Escuta com máquina e o solfejo em processos criativos informados por descritores de áudio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Júlio Guatimosim Neves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/62046
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo explorar técnicas de análise e visualização de som/áudio como meios ampliação da experiência de escuta em processos criativos. Para tanto, realiza-se uma breve revisão histórica acerca da epistemologia empírica na área da acústica, destacando alguns métodos de visualização sonora desenvolvidos nesse contexto. Relaciona-se os avanços teóricos e tecnológicos decorrentes desse contexto com o surgimento das primeiras máquinas de registro e reprodução sonora na virada do século XIX, assim como o impacto de tecnologias subsequentes em práticas musicais analíticas e criativas. Nesse contexto, aborda-se algumas questões conceituais e artísticas relacionadas ao termo escuta de máquina, que costuma designar práticas de análise de áudio baseadas em processos automatizados de identificação, classificação e acionamento de eventos em composições com sistemas musicais interativos. Propõe-se, para o escopo desta dissertação, a utilização do termo alternativo escuta com máquina. Em meio a uma reflexão acerca da experiência de escuta em processos composicionais, o emprego desse termo procura destacar uma centralidade do papel do agente humano em processos de escuta mediada. Por fim, apresenta-se alguns métodos de visualização de atributos de áudio, desenvolvidos ao longo da pesquisa de mestrado, que resultaram na produção de rascunhos sonoros. O princípio de geração e interpretação desses rascunhos integraram processos criativos de duas peças: Interstício, para violino e eletrônica em tempo real, e Sorte, para violão e sistema interativo audiovisual.
id UFMG_aa55251a5bb19b525c7c4a372569007d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/62046
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling José Henrique Padovanihttp://lattes.cnpq.br/8730308777713520Tatiana Olivieri CatanzaroRogério Vasconcelos Barbosahttp://lattes.cnpq.br/8297915207778501Júlio Guatimosim Neves2023-12-18T13:44:04Z2023-12-18T13:44:04Z2023-09-29http://hdl.handle.net/1843/62046O presente trabalho tem como objetivo explorar técnicas de análise e visualização de som/áudio como meios ampliação da experiência de escuta em processos criativos. Para tanto, realiza-se uma breve revisão histórica acerca da epistemologia empírica na área da acústica, destacando alguns métodos de visualização sonora desenvolvidos nesse contexto. Relaciona-se os avanços teóricos e tecnológicos decorrentes desse contexto com o surgimento das primeiras máquinas de registro e reprodução sonora na virada do século XIX, assim como o impacto de tecnologias subsequentes em práticas musicais analíticas e criativas. Nesse contexto, aborda-se algumas questões conceituais e artísticas relacionadas ao termo escuta de máquina, que costuma designar práticas de análise de áudio baseadas em processos automatizados de identificação, classificação e acionamento de eventos em composições com sistemas musicais interativos. Propõe-se, para o escopo desta dissertação, a utilização do termo alternativo escuta com máquina. Em meio a uma reflexão acerca da experiência de escuta em processos composicionais, o emprego desse termo procura destacar uma centralidade do papel do agente humano em processos de escuta mediada. Por fim, apresenta-se alguns métodos de visualização de atributos de áudio, desenvolvidos ao longo da pesquisa de mestrado, que resultaram na produção de rascunhos sonoros. O princípio de geração e interpretação desses rascunhos integraram processos criativos de duas peças: Interstício, para violino e eletrônica em tempo real, e Sorte, para violão e sistema interativo audiovisual.The aim of this paper is to explore sound/audio analysis and visualization techniques as a means of broadening the listening experience in creative processes.To this end, a brief historical review of empirical epistemology in the field of acoustics is carried out, highlighting some sound visualization methods developed in this context.The theoretical and technological advances resulting from this context are related to the emergence of the first sound recording and reproduction machines at the turn of the 19th century, as well as the impact of subsequent technologies on analytical and creative musical practices. In this context, we address some conceptual and artistic issues related to the term machine listening, which usually refers to audio analysis practices based on automated processes for identifying, classifying and triggering events in compositions with interactive musical systems. For the purposes of this dissertation, we propose using the alternative term listening with machines. In the midst of a reflection on the experience of listening in compositional processes, the use of this term seeks to highlight the centrality of the role of the human agent in mediated listening processes. Finally, we present some methods for visualizing audio attributes, developed during my master’s research, which resulted in the production of sound sketches.The principle of generating and interpreting these sketches integrated the creative processes of two pieces:Interstício, for violin and real-time electronics, and Sorte, for guitar and interactive audiovisual system.FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilMUSICA - ESCOLA DE MUSICAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessSom - Registro e reproduçãoSolfejoComposição (Música)Música e tecnologiaescuta de máquinacomposição musicalsistemas interativosEscuta com máquina e o solfejo em processos criativos informados por descritores de áudioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/62046/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52ORIGINALDissertacao-p-deposito-c-ficha.pdfDissertacao-p-deposito-c-ficha.pdfapplication/pdf15363569https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/62046/4/Dissertacao-p-deposito-c-ficha.pdfcfcc452da1bc1594bf9e3859577e1825MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/62046/5/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD551843/620462023-12-18 10:44:05.231oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-12-18T13:44:05Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escuta com máquina e o solfejo em processos criativos informados por descritores de áudio
title Escuta com máquina e o solfejo em processos criativos informados por descritores de áudio
spellingShingle Escuta com máquina e o solfejo em processos criativos informados por descritores de áudio
Júlio Guatimosim Neves
escuta de máquina
composição musical
sistemas interativos
Som - Registro e reprodução
Solfejo
Composição (Música)
Música e tecnologia
title_short Escuta com máquina e o solfejo em processos criativos informados por descritores de áudio
title_full Escuta com máquina e o solfejo em processos criativos informados por descritores de áudio
title_fullStr Escuta com máquina e o solfejo em processos criativos informados por descritores de áudio
title_full_unstemmed Escuta com máquina e o solfejo em processos criativos informados por descritores de áudio
title_sort Escuta com máquina e o solfejo em processos criativos informados por descritores de áudio
author Júlio Guatimosim Neves
author_facet Júlio Guatimosim Neves
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv José Henrique Padovani
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8730308777713520
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Tatiana Olivieri Catanzaro
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rogério Vasconcelos Barbosa
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8297915207778501
dc.contributor.author.fl_str_mv Júlio Guatimosim Neves
contributor_str_mv José Henrique Padovani
Tatiana Olivieri Catanzaro
Rogério Vasconcelos Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv escuta de máquina
composição musical
sistemas interativos
topic escuta de máquina
composição musical
sistemas interativos
Som - Registro e reprodução
Solfejo
Composição (Música)
Música e tecnologia
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Som - Registro e reprodução
Solfejo
Composição (Música)
Música e tecnologia
description O presente trabalho tem como objetivo explorar técnicas de análise e visualização de som/áudio como meios ampliação da experiência de escuta em processos criativos. Para tanto, realiza-se uma breve revisão histórica acerca da epistemologia empírica na área da acústica, destacando alguns métodos de visualização sonora desenvolvidos nesse contexto. Relaciona-se os avanços teóricos e tecnológicos decorrentes desse contexto com o surgimento das primeiras máquinas de registro e reprodução sonora na virada do século XIX, assim como o impacto de tecnologias subsequentes em práticas musicais analíticas e criativas. Nesse contexto, aborda-se algumas questões conceituais e artísticas relacionadas ao termo escuta de máquina, que costuma designar práticas de análise de áudio baseadas em processos automatizados de identificação, classificação e acionamento de eventos em composições com sistemas musicais interativos. Propõe-se, para o escopo desta dissertação, a utilização do termo alternativo escuta com máquina. Em meio a uma reflexão acerca da experiência de escuta em processos composicionais, o emprego desse termo procura destacar uma centralidade do papel do agente humano em processos de escuta mediada. Por fim, apresenta-se alguns métodos de visualização de atributos de áudio, desenvolvidos ao longo da pesquisa de mestrado, que resultaram na produção de rascunhos sonoros. O princípio de geração e interpretação desses rascunhos integraram processos criativos de duas peças: Interstício, para violino e eletrônica em tempo real, e Sorte, para violão e sistema interativo audiovisual.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-18T13:44:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-18T13:44:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-09-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/62046
url http://hdl.handle.net/1843/62046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/62046/2/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/62046/4/Dissertacao-p-deposito-c-ficha.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/62046/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab
cfcc452da1bc1594bf9e3859577e1825
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589432980275200