Elaboração e validação de conteúdo de um catálogo de meios de treinamento para as provas de velocidade do atletismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabriel Araujo Soares
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/EEFF-BB6UUJ
Resumo: Evidências empíricas, no momento de planejar as cargas de treinamento para um atleta executar, guia vários treinadores e, muitas vezes, tais cargas executadas, não são registradas para posterior análise do processo de treinamento. Utilizar um instrumento cientificamente elaborado e validado pode auxiliar o treinador no planejamento, registro e análise da carga de treinamento. O atletismo é uma modalidade esportiva composta por eventos de corrida, saltos e lançamentos. Dentre as corridas, as de velocidade são as mais populares e envolvem os 100, 200 e 400 metros rasos. O objetivo deste estudo foi elaborar e validar o conteúdo de um catálogo de meios de treinamento para provas de velocidade. Dez treinadores experts participaram de uma entrevista respondendo quais exercícios utilizam no treinamento de capacidades técnica, coordenativa e físicas para atletas velocistas. Os exercícios relatados compuseram um catálogo que foi submetido à validação de conteúdo, analisando Clareza de Linguagem (CL), Pertinência Prática (PP) e Relevância Teórica (RT). Dois grupos de juízes, um com maior grau de vivência acadêmica e outro com menor grau, realizaram esta avaliação. Além disso, o grupo de juízes com maior grau de habilidade avaliou a especificidade de cada item para classificar sua dimensão e fez a associação dos exercícios à métodos de treinamento e níveis de intensidade, formando assim, meios de treinamento. A validade de conteúdo foi avaliada pelo Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC). A determinação de dimensão dos itens foi feita baseado na média de escores atribuídos em uma escala de quatro pontos. Já o nível de concordância entre juízes foi mensurado pelo Coeficiente Kappa. Foram elaborados 85 exercícios baseado nas entrevistas. Dez foram eliminados do catálogo por apresentarem CVC para PP ou RT abaixo do ponto de corte. O catálogo final foi composto por 75 meios de treinamento, sendo 16 gerais, 24 direcionados e 35 específicos e apresentou valores satisfatórios para CVC. O nível de concordância entre juízes apresentou resultados de concordância moderada e substancial para as análises realizadas. De acordo com os resultados, a validade de conteúdo foi estabelecida para os meios de treinamento. Adicionalmente, este catálogo pode ser uma ferramenta útil para treinadores de atletismo no momento de seleção, registro e análise das cargas de treinamento
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Dez treinadores experts participaram de uma entrevista respondendo quais exercícios utilizam no treinamento de capacidades técnica, coordenativa e físicas para atletas velocistas. Os exercícios relatados compuseram um catálogo que foi submetido à validação de conteúdo, analisando Clareza de Linguagem (CL), Pertinência Prática (PP) e Relevância Teórica (RT). Dois grupos de juízes, um com maior grau de vivência acadêmica e outro com menor grau, realizaram esta avaliação. Além disso, o grupo de juízes com maior grau de habilidade avaliou a especificidade de cada item para classificar sua dimensão e fez a associação dos exercícios à métodos de treinamento e níveis de intensidade, formando assim, meios de treinamento. A validade de conteúdo foi avaliada pelo Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC). A determinação de dimensão dos itens foi feita baseado na média de escores atribuídos em uma escala de quatro pontos. 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Use a scientific instrument elaborated and validated may help coaches in planning, registration and analysis of sports training load. Athletics is a sport composed by events of running, jumps and throw. Amongst the running events, the speed events are the most popular and are composed by 100, 200 and 400 meters dash. The study aimed to elaborate and assess the content validity of a catalog of training means for speed track events. A group of ten expert coaches elaborated a catalog of exercises through interviews, ansewring which exercises are used in the training of technical, coordinating and physical capacities for sprinter athletes. Two groups of raters, one with a high level of academic degree and other with less level, evaluated content validity indicators as Clarity of Language (CL), Practical Pertinence (PP) and Theoretical Relevance (TR). The group of raters with high level of academic degree associated the elaborated exercises to physical training methods and intensity levels and the dimension of each exercise. The coefficient of content validity (CCV) was used as tool to statistically measure the values found for CL, PP and TR. The dimension was determinated by means of scores assigned on a four point scale and the level of concordance among judges was measured by Kappa Coefficient. A catalog containing 85 exercises was elaborated, but ten were eliminated from the catalog by presenting CCV to PP or TR below the cut-off point. The final catalog was composed by 75 training means, being 16 general, 24 special and 35 specific, and presented satisfactory CCV values. The level of concordance among judges presented moderate and substantial agreement results for the analyzes performed. According to the results, content validity has been established for training means and this catalog can be a useful tool for speed track coaches at the moment of selection, recording and analysis of training loadsUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGEsportes Treinamento técnicoAtletismoCorridasAtletismoCarga de treinamentoEspecificidadeElaboração e validação de conteúdo de um catálogo de meios de treinamento para as provas de velocidade do atletismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_mestrado___gabriel_ara_jo_soares.pdfapplication/pdf3232836https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EEFF-BB6UUJ/1/disserta__o_mestrado___gabriel_ara_jo_soares.pdfc1d9809c51fe1d5de0279434ad246ac9MD51TEXTdisserta__o_mestrado___gabriel_ara_jo_soares.pdf.txtdisserta__o_mestrado___gabriel_ara_jo_soares.pdf.txtExtracted texttext/plain207074https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EEFF-BB6UUJ/2/disserta__o_mestrado___gabriel_ara_jo_soares.pdf.txta641d474181e1bbf4e13c72eb0974b8cMD521843/EEFF-BB6UUJ2019-11-14 06:29:52.07oai:repositorio.ufmg.br:1843/EEFF-BB6UUJRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:29:52Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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