Escuta com máquina e o solfejo em processos criativos informados por descritores de áudio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/62046 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo explorar técnicas de análise e visualização de som/áudio como meios ampliação da experiência de escuta em processos criativos. Para tanto, realiza-se uma breve revisão histórica acerca da epistemologia empírica na área da acústica, destacando alguns métodos de visualização sonora desenvolvidos nesse contexto. Relaciona-se os avanços teóricos e tecnológicos decorrentes desse contexto com o surgimento das primeiras máquinas de registro e reprodução sonora na virada do século XIX, assim como o impacto de tecnologias subsequentes em práticas musicais analíticas e criativas. Nesse contexto, aborda-se algumas questões conceituais e artísticas relacionadas ao termo escuta de máquina, que costuma designar práticas de análise de áudio baseadas em processos automatizados de identificação, classificação e acionamento de eventos em composições com sistemas musicais interativos. Propõe-se, para o escopo desta dissertação, a utilização do termo alternativo escuta com máquina. Em meio a uma reflexão acerca da experiência de escuta em processos composicionais, o emprego desse termo procura destacar uma centralidade do papel do agente humano em processos de escuta mediada. Por fim, apresenta-se alguns métodos de visualização de atributos de áudio, desenvolvidos ao longo da pesquisa de mestrado, que resultaram na produção de rascunhos sonoros. O princípio de geração e interpretação desses rascunhos integraram processos criativos de duas peças: Interstício, para violino e eletrônica em tempo real, e Sorte, para violão e sistema interativo audiovisual. |
id |
UFMG_aa55251a5bb19b525c7c4a372569007d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/62046 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
José Henrique Padovanihttp://lattes.cnpq.br/8730308777713520Tatiana Olivieri CatanzaroRogério Vasconcelos Barbosahttp://lattes.cnpq.br/8297915207778501Júlio Guatimosim Neves2023-12-18T13:44:04Z2023-12-18T13:44:04Z2023-09-29http://hdl.handle.net/1843/62046O presente trabalho tem como objetivo explorar técnicas de análise e visualização de som/áudio como meios ampliação da experiência de escuta em processos criativos. Para tanto, realiza-se uma breve revisão histórica acerca da epistemologia empírica na área da acústica, destacando alguns métodos de visualização sonora desenvolvidos nesse contexto. Relaciona-se os avanços teóricos e tecnológicos decorrentes desse contexto com o surgimento das primeiras máquinas de registro e reprodução sonora na virada do século XIX, assim como o impacto de tecnologias subsequentes em práticas musicais analíticas e criativas. Nesse contexto, aborda-se algumas questões conceituais e artísticas relacionadas ao termo escuta de máquina, que costuma designar práticas de análise de áudio baseadas em processos automatizados de identificação, classificação e acionamento de eventos em composições com sistemas musicais interativos. Propõe-se, para o escopo desta dissertação, a utilização do termo alternativo escuta com máquina. Em meio a uma reflexão acerca da experiência de escuta em processos composicionais, o emprego desse termo procura destacar uma centralidade do papel do agente humano em processos de escuta mediada. Por fim, apresenta-se alguns métodos de visualização de atributos de áudio, desenvolvidos ao longo da pesquisa de mestrado, que resultaram na produção de rascunhos sonoros. O princípio de geração e interpretação desses rascunhos integraram processos criativos de duas peças: Interstício, para violino e eletrônica em tempo real, e Sorte, para violão e sistema interativo audiovisual.The aim of this paper is to explore sound/audio analysis and visualization techniques as a means of broadening the listening experience in creative processes.To this end, a brief historical review of empirical epistemology in the field of acoustics is carried out, highlighting some sound visualization methods developed in this context.The theoretical and technological advances resulting from this context are related to the emergence of the first sound recording and reproduction machines at the turn of the 19th century, as well as the impact of subsequent technologies on analytical and creative musical practices. In this context, we address some conceptual and artistic issues related to the term machine listening, which usually refers to audio analysis practices based on automated processes for identifying, classifying and triggering events in compositions with interactive musical systems. For the purposes of this dissertation, we propose using the alternative term listening with machines. In the midst of a reflection on the experience of listening in compositional processes, the use of this term seeks to highlight the centrality of the role of the human agent in mediated listening processes. Finally, we present some methods for visualizing audio attributes, developed during my master’s research, which resulted in the production of sound sketches.The principle of generating and interpreting these sketches integrated the creative processes of two pieces:Interstício, for violin and real-time electronics, and Sorte, for guitar and interactive audiovisual system.FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilMUSICA - ESCOLA DE MUSICAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessSom - Registro e reproduçãoSolfejoComposição (Música)Música e tecnologiaescuta de máquinacomposição musicalsistemas interativosEscuta com máquina e o solfejo em processos criativos informados por descritores de áudioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/62046/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52ORIGINALDissertacao-p-deposito-c-ficha.pdfDissertacao-p-deposito-c-ficha.pdfapplication/pdf15363569https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/62046/4/Dissertacao-p-deposito-c-ficha.pdfcfcc452da1bc1594bf9e3859577e1825MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/62046/5/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD551843/620462023-12-18 10:44:05.231oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-12-18T13:44:05Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Escuta com máquina e o solfejo em processos criativos informados por descritores de áudio |
title |
Escuta com máquina e o solfejo em processos criativos informados por descritores de áudio |
spellingShingle |
Escuta com máquina e o solfejo em processos criativos informados por descritores de áudio Júlio Guatimosim Neves escuta de máquina composição musical sistemas interativos Som - Registro e reprodução Solfejo Composição (Música) Música e tecnologia |
title_short |
Escuta com máquina e o solfejo em processos criativos informados por descritores de áudio |
title_full |
Escuta com máquina e o solfejo em processos criativos informados por descritores de áudio |
title_fullStr |
Escuta com máquina e o solfejo em processos criativos informados por descritores de áudio |
title_full_unstemmed |
Escuta com máquina e o solfejo em processos criativos informados por descritores de áudio |
title_sort |
Escuta com máquina e o solfejo em processos criativos informados por descritores de áudio |
author |
Júlio Guatimosim Neves |
author_facet |
Júlio Guatimosim Neves |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
José Henrique Padovani |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8730308777713520 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Tatiana Olivieri Catanzaro |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Rogério Vasconcelos Barbosa |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8297915207778501 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Júlio Guatimosim Neves |
contributor_str_mv |
José Henrique Padovani Tatiana Olivieri Catanzaro Rogério Vasconcelos Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
escuta de máquina composição musical sistemas interativos |
topic |
escuta de máquina composição musical sistemas interativos Som - Registro e reprodução Solfejo Composição (Música) Música e tecnologia |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Som - Registro e reprodução Solfejo Composição (Música) Música e tecnologia |
description |
O presente trabalho tem como objetivo explorar técnicas de análise e visualização de som/áudio como meios ampliação da experiência de escuta em processos criativos. Para tanto, realiza-se uma breve revisão histórica acerca da epistemologia empírica na área da acústica, destacando alguns métodos de visualização sonora desenvolvidos nesse contexto. Relaciona-se os avanços teóricos e tecnológicos decorrentes desse contexto com o surgimento das primeiras máquinas de registro e reprodução sonora na virada do século XIX, assim como o impacto de tecnologias subsequentes em práticas musicais analíticas e criativas. Nesse contexto, aborda-se algumas questões conceituais e artísticas relacionadas ao termo escuta de máquina, que costuma designar práticas de análise de áudio baseadas em processos automatizados de identificação, classificação e acionamento de eventos em composições com sistemas musicais interativos. Propõe-se, para o escopo desta dissertação, a utilização do termo alternativo escuta com máquina. Em meio a uma reflexão acerca da experiência de escuta em processos composicionais, o emprego desse termo procura destacar uma centralidade do papel do agente humano em processos de escuta mediada. Por fim, apresenta-se alguns métodos de visualização de atributos de áudio, desenvolvidos ao longo da pesquisa de mestrado, que resultaram na produção de rascunhos sonoros. O princípio de geração e interpretação desses rascunhos integraram processos criativos de duas peças: Interstício, para violino e eletrônica em tempo real, e Sorte, para violão e sistema interativo audiovisual. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-18T13:44:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-18T13:44:04Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-09-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/62046 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/62046 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Música |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
MUSICA - ESCOLA DE MUSICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/62046/2/license_rdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/62046/4/Dissertacao-p-deposito-c-ficha.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/62046/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab cfcc452da1bc1594bf9e3859577e1825 cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589432980275200 |