A avaliação na Educação Permanente em Saúde
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QJGVK |
Resumo: | O enfoque da educação permanente representa uma importante mudança na concepção e nas práticas de capacitação dos trabalhadores da saúde, integrando o ensino aprendizagem aocotidiano das instituições, através de um ensino problematizador e de uma aprendizagem significativa. Aprender é o ato de construir consciência crítica sobre a realidade e tem a prática avaliativa como ferramenta facilitadora deste processo. A partir deste pressuposto, oobjetivo deste trabalho foi identificar processos de avaliação utilizados na Educação Permanente em Saúde. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada nas bases de dados da Biblioteca Virtual da Saúde e explicitada através de uma revisão narrativa da literatura. Foramanalisados sete artigos que abordam diferentes processos avaliativos, comprovando os efeitos positivos da educação permanente no desempenho e na satisfação dos profissionais e nos resultados sanitários. Ocorreu predomínio das avaliações normativas, sendo necessária a implementação de pesquisa avaliativa, desenvolvida com maior rigor metodológico, para verificar a efetividade, a eficiência e o impacto do programa sobre as práticas de saúde |
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Geralda Fortina dos SantosAdriana Soares Nogueira Costa2019-08-12T02:13:11Z2019-08-12T02:13:11Z2014-02-14http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QJGVKO enfoque da educação permanente representa uma importante mudança na concepção e nas práticas de capacitação dos trabalhadores da saúde, integrando o ensino aprendizagem aocotidiano das instituições, através de um ensino problematizador e de uma aprendizagem significativa. Aprender é o ato de construir consciência crítica sobre a realidade e tem a prática avaliativa como ferramenta facilitadora deste processo. A partir deste pressuposto, oobjetivo deste trabalho foi identificar processos de avaliação utilizados na Educação Permanente em Saúde. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada nas bases de dados da Biblioteca Virtual da Saúde e explicitada através de uma revisão narrativa da literatura. Foramanalisados sete artigos que abordam diferentes processos avaliativos, comprovando os efeitos positivos da educação permanente no desempenho e na satisfação dos profissionais e nos resultados sanitários. Ocorreu predomínio das avaliações normativas, sendo necessária a implementação de pesquisa avaliativa, desenvolvida com maior rigor metodológico, para verificar a efetividade, a eficiência e o impacto do programa sobre as práticas de saúdeThe focus of continuing education is a major change in the design and the practical training of health workers, integrating teaching learning daily life of institutions, through a problembased teaching and meaningful learning. Learning is the act of building critical awareness of reality and has the evaluative practice as a tool facilitating this process. From this premise, the aim of this study was to identify the evaluation processes used in Continuing Education in Health. This is a literature survey in the databases of the Virtual Health Library and explained through a narrative review of the literature. Seven articles that address different evaluationprocesses, demonstrating the positive effects of continuing education performance and professional satisfaction and health outcomes were analyzed. There was a predominance of regulatory reviews, the implementation of evaluative research, conducted with methodological rigor, to verify the effectiveness, efficiency and impact of the program onhealth practices is necessary.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalAvaliação em SaúdeEducação Permanente em SaúdeA avaliação na Educação Permanente em Saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_adriana___vers_o_final.pdfapplication/pdf181273https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QJGVK/1/tcc_adriana___vers_o_final.pdf189b082c91d90506b35f0913f81587b8MD51TEXTtcc_adriana___vers_o_final.pdf.txttcc_adriana___vers_o_final.pdf.txtExtracted texttext/plain77411https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9QJGVK/2/tcc_adriana___vers_o_final.pdf.txt5904d25c5921c05932ab9b05b0b941f8MD521843/VRNS-9QJGVK2019-11-14 07:33:54.062oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9QJGVKRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:33:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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