Classes multisseriadas: desafio para o gestor educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKH4S |
Resumo: | O presente trabalho trata-se da análise crítica sobre o Projeto Político pedagógico da Escola Municipal São Roque, situada na zona rural do Município de Araçuaí. Tendo como objetivos identificar os problemas vivenciados pelo gestor na escola e demonstrar como os desafios relacionados a classes multisseriadas são enfrentados. Sobretudo, a pesquisa bibliográfica foi baseada em textos dos autores Maria Antônia Souza (2012), Carlos Roberto Jamil Cury (2010), Navarro (2004), Sílvio Kaloustian (2005), nas Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (2002) e outros que serviram de base no desenvolvimento das atividades ao longo do curso. Os autores supracitados refletem sobre o trabalho do gestor educacional frente aos desafios encontrados em relação às classes multisseriadas. A pesquisa de campo analisou os desafios enfrentados pela gestão, no ano anterior a pesquisa e sobre as questões consideradas burocráticoadministrativas. Entre os principais desafios constata-se a inexistência da caixa escolar, falta de recursos em geral, rotatividade de professores, entre outros que o mesmo busca meios de superação, mas sem resultados significativos. |
id |
UFMG_a3bb3702617c591ae5d2c088902c98d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LKH4S |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Alexandre Gomes SoaresMarluce Oliveira Santos2019-08-13T01:34:15Z2019-08-13T01:34:15Z2013-10-18http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKH4SO presente trabalho trata-se da análise crítica sobre o Projeto Político pedagógico da Escola Municipal São Roque, situada na zona rural do Município de Araçuaí. Tendo como objetivos identificar os problemas vivenciados pelo gestor na escola e demonstrar como os desafios relacionados a classes multisseriadas são enfrentados. Sobretudo, a pesquisa bibliográfica foi baseada em textos dos autores Maria Antônia Souza (2012), Carlos Roberto Jamil Cury (2010), Navarro (2004), Sílvio Kaloustian (2005), nas Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (2002) e outros que serviram de base no desenvolvimento das atividades ao longo do curso. Os autores supracitados refletem sobre o trabalho do gestor educacional frente aos desafios encontrados em relação às classes multisseriadas. A pesquisa de campo analisou os desafios enfrentados pela gestão, no ano anterior a pesquisa e sobre as questões consideradas burocráticoadministrativas. Entre os principais desafios constata-se a inexistência da caixa escolar, falta de recursos em geral, rotatividade de professores, entre outros que o mesmo busca meios de superação, mas sem resultados significativos.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscolas Organização e administração Diretores escolares CampoMultisseriadasDesafioGestorClasses multisseriadas: desafio para o gestor educacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_marluce_oliveira_santos.pdfapplication/pdf209421https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKH4S/1/tcc_marluce_oliveira_santos.pdf1ec6291488074909ba407f0fd86d3690MD51TEXTtcc_marluce_oliveira_santos.pdf.txttcc_marluce_oliveira_santos.pdf.txtExtracted texttext/plain66933https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKH4S/2/tcc_marluce_oliveira_santos.pdf.txt3ba236e6a26a7714e1b88b6069a79689MD521843/BUOS-9LKH4S2019-11-14 20:38:58.495oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LKH4SRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:38:58Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Classes multisseriadas: desafio para o gestor educacional |
title |
Classes multisseriadas: desafio para o gestor educacional |
spellingShingle |
Classes multisseriadas: desafio para o gestor educacional Marluce Oliveira Santos Campo Multisseriadas Desafio Gestor Escolas Organização e administração Diretores escolares |
title_short |
Classes multisseriadas: desafio para o gestor educacional |
title_full |
Classes multisseriadas: desafio para o gestor educacional |
title_fullStr |
Classes multisseriadas: desafio para o gestor educacional |
title_full_unstemmed |
Classes multisseriadas: desafio para o gestor educacional |
title_sort |
Classes multisseriadas: desafio para o gestor educacional |
author |
Marluce Oliveira Santos |
author_facet |
Marluce Oliveira Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alexandre Gomes Soares |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marluce Oliveira Santos |
contributor_str_mv |
Alexandre Gomes Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Campo Multisseriadas Desafio Gestor |
topic |
Campo Multisseriadas Desafio Gestor Escolas Organização e administração Diretores escolares |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Escolas Organização e administração Diretores escolares |
description |
O presente trabalho trata-se da análise crítica sobre o Projeto Político pedagógico da Escola Municipal São Roque, situada na zona rural do Município de Araçuaí. Tendo como objetivos identificar os problemas vivenciados pelo gestor na escola e demonstrar como os desafios relacionados a classes multisseriadas são enfrentados. Sobretudo, a pesquisa bibliográfica foi baseada em textos dos autores Maria Antônia Souza (2012), Carlos Roberto Jamil Cury (2010), Navarro (2004), Sílvio Kaloustian (2005), nas Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (2002) e outros que serviram de base no desenvolvimento das atividades ao longo do curso. Os autores supracitados refletem sobre o trabalho do gestor educacional frente aos desafios encontrados em relação às classes multisseriadas. A pesquisa de campo analisou os desafios enfrentados pela gestão, no ano anterior a pesquisa e sobre as questões consideradas burocráticoadministrativas. Entre os principais desafios constata-se a inexistência da caixa escolar, falta de recursos em geral, rotatividade de professores, entre outros que o mesmo busca meios de superação, mas sem resultados significativos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-10-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T01:34:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T01:34:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKH4S |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKH4S |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKH4S/1/tcc_marluce_oliveira_santos.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKH4S/2/tcc_marluce_oliveira_santos.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1ec6291488074909ba407f0fd86d3690 3ba236e6a26a7714e1b88b6069a79689 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589415837106176 |