/2009, na história cotidiana das interações com diferentes parceiros, vão sendo construídas significações compartilhadas a partir das quais a criança aprende como agir ou resistir aos valores e normas da cultura de seu ambiente. Além disso, à medida que o grupo de crianças interage, vão sendo construídas as culturas infantis. Nesse sentido, aproximar e inserir os pais nas atividades desenvolvidas pela escola, fazendo com que se sintam parceiros e também comprometidos e co-responsáveis com o processo de inserção da criança ao ambiente escolar, resultará na melhoria do desenvolvimento integral e gradual da criança. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-07-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T20:49:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T20:49:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NKMMS |
url |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NKMMS |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NKMMS/1/tcc_vers_o_final._p_s___c_pia__2____c_pia.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NKMMS/2/tcc_vers_o_final._p_s___c_pia__2____c_pia.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a9429c8ea6a3d6be6a02bd4544ec3c62 c5cac10f40f3f854170c9ec1720d92fa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589188721836032 |