Análise experimental da influência do ar condicionado automotivo nas emissões e no consumo de combustível em veículos leves considerando o ciclo urbano (FTP-75)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AYLNWP |
Resumo: | O ar condicionado automotivo é o acessório responsável pelo maior aumento do consumo de combustível em um automóvel e, consequentemente, pelo maior aumento da emissão de CO2 para a atmosfera. Devido a um maior consumo de combustível em veículos com ar condicionado ligado, a norma ABNT NBR 6601 passou a considerar que quando mais de 33% dos veículos de mesma marca, modelo, motor e transmissão sejam equipados com condicionador de ar originalmente na linha de produção, os coeficientes da equação de força resistiva devem ser acrescidos de 10%. Com base nesse fato, o objetivo deste trabalho é verificar e comparar o comportamento em emissão de poluentes e consumo de combustível de dois veículos equipados com ar condicionado através de testes em laboratório, considerando o ciclo urbano em três condições diferentes: sem e com acréscimo de 10% nos coeficientes de forças resistivas com o ar condicionado do automóvel desligado e sem acréscimo de 10% nos coeficientes de força resistiva com o ar condicionado do veículo ligado. Os resultados mostram que os valores de emissões de NOx e CO com ar condicionado automotivo ligado não ultrapassam os limites da fase L-6 do PROCONVE. Por outro lado, o consumo de combustível sofreu um aumento de 15% a 19% nos ensaios com ar condicionado automotivo ligado na velocidade máxima do ventilador, enquanto que nos ensaios com acréscimo de 10% nas forças resistivas o aumento do consumo de combustível foi da ordem de 3%. Com os resultados obtidos, é possível verificar que a tentativa da norma ABNT NBR 6601 de considerar a influência do ar condicionado no ciclo urbano de condução ainda não é suficiente para garantir valores de consumo de combustível próximos do real impacto da utilização destes equipamentos em veículos |
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Ramon Molina ValleFabricio Jose Pacheco PujattiJose Guilherme Coelho BaetaFernando Antonio Rodrigues FilhoIolanda de Lourdes Goncalves Dias2019-08-11T23:51:52Z2019-08-11T23:51:52Z2017-02-23http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AYLNWPO ar condicionado automotivo é o acessório responsável pelo maior aumento do consumo de combustível em um automóvel e, consequentemente, pelo maior aumento da emissão de CO2 para a atmosfera. Devido a um maior consumo de combustível em veículos com ar condicionado ligado, a norma ABNT NBR 6601 passou a considerar que quando mais de 33% dos veículos de mesma marca, modelo, motor e transmissão sejam equipados com condicionador de ar originalmente na linha de produção, os coeficientes da equação de força resistiva devem ser acrescidos de 10%. Com base nesse fato, o objetivo deste trabalho é verificar e comparar o comportamento em emissão de poluentes e consumo de combustível de dois veículos equipados com ar condicionado através de testes em laboratório, considerando o ciclo urbano em três condições diferentes: sem e com acréscimo de 10% nos coeficientes de forças resistivas com o ar condicionado do automóvel desligado e sem acréscimo de 10% nos coeficientes de força resistiva com o ar condicionado do veículo ligado. Os resultados mostram que os valores de emissões de NOx e CO com ar condicionado automotivo ligado não ultrapassam os limites da fase L-6 do PROCONVE. Por outro lado, o consumo de combustível sofreu um aumento de 15% a 19% nos ensaios com ar condicionado automotivo ligado na velocidade máxima do ventilador, enquanto que nos ensaios com acréscimo de 10% nas forças resistivas o aumento do consumo de combustível foi da ordem de 3%. Com os resultados obtidos, é possível verificar que a tentativa da norma ABNT NBR 6601 de considerar a influência do ar condicionado no ciclo urbano de condução ainda não é suficiente para garantir valores de consumo de combustível próximos do real impacto da utilização destes equipamentos em veículosAutomotive air conditioning is the accessory that accounts for the largest increase in fuel consumption in a car consequently, the greatest increase in CO2 emissions into the atmosphere. The difference between fuel consumption values obtained in Emission Laboratories and real world conditions is increasing and one of the factors that justify is the growth of the sales of vehicles equipped with air conditioning. In Brazil, the emissions tests are performed with the air conditioning off. Due to higher fuel consumption in vehicles with air conditioning turned on, the test procedure described in ABNT NBR 6601 has considered that when more than 33% of vehicles of the same brand, model, engine and transmission that are originally equipped with air conditioning the coefficients of the resistive force equation must be increased by 10%. The objective of this work was to verify the behavior of the fuel consumption of two vehicles equipped with AC through laboratory tests, considering FTP-75 in three different conditions, to evaluate if the increase of 10% is a good estimation of the air conditioning turned on. The increase in fuel consumption was 15% to 19% with the air conditioning turned on, against only 3% for tests with an increase of 10% on the coefficients of the equation of resistive forces. The results show that the NOx and CO emissions values with automotive air conditioning on do not exceed the limits of PROCONVE's L-6 phase. With the results obtained, it can be verified that the attempt of ABNT NBR 6601 to consider an influence of the air conditioning in the FTP-75 cycle is not enough to guarantee fuel consumption values close to the real impact of the equipment on the cars tested in this workUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGAutomóveis Ar condicionadoAutomóveis Consumo de combustívelEngenharia mecânicaConsumo de combustívelEmissões veicularesAr condicionado automotivoAnálise experimental da influência do ar condicionado automotivo nas emissões e no consumo de combustível em veículos leves considerando o ciclo urbano (FTP-75)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_iolanda_de_lourdes_gon_alves_dias_final.pdfapplication/pdf1785220https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AYLNWP/1/disserta__o_iolanda_de_lourdes_gon_alves_dias_final.pdf2b0962dc036aed53e562bf64a77bf9e5MD51TEXTdisserta__o_iolanda_de_lourdes_gon_alves_dias_final.pdf.txtdisserta__o_iolanda_de_lourdes_gon_alves_dias_final.pdf.txtExtracted texttext/plain136117https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AYLNWP/2/disserta__o_iolanda_de_lourdes_gon_alves_dias_final.pdf.txt94330e79f02babed65a96aa530651b0fMD521843/BUBD-AYLNWP2019-11-14 06:41:12.13oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AYLNWPRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:41:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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