Resolução de problemas e o tratamento de informações: uma proposta para o ensino de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PAPNY |
Resumo: | A estatística é uma área do saber com grande importância, por ser um conhecimento que tem ligações com várias conhecimentos, bem como vários ramos da matemática. Além de a estatística manter diálogo com várias áreas do conhecimento acadêmico, também está presente no dia a dia das pessoas. Essa presença pode ser percebida nas informações vinculadas em jornais, revistas, como resultado de pesquisas, etc. Assim acredito ser importante que os alunos aprendam a lidar com aleitura, interpretação e construção de gráficos.. Diante dessa postura em relação à estatística e com o intuito de colaborar com o ensino damesma na escola básica apresento nesse trabalho o desenvolvimento de um projeto de intervenção em estatística com ênfase na interpretação e análise de gráficos com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental que participam do grupo de reforço em matemática da Escola Municipal Sr. Odorico Martinho da Silva da cidade de Congonhas. Neste projeto, os alunos analisaram as informações trazidas em gráficos prontos, apresentadas em livros didáticos e,posteriormente, desenvolveram uma pesquisa de opinião versando sobre o tema Redes Sociais. O objetivo dessa atividade foi oferecer a oportunidade dos alunos recolherem dados e informações, fazer uso de tabelas e gráficos para facilitar a leitura e interpretação dessas informações, e utilizar da linguagem e de ferramentas matemáticas para comunicar as informações coletadas. |
id |
UFMG_97ec8f8001b0065a0dbffda26538f012 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9PAPNY |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Wagner Ahmad AuarekTania Aretuza Ambrizi GebaraFabricia Lucia Costa Ferreira da Silva2019-08-11T23:03:45Z2019-08-11T23:03:45Z2012-07-28http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PAPNYA estatística é uma área do saber com grande importância, por ser um conhecimento que tem ligações com várias conhecimentos, bem como vários ramos da matemática. Além de a estatística manter diálogo com várias áreas do conhecimento acadêmico, também está presente no dia a dia das pessoas. Essa presença pode ser percebida nas informações vinculadas em jornais, revistas, como resultado de pesquisas, etc. Assim acredito ser importante que os alunos aprendam a lidar com aleitura, interpretação e construção de gráficos.. Diante dessa postura em relação à estatística e com o intuito de colaborar com o ensino damesma na escola básica apresento nesse trabalho o desenvolvimento de um projeto de intervenção em estatística com ênfase na interpretação e análise de gráficos com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental que participam do grupo de reforço em matemática da Escola Municipal Sr. Odorico Martinho da Silva da cidade de Congonhas. Neste projeto, os alunos analisaram as informações trazidas em gráficos prontos, apresentadas em livros didáticos e,posteriormente, desenvolveram uma pesquisa de opinião versando sobre o tema Redes Sociais. O objetivo dessa atividade foi oferecer a oportunidade dos alunos recolherem dados e informações, fazer uso de tabelas e gráficos para facilitar a leitura e interpretação dessas informações, e utilizar da linguagem e de ferramentas matemáticas para comunicar as informações coletadas.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoMatematica Estudo e ensinoEstatistica Estudo e ensinoEstatísticaEducação MatemáticaTratamento deInformaçãoResolução de ProblemasResolução de problemas e o tratamento de informações: uma proposta para o ensino de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtratamento_da_informa__o.pdfapplication/pdf901429https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9PAPNY/1/tratamento_da_informa__o.pdfa47593ccab235985e3afb1361a8a6f8cMD51TEXTtratamento_da_informa__o.pdf.txttratamento_da_informa__o.pdf.txtExtracted texttext/plain59867https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9PAPNY/2/tratamento_da_informa__o.pdf.txt518973883434a2082914bf32d2c352e7MD521843/VRNS-9PAPNY2019-11-14 03:48:24.115oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9PAPNYRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:48:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Resolução de problemas e o tratamento de informações: uma proposta para o ensino de matemática |
title |
Resolução de problemas e o tratamento de informações: uma proposta para o ensino de matemática |
spellingShingle |
Resolução de problemas e o tratamento de informações: uma proposta para o ensino de matemática Fabricia Lucia Costa Ferreira da Silva Estatística Educação Matemática Tratamento de Informação Resolução de Problemas Educação Matematica Estudo e ensino Estatistica Estudo e ensino |
title_short |
Resolução de problemas e o tratamento de informações: uma proposta para o ensino de matemática |
title_full |
Resolução de problemas e o tratamento de informações: uma proposta para o ensino de matemática |
title_fullStr |
Resolução de problemas e o tratamento de informações: uma proposta para o ensino de matemática |
title_full_unstemmed |
Resolução de problemas e o tratamento de informações: uma proposta para o ensino de matemática |
title_sort |
Resolução de problemas e o tratamento de informações: uma proposta para o ensino de matemática |
author |
Fabricia Lucia Costa Ferreira da Silva |
author_facet |
Fabricia Lucia Costa Ferreira da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Wagner Ahmad Auarek |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Tania Aretuza Ambrizi Gebara |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fabricia Lucia Costa Ferreira da Silva |
contributor_str_mv |
Wagner Ahmad Auarek Tania Aretuza Ambrizi Gebara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estatística Educação Matemática Tratamento de Informação Resolução de Problemas |
topic |
Estatística Educação Matemática Tratamento de Informação Resolução de Problemas Educação Matematica Estudo e ensino Estatistica Estudo e ensino |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Matematica Estudo e ensino Estatistica Estudo e ensino |
description |
A estatística é uma área do saber com grande importância, por ser um conhecimento que tem ligações com várias conhecimentos, bem como vários ramos da matemática. Além de a estatística manter diálogo com várias áreas do conhecimento acadêmico, também está presente no dia a dia das pessoas. Essa presença pode ser percebida nas informações vinculadas em jornais, revistas, como resultado de pesquisas, etc. Assim acredito ser importante que os alunos aprendam a lidar com aleitura, interpretação e construção de gráficos.. Diante dessa postura em relação à estatística e com o intuito de colaborar com o ensino damesma na escola básica apresento nesse trabalho o desenvolvimento de um projeto de intervenção em estatística com ênfase na interpretação e análise de gráficos com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental que participam do grupo de reforço em matemática da Escola Municipal Sr. Odorico Martinho da Silva da cidade de Congonhas. Neste projeto, os alunos analisaram as informações trazidas em gráficos prontos, apresentadas em livros didáticos e,posteriormente, desenvolveram uma pesquisa de opinião versando sobre o tema Redes Sociais. O objetivo dessa atividade foi oferecer a oportunidade dos alunos recolherem dados e informações, fazer uso de tabelas e gráficos para facilitar a leitura e interpretação dessas informações, e utilizar da linguagem e de ferramentas matemáticas para comunicar as informações coletadas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-07-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T23:03:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T23:03:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PAPNY |
url |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PAPNY |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9PAPNY/1/tratamento_da_informa__o.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9PAPNY/2/tratamento_da_informa__o.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a47593ccab235985e3afb1361a8a6f8c 518973883434a2082914bf32d2c352e7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589570272428032 |